Os efeitos do estresse sobre a menstruação

Todos os dias respondemos diversas dúvidas de mulheres que estão com medo de atrasos e riscos de gravidez. Mesmo com mulheres que tomam anticoncepcional o atraso pode ser comum, mas deixa muitas pessoas loucas mesmo (seus companheiros também ficam!) pensando que pode haver uma gravidez. O motivo de tanto atraso mesmo tomando o contraceptivo pode ser apenas o velho e conhecido estresse.

Médicos de todo o mundo sugerem que os efeitos do estresse sobre a menstruação são diversos. Ele pode não só afetar o fluxo sanguíneo como o seu aparecimento. Ou seja: você pode ter atrasos no sangramento por estar muito estressada, mesmo na sua pausa após finalizar o medicamento, por exemplo. Em alguns casos pode agravar os sintomas da síndrome pré-menstrual. Para muitos doentes, os níveis mais elevados de estresse levam a uma TPM mais grave.

O que causa o estresse no seu ciclo

O impacto do stress sobre a menstruação se acredita ser causado por desequilíbrio hormonal. O estresse pode, por vezes, resultar em excesso de produção de cortisol, um hormônio que acredita-se ser o responsável por sentimentos de ansiedade e depressão. Quando os níveis de cortisol estão elevados, as pessoas às vezes se sentem ansiosas demais. Embora outras condições fisiológicas podem causar a superprodução de cortisol, o estresse é geralmente uma das causas mais comuns.

O estresse pode atrasar seu sangramento

O estresse pode freqüentemente causar desequilíbrios de outros hormônios além de cortisol. Os níveis estrogênio também podem ser afetados pelo estresse. Se os níveis hormonais ficam desequilibrados, a sua menstruação pode ficar irregular, ou, em casos severos, a menstruação pode parar completamente. Além disso, o estresse pode inibir a produção de serotonina, o hormônio que se acredita ser responsável pela sensação de felicidade e bom humor.

Alguns especialistas acreditam que mudanças na dieta podem ajudar algumas mulheres a combater os efeitos do estresse sobre a menstruação. Consumo de carboidratos, especialmente se aproximando da época da menstruação, pode ajudar a manter os níveis de serotonina altos. Pães integrais e cereais, além de nozes e vegetais ricos em fibras, também são recomendados. Não são apenas esses alimentos considerados saudáveis, mas eles tendem a manter os níveis de serotonina mais altos por longos períodos de tempo do que os carboidratos mais processados.

Elimine até 6kg nos primeiros 14 dias!


Elimine até 6kg nos primeiros 14 dias!
Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook

10 respostas para “Os efeitos do estresse sobre a menstruação”

  1. tomo anticoncepcional certinho,porém, minha menstruação veio marrom com um pouquinho de sangue, mas o estranho é que rio no dia certinho. o que pode ser?

  2. Eu sou uma pessoa muito estressada tenho ataques de fúria constantemente além de depressão, acho que a matéria me serviu pra enter por que estou a 6 meses sem menstruação.

  3. Ola !
    Eu menstruiei com 13 anos e tenho 15 anos
    Desde de quando comecei a menstruar não tinha data certa .
    Então ela descia varias vezes no mês após o estress o fluxo vinha muito forte .
    Comecei tomar anticoncecional para regular dei início no mes de agosto de 2017
    Tomo o tamisa 30
    Quando estou na pausa de 7 dias
    Qualquer estress ela desce
    E fluxo so aumenta .
    Absorvente e trocado de 5 em 5 mim
    Eu não sei o que eu fasso ….
    Tenho muitas cólicas e so melhora com tramal na veia ….

  4. Bom hoje em dia não tem como agente se estressa no mundo aonde vivemos cheios de gente falsas invejosas etc…..enfia eu já fui num ginecologista ele me disse que é estou com polisisto no ovário esse era o motivo da minha mestrucão vim desreculada …….. mais eme fim o que eu quero dizer é que muitas das vezes o trassso mestrual pode ser causada por outra coisa por mulheres preocupe um médico …… já vou começar a toma o remédio que o Dr me passou assim que minha menstruação desser até agora ela não desseu. ….. eu me estresso as vezes mais tbm não tem como eu tenho tirodismo e é a quer engordar ele faz nosso humor mudar e uma situação desagradável mais fazer o que é e vida da gente ne

  5. tenho síndrome policístico, há um mês 3 dias ou quatro após a última menstruação Sintia o pé da minha barriga inchada e dolorida, cólicas suportáveis, no dia de chegar a menstruação deste mês veio só um dia e meio, no começo uma borra, depois sangue com pedaços mas foi pouco. já foi embora mas, quando me estresso ou pego peso desce um pouco da borra pode ser gravidez ou é sintoma do policístico mesmo? enjoei café coisa que amo, sinto dores nas pernas, de vez em quando sinto pequenas cólicas mas o que me incomoda mesmo é esse desconforto no pé da barriga. Obrigado desde já.

  6. Acho melhor voce procura um medico pq pode ser grave e no mesmo instante pode ser simples mas e melhor o medico tira essa duvida pq no site eles ajudam muito mas procurar um medico e bom cheiro boa sorte

  7. Ja estou no quinto dia de pausa,e ha dois dias vem vindo sinal mas a menstruaçao nao desce!o que pode ser?nesse mes nao tive relaçao e na pausa do mes passado veio normalmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *