Uso do anticoncepcional pode afetar a capacidade de engravidar?

Um dos maiores medos das usuárias de anticoncepcionais é quanto ao uso prolongado do medicamento. Se seria possível o medicamento atrapalhar a gravidez mesmo enquanto você está tomando? A resposta é não, ao menos em uma mulher saudável. Alguns dos males comumente causados com o uso do medicamento até os anos 80 já foram corrigidos em laboratório e assim que o uso é suspenso, a mulher pode engravidar.

anticoncepcional pode atrapalhar a gravidez

Anticoncepcional não oferece riscos para engravidar

O uso do anticoncepcional não oferece qualquer risco para engravidar. O diferencial da mulher que usa para a que não usa o contraceptivo oral é que por um uso prolongado, pode levar um certo para engravidar, as vezes alguns meses. Com a composição hormonal ainda no organismo em células de gordura, o medicamento ainda é liberado aos poucos ao longo das semanas mesmo em interrupção ao uso.

Isso não quer dizer que por tomar por um longo tempo, a mulher não possa engravidar. Algumas liberam o medicamento rapidamente e por isso já na primeira interrupção da cartela, engravida. Outras demora um pouco mais porque as células de gordura retém o medicamento e demoram um pouco mais a ter um período fértil. Mas na maior parte dos casos, já no primeiro mês surge a gravidez. Contudo, outros fatores influenciam na relação sexual gerar uma criança sem o uso do medicamento, como estresse, ovários policísticos, a infertilidade masculina, o uso de preservativo, tratamento com alguns medicamentos que alteram a fertilidade (alguns tarja preta), dentre outros.

Os mitos relacionados ao uso prolongado do medicamento e formação de uma massa do útero que impediria a gravidez são baseados em casos dos anos 80. Os medicamentos até esta década eram extremamente fortes e podiam formar uma massa na camada interior uterina, precisando de um período de pausa para a limpeza do útero. Mas hoje os medicamentos já foram ajustados e os médicos alertam que tais problemas são de um passado já superado da medicina.

Elimine até 6kg nos primeiros 14 dias!


Elimine até 6kg nos primeiros 14 dias!
Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook

3 respostas para “Uso do anticoncepcional pode afetar a capacidade de engravidar?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *