Tomo anticoncepcional e a menstruação atrasou. E agora?

Os modelos no mercado hoje de anticoncepcional são em pílula, DIU intrauterino, adesivo e injeção. Todos, quando ingeridos corretamente respeitando as datas de seu ciclo menstrual, prometem uma eficiência de 99,9%. Contudo, há falhas, como em todo medicamento. E como há falhas, quando a menstruação atrasa mais de dois dias há diversos comentários em nosso site e perguntas a amigas, desespero e preocupação de uma possível gravidez não planejada. Antes de entrar em pânico mulheres, saibam: atrasos na menstruação mesmo tomando anticoncepcional são normais.

Mulher que toma anticoncepcional não mensTomo anticoncepcional e a menstruação atrasoutrua

A mulher que toma anticoncepcional na verdade não menstrua, apenas possui um sangramento entre cartelas por privação hormonal. E mesmo tomando todos os dias, no mesmo horário, nosso corpo é uma máquina em constante funcionamento e com diversas variáveis que podem atrasar falhar de vez em quando, por isso adiantamentos e atrasos são mais que comuns. O sangramento deve vir depois do final da cartela ou quando a data de injeção finaliza em até três dias. É o comum. Mas atrasos são comuns, mesmo em quem toma medicamento para evitar a gravidez por muito tempo.

Diversos fatores podem alterar seu sangramento entre cartelas. O mais comum é a anemia. Quando há falta de ferro no sangue devido a uma má alimentação, algumas mulheres mais sensíveis tem como este o principal sinal de uma necessidade de melhor nutrição. A desnutrição em geral, como falta de vitaminas e fibras também pode alterar seu ciclo, por isso uma melhor investigação no seu cardápio é importante.

O estresse e tensão por uma possível gravidez também são causas comuns. Há quem sinta o contrário, aumento do fluxo e adiantamento por estresse, mas cada mulher é diferente e por isso não podemos comparar. Em algumas a tensão no trabalho afeta para ausência, em outras adianta e causa spoting. Atividades esportivas e de relaxamento podem ajudar em tais casos.

Tomar os comprimidos em atraso durante a cartela também causa atrasos na data. Esquecer um ou dois dias, tomar em horários variados ao longo das 12 horas ou pular pílulas são também causas de problemas frequentes com seu ciclo. A dica para tais casos e ser mais eficiente na prevenção da gravidez é a mesma: tome corretamente seu anticoncepcional.

Se não há sangramento na pausa, o que fazer?

Passaram os sete dias de pausa e nada de sangramento? Melhor investigar. Tomar anticoncepcional estando grávida pode afetar o feto. Se o atraso for superior a 11 dias, é indicado fazer um exame sanguíneo como o beta HCG, custo médio de R$ 30. Os testes de farmácias são 99% confiáveis e podem servir como base.

Caso não haja risco de gravidez com segurança, pode voltar a tomar o anticoncepcional. Pode ser apenas um atraso temporário, uma mudança em seu ciclo ou fruto de estresse. Tomando, seu corpo vai se adaptar novamente. Mas alguns fatores podem alterar o seu sangramento e um deles é a doença ovários policísticos, por isso uma visita ao médio em mais de três ciclos sem sangramento é indicada. Anote os períodos que houve atrasos e informe a seu médio em uma consulta para posteriores exames.

Elimine até 6kg nos primeiros 14 dias!


Elimine até 6kg nos primeiros 14 dias!
Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook

260 respostas para “Tomo anticoncepcional e a menstruação atrasou. E agora?”

  1. Tomava triquilar por muito tempo, foi ao GO, e expliquei que estava com inchaço, ele trocou pelo IUMI, terminei a cartela e ao mestruar comecei a tomar o novo anticocepcional.
    Tive relação no 13° dia desprotegido, só que ele ejaculou fora. Acabou o tempo de pausa do remedio e ainda não mestruaei. Corro o risco de estar gravida? Fazem 8 dias que parei de tomar o remedio e ainda não mestruei.

  2. Olá eu me chamo a Aurilene e eu tomo o microvlar e minha menstruação ainda não veio ,minha menstruação vem todo mes dia 14 e esse mês ela não veio e eu penso que eu estou grávida
    Alguém pode me ajudar nesse caso

  3. Oi minha menstruação veio pela utima vez em 24 de novembro e comecei a tomar pilula anteconcepcional é minha menstruação não veio mas e também não to dando o entervalo de 7 dias pois minha menstruação não desce pra eu da o intervalo …oque eu faço???

  4. Ola tomo microvlar a 4 anos porem minha menstruação nunka atrasou sempre veio sertinho sempre que acabo a cartela a menstruação vem de 4 pra 5 dias é hoje ja esta no 7 dia e nada.. no mês passado tomei uma pilula errada era pra ter tomado pela amanhã e tomei a noite pois viajei e esqueci de leva então quando desceu no mês passado não era muito sangue tipo quase não era menstruação posso esta grávida?

  5. Olá, em novembro minha menstruação veio, em dezembro fiz desprotegida porem nao ouve ejaculação interna, quando ouve estavamos protegidos mas no fim do mes a menstruacao nao veio, achei que era pq nao estava tomando remédio, ate pq quando eu nao tomo ela nao desce, agora em janeiro tomei a cartela de Repopil acabou a seis dias, normalmente desceria hj e ate agora nada, nao sei o que fazer por favor me ajudem.

  6. Olá,Boa Noite. Neste mês de janeiro tive falhas ao tomar as pílulas,esqueci por duas vezes,e nessas duas vezes eu tomei 2 comprimidos assim que lembrei,mas não segui a bula,que dizia para não fazer intervalo,e acabei fazendo,e não desceu,não uso camisinha porém,não houve ejaculação,mas é aquilo,desde do momento que se tem relação sexual,ainda que se prevenindo,corre o risco. Estou preocupada. Será que só desregulou o ciclo?

  7. Oiii toma tamisa 20 ja estou na terceira cartela as duas primeiras tomei no horario certinho a terceira ja tomei em horarios diferentes ja faz 3 dias q n desce tenho colicas leves mais n vem pra mim estou com medo por ja ter dois meninos devo me preocupar ou é do um atraso mesmo

  8. Eu tómo anticoncepcional todos os dias com pausa de 7 dias mas já era para minha menstruação ter descido hoje está com 5 dias de atraso , falta apenas 2 dias para completar a minha pausa .Se minha menstruação não descer durante esses dois dias que falta eu volto a tomar o anticoncepcional ou eu paro?

  9. Tomo anticoncepcional , transei com meu namorado em novembro , e a menstruaçao desceu normal , e dps disto nao tivemos mas relaçao ( usamos camisinha na relaçao anterior) e a menstruaçao não desceu agora em dezembro , apenas na pausa o corrimento marrom , oq pode ser ?

  10. Tomo anticoncepcional , transei com meu namorado em novembro , e a menstruaçao desceu normal , e dps disto nao tivemos mas relaçao ( usamos camisinha) e a menstruaçao não desceu agora em dezembro , apenas na pausa o corrimento marrom , oq pode ser ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *