Qual a idade miníma para começar a usar anticoncepcional?

O anticoncepcional é o medicamento usado pelas mulheres para evitar a gravidez. Tomado de forma correta e com atrasos máximos de até 12 horas, o medicamento envia uma mensagem ao organismo que houve ovulação e com isso não haverá dia fértil, evitando-se a gravidez. Por ter uma composição hormonal, o medicamento deve ser tomado com cuidado e, se possível, com o acompanhamento de um médico. 

 

Quanto à idade, os médicos não restringem o uso do medicamento. Ele pode ser tomado por qualquer mulher ou adolescente que tenha começado o seu período fértil, quando acontece a primeira menstruação. Em muitos casos, o anticoncepcional já é indicado para adolescentes como regulador do ciclo e ajudar na diminuição de cólicas, bem comuns nos primeiros meses de menstruação.tomar anticoncepcional

Há riscos de começar a tomar anticoncepcional muito cedo?

Os médicos e fabricantes não restringem o uso do anticoncepcional por idade. Pode-se começar cedo mesmo, até depois da primeira menstruação sem qualquer problema. Uma das vantagens de começar a tomar o medicamento ainda adolescente é que ele ajuda a regular o ciclo, comum não vir na data correta nos primeiros anos. Também alivia as dores de cólicas e pode ajudar com a TPM, costumeiramente mais forte entre os adolescentes.

Mas alguns médicos mais conservadores indicam começar a tomar anticoncepcional a partir dos 16 anos. Isso porque o medicamento tem como efeito colateral comum a retenção de líquido, que pode proporcionar o aumento de peso em diversos números na balança em algumas mulheres. Neste caso, o mais indicado é buscar acompanhamento médico para medidas serem tomadas se o corpo começar a reter líquido demais o aumento de peso for muito grande. Confira: Os melhores anticoncepcionais para adolescentes.

A forma correta de tomar anticoncepcional

Seja qual for a idade, tomar anticoncepcional exige certos cuidados para ter o melhor do uso do medicamento. Deve-se tomar todos os dias, sempre no mesmo horário, com atrasos máximos de 12 horas para garantir que o medicamento continue sendo eficiente para prevenir a gravidez e ter efeito positivo sobre o seu ciclo. Atrasos, tomar duas pílulas no mesmo dia ou esquecer por diversos dias pode causar escapes (sangramentos no meio do ciclo), adiantamentos, atrasos e prolongamentos do sangramento. 

Anticoncepcional em pílula, injeção ou adesivo?

Isso varia bastante de mulher para mulher. O anticoncepcional em injeção é de dosagem única, e pode causar alguns efeitos colaterais desagradáveis, como tonturas e maior aumento de peso por ser uma grande dose hormonal ingerida em pouco tempo pelo organismo. Mas ele tem vantagens, como evitar o esquecimento e ser preciso tomar uma nova dose com um período maior de tempo.

Já o anticoncepcional em pílula, se você não esquecer, não terá problemas e alguns tem outros efeitos colaterais considerados positivos para o corpo feminino. O Diane, por exemplo, costuma ajudar na redução de espinhas em algumas mulheres e controla a oleosidade da pele. Já o Cerazette é indicado para quem sofre com ganho de peso com o uso deste tipo de medicamento. O contraponto é que o anticoncepcional em pílula, quando esquecido, causa escapes e pode haver hemorragia grande no meio da cartela se você esquecer de tomar o medicamento.

Há ainda o modelo em adesivo, que causa certas preocupações porque pode cair e comprometer o ciclo. Mas também evita esquecimentos e costuma ser bem útil para quem não tem problemas dosagens mais fortes. Mas costuma causar também aumento de peso devido à retenção de líquidos que ele proporciona, pois é de dosagem única a ser liberada na pele com manutenção por absorção.

Ir ao médico é importante

O medicamento anticoncepcional não é vendido com receita médica, não tem tarja e não oferece riscos sérios ao organismo quando ingerido. Contudo, sempre é bom procurar um médico para ter mais informações, um acompanhamento de um profissional é importante. Ele pode combater efeitos colaterais e dá um suporte melhor em caso de enxaquecas constantes, dores e sangramentos irregulares, comuns em algumas mulheres que não se dão bem com o medicamento.

Elimine até 6kg nos primeiros 14 dias!


Elimine até 6kg nos primeiros 14 dias!
Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook

45 respostas para “Qual a idade miníma para começar a usar anticoncepcional?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *