Por que dá uma pausa de 7 dias no anticoncepcional?

Nas cartelas com 21 comprimidos de anticoncepcional, a mulher deve sempre fazer uma pausa de 7 dias e voltar a tomar apenas no 8 dia o primeiro comprimido da segunda cartela. Mesmo fazendo sempre certinho, muitas mulheres se perguntam porque fazem esta pausa. É por que você precisa mesmo sangrar? A resposta é sim, é preciso, mas nem sempre.

pausa de 7 dias no anticoncepcional

A pausa serve para que o endométrio que se proliferou para esperar uma possível gravidez se descame e se limpe, podendo aguardar o próximo ciclo para uma nova ovulação. Com o uso de um anticoncepcional você não vai mesmo engravidar, mas seu corpo vai continuar se preparando para isso da melhor forma. Com a pausa, o corpo elimina os resíduos pendentes e com isso seu útero se limpa completamente e há o sangramento..

Para as mulheres que usam a pilula, os hormônios se mantém constante, mas ainda há a necessidade de uma limpeza do endométrio, por isso existe a pausa. Mas você não precisa desta limpeza sempre, por isso pode usar o medicamento de forma contínua por alguns meses sem problema.

Você pode unir as cartelas

Não existe risco algum de tomar duas ou mais cartelas seguidas se você não quer sangrar neste mês. Algumas mulheres simplesmente odeiam perder planos de praia e não conseguem usar o absorvente interno, por isso preferem unir as cartelas. Não existe risco de não engravidar depois ou ter dores e sangramento maior no mês seguinte. 

Contudo, se você sofre de retenção de líquido, pode sofrer um pouco com o inchaço e aumento de peso. Com a abstinência do medicamento, o corpo tende a relaxar e por isso a pausa é bacana. Você deve desinchar, os seios não ficam mais doloridos e as espinhas somem. Sua pele volta ao normal. Por motivos estéticos, a pausa é importante. Mas não há qualquer ricos quanto ao fato de não poder engravidar depois ou você sofrerá na próxima pausa com muito sangramento. Tais comentários não passam de lendas sobre o uso de anticoncepcional.

Elimine até 6kg nos primeiros 14 dias!


Elimine até 6kg nos primeiros 14 dias!
Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook

339 respostas para “Por que dá uma pausa de 7 dias no anticoncepcional?”

  1. Estou usando Desogestrel 0,75mg, cartela com 28 (ou seja, nenhuma pílula de placebo), portanto, sem pausa, sempre às 22.00hs. No dia 23/02 esqueci de tomar a 25ª pílula (4ª semana da 1ª cartela) no horário, porém, às 17.00hs do dia seguinte(24/02) lembrei-me e tomei essa esquecida e, um pouco mais tarde, às 22.00hs, tomei a do dia 24 . Continuei administrando o AC normal e corretamente, conforme indicação da bula, finalizando a 1ª cartela e iniciando a 2ª. Contudo, fiz sexo sem camisinha (coito interrompido) no dia 02/02. Qual o risco de gravidez devido a este único esquecimento? Se houver, como e quando posso saber?
    *Este AC corta minha menstruação enquanto eu seguir tomando, então não me adianta esperar por atraso menstrual.

  2. Olá. Gostaria de esclarecer uma dúvida.
    Mês passado eu tive uma diarréia logo depois de tomar meu anteconcepcional então tomei outra pílula logo após caso de o remédio ter sido expelido, então no caso ficou faltando uma pílula pra eu tomar e fiz pausa de 7 dias e não tomei um dia o remédio porque tive que tomar outro, posso engravidar

  3. Eu comecei a tomar no dia errado sem querer o que eu faço continuo tomando ou eu espero o primeiro dia da minha menstruação pra mim tomar de novo e começar a tomar todos os dias?

  4. bom dia, começei a tomar tamisa a 2 meses. Minha Ginecologista disse que se meu comprimido acabar numa quinta eu volte a tomar na outra quinta, ta errado? e tipo, no mes passado minha cartela acabou na quinta e nesse mes esta acabando na quarta? ta errado?

  5. Oi meu nome e thayna , eu tomo um anticoncepicional chamado primera 20 e ele tem a pausa de 7 dias e no 8 e pra comecar a tomar a proxima cartela so que me atrapalhei e comecei a tomar hoje que no caso seria o sétimo dia , mas só era pra mim iniciar amanhã a próxima cartela que e o oitavo dia .Tem algum problema?Corro o risco de engravidar

  6. Tomo anticoncepcional 21 dias e faço a pausa de 7 dia eu volto a tomar. Esse mes eu quero tomar assim que vim a menstruação. Posso ou não?!? Como todo mês vem no 4° dia da pausa vou tomar nesse dia espero que não tenha problema.

    1. A única coisa que Iara acontecer é que cortara sua mestruação ao tomar a pílula e vc não mestruar este mês mas é só unir uma cartela a outra e não haverá problema algum.

    1. Nao .porem todo e qualquer anticoncepcional deve se ter a pausa de 7 dias e retorna no oitavo dia porém da forma que está tomando desregular Iara todo seu ciclo .

  7. Quero sabe se é normal senti muita cólica na pausa e a mestruacao não vim quanto tempo tenho que esperar a mestruacao vim pq já estou no 4 dia de pausa tenho risco de está grávida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *