Os riscos de usar um DIU

O DIU, dispositivo intra uterino, é um método contraceptivo bem antigo e popular no mercado. Feito de polietileno, este pequeno objeto é colocado dentro do útero e impede a passagem do esperma até o óvulo, por isso não há fertilização. Muitas mulheres usam este dispositivo para prevenir a gravidez, considerada uma alternativa para quem costuma esquecer de tomar o anticoncepcional e engordar com a ingestão hormonal diária. Mas os médicos sempre alertam para os riscos de usar o DIU, que são não tão pequenos a ponto de serem ignorados.

riscos do diu

O corpo pode expulsar o DIU

Os casos são pequenos, mas muitos organismo femininos não reconhecem o DIU e acabam expulsando o corpo estranho. O dispositivo então se movimenta no corpo e acaba não ficando no canal indicado pelos médicos, permitindo a fecundação da mulher e a gravidez. O número de casos está crescendo nos últimos anos e os médicos não conseguem explicar ainda como isso acontece. Podem acompanhar o posicionamento do DIU pela ultra sonografia, mas a gravidez pode acontecer a qualquer momento.

O dispositivo pode ainda se movimentar no corpo para locais considerados de risco, como para dentro do útero. Neste caso, a mulher irá sentir muita dor e desconforto mesmo sem relações sexuais e o problema poderá ser identificado apenas através de uma ultra sonografia. A retirada deve ser feita imediatamente ou as dores irão continuar, podendo causar problemas mais sérios para a mulher.

Usar DIU pode aumentar o risco de infecções

Os médicos também alertam que os riscos de contrair ou desenvolver infecções aumentam com o uso do DIU. Como o corpo está desprotegido, o dispositivo pode servir de locação para a formação de uma colônia de bactérias. Por isso os médicos ainda preferem o uso do preservativo e acompanhamento médico com o uso do DIU. As diversas bactérias que podem se infestar e usar o DIU como base podem causar a infertilidade.

O DIU não protege contra doenças sexualmente transmissíveis

Assim como no uso de anticoncepcional para evitar a gravidez, o DIU é um dispositivo que não protege o corpo contra a troca de fluidos no ato sexual, por isso não protege contra o contágio de doenças sexualmente transmissíveis, como a cândida e a Aids.

Elimine até 6kg nos primeiros 14 dias!


Elimine até 6kg nos primeiros 14 dias!
Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook

3 respostas para “Os riscos de usar um DIU”

  1. Faz 5 meses que coloquei o DIU Mirena, no início minha menstruação vinha constantemente mas o volume foi reduzindo gradativamente, até que neste mês minha menstruação veio com tudo, muito sangramento, muitos coágulos e depois de 2 dias expelí o DIU. E agora, vale a pena colocar novamente?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *