Quanto tempo para engravidar após parar de tomar anticoncepcional?

O anticoncepcional é o medicamento usado por mulheres para prevenir a gravidez. Com sua ingestão (com hormônios que variam de medicamento para medicamento), os usuários da pílula contraceptiva enviam uma mensagem a seu organismo que houve uma fecundação, então não se libera mais óvulos. Com a suspensão na pausa, o corpo irá sangrar em menor intensidade que sua menstruação normal, mas indica que não houve fecundação. Se não houver sangramento, pode haver gravidez.

Emagreça até 10kg em 30 dias!

115 Dietas low carb + cardápio para 30 dias + brindes
Você já deve ter ouvido falar de low carb, certo? Pois é... Não é mentira! Clique aqui para conseguir seu cardápio completo para 30 dias, mais de 115 receitas fáceis e práticas + brindes!

Suspendendo o medicamento, em quanto tempo se pode engravidar?

Se não há mais mensagem de uma ‘suposta gravidez’, o corpo pode sim fecundar a qualquer momento. Mas sempre há casos e casos. Muitas mulheres ainda ficam com o medicamento no organismo por um tempo, o corpo volta a se acostumar a ter seu ciclo regulado naturalmente, e a gravidez pode demorar um pouco. Mas não há nada de errado com isso: a demora é esperada e prevista pelos médicos e fabricantes do anticonceptivo.anticoncepcional e gravidez

Após suspender o uso do anticoncepcional, a mulher já está apta a engravidar a qualquer momento. Muitas engravidam já no primeiro mês de suspensão. Mas caso seu corpo ainda retenham certos hormônios do medicamento e ele demore um pouco a se normalizar depois da suspensão do ciclo, a gravidez pode demorar. O fator estresse e tensão por não conseguir engravidar também podem influenciar na vinda da gravidez.

Influências psicológicas na suspensão do anticoncepcional 

Nossa mente controla o nosso corpo, por isso pode haver sim uma influência psicológica no fato da mulher engravidar ou não. Se sua mente acredita que não pode engravidar ou está tensa demais com a demora da gravidez, pode enviar mensagens ao corpo que alteram a produção hormonal, e você não vai mesmo engravidar. Muitas mulheres passam anos alterando sua produção hormonal porque acreditam em sua incapacidade de fecundar um óvulo, adotam uma criança e, logo em seguida, engravidam.


Luminus Hair - Promoção até 40% OFF
Seu Cabelo Crescendo Como Você Nunca Viu! Clique aqui e adquira o seu tratamento!

Outros fatores ainda influenciam na não gravidez depois da suspensão do uso do medicamento, como idade e fertilidade. Depois dos 40 anos, a mulher já pode estar na menopausa e sua liberação de óvulos é bem rara ou não acontece. Com isso, a gravidez pode não acontecer, mas não pelo uso prolongado do anticoncepcional.

A gravidez e o uso prolongado do anticoncepcional 

Uma das grandes dúvidas das mulheres é se o uso prolongado do anticoncepcional pode trazer algum problema para a gravidez. Segundo os médicos e fabricantes e diversos especialistas que já estudaram o assunto, esse risco não existe. Os medicamentos hoje no mercado não são tão fortes a ponto de alterar a quantidade de óvulos do seu corpo (todas as mulheres já nascem com seus óvulos e vão liberando aos poucos) ou evitar que eles sejam inférteis.

O mais comum é o corpo da mulher pedir ‘um tempo’ para se readaptar ao fato de não haver o controle hormonal do contraceptivo. Os médicos estipulam um prazo normal de até seis meses depois da suspensão do medicamento para voltar ao ciclo normal e a gravidez acontecer. 

O que fazer se não consigo engravidar?anticoncepcional e gravidez

Caso os seis meses tenham ultrapassado e ainda assim não houve gravidez, o indicado é procurar um médico. Pode estar havendo uma disfunção hormonal, e com isso o corpo pode não estar liberando normalmente o óvulo em seu dia fértil como deveria.

Nódulos no útero e outros problemas mais graves também podem afetar a capacidade de engravidar. Mas tais diagnósticos podem ser dados apenas por médicos, com os devidos exames tanto de taxas hormonais como uma observação do útero. Se houver algum problema uterino, o exame preventivo, a ser feito todos os anos, também pode apontar alguma anomalia a ser tratada clinicamente.

Elimine até 6kg nos primeiros 14 dias!


Elimine até 6kg nos primeiros 14 dias!
Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook

1.455 Comentários

  1. MARIA says:

    Muito bom esses artigos

  2. Carol says:

    Olá,tomei a injeção trimestral em 3 doses e parei tem um ano e vinte dias,voltei a ter relações sexuais agora depois do mesmo período de pausa sem tomar a injeção.Qual a possibilidade que tenho de engravidar?

  3. Eliane says:

    Oi tomei injeção durante 05anos,parei tem um mês,tenho 34anos tive relação sem proteção ta c nove dias atrasada sera se posso ta gravida

  4. Olá tomei anticoncepcional a 15 anos, tenho 29 anos… parei de tomar dia 12 de janeiro no dia 15 de janeiro menstruei normal 5 dias, era pra ter descido dia 12 de fevereiro e hj já é dia 16 e não desceu ainda… tenho relação normal sem me cuidar e sinto cólicas fracas como se fosse menstruar, sinto sono, dor na lombar e faço xixi várias vezes na madrugada e na parte da tarde… dependendo quando como me da ânsia mais não consigo vomitar fico sentindo mal estar… gostaria de saber se estou grávida, não sei o que fazer estou perdida… me ajudem fazendo o favor.

  5. Patrícia says:

    Tenho quase 3 meses que parei de tomar anticoncepcional, tomei remédio 4 anos , estou sentindo uma dor, tipo colica fraquinha, tenho possibilidade de está grávidar?

  6. Camila says:

    Oiii eu tomava injeção trimestral por dois anos e meio,aí em maio de 2017 parei, minha M demorou 6 meses pra descer ,aí em outubro ela desceu ,e td mês desce só q agora faz 4 dias q estou atrasada e eu não uso nenhum preservativo,e nem anticoncepcional,posso está grávida ? estou sentindo umas coisas estranha,mais tenho medo q seje da minha cabeça

  7. Kátia José says:

    Olá, usei depro provera injectável por três anos, parei no dia 20 de novembro e dia 25 comecei a menstruação que só parou Dezembro dia 31, até agora não entendi nada, será que foi menstruação? As vezes sinto cada coisa no meu corpo, já fiz testes e só negativo, será que ainda demoro engravidar? Acho que é bom sinal visto que sangrei durante muito tempo.

  8. imaculada says:

    Olá Me chamo imaculada tenho 22 sou casada ha pelo ao menos 8 anos durante 8 anos tento engravida e não consigo tenho 9 irmão dez comigo as minhas irmãs e irmão todos tem filhos falta só eu e não sei o que fazer fui varias vezes ao medico e nada ai descobrir que tinha um pólipo talvez isso seja a causa da minha infertilidade mais estou fazendo tratamento pra desmanchar sera que depois desse tratamento eu vou conseguir ? peço a ajuda de vcs obg?

Deixe um comentário