O que fazer se esquecer de tomar a pilula do dia seguinte?

Conhecida como contraceptivo de emergência, a pilula do dia seguinte costuma ter uma eficácia maior quanto tomada logo após a relação. Quanto mais tempo passar do ato sexual e sua relação, menores são as chances de evitar a gravidez. Ela é quase segura, mas há falhas. Por isso é preciso ter um plano de apoio para caso você se esquecer de tomar a pilula do dia seguinte.

pilula do dia seguinteSe teve relação e esqueceu de tomar a pílula, sua melhor alternativa antes de entrar em pânico é fazer a contagem da tabelinha. Em muitos casos nem é preciso tomá-la. Se você está 7 dias antes do seu período fértil, na pausa e mais de 7 dias depois, sem risco algum. A margem de erro da tabelinha é de 3 dias antes e 3 dias depois do seu período fértil. Isso porque o óvulo vive apenas três horas no corpo feminino, mas o esperma consegue durar até 72 horas e esperar a fecundação. Na pausa seu corpo está preparado para a menstruação e não há riscos qualquer de gravidez. Se você não toma o anticoncepcional e está menstruada, sem riscos também.

Se você esqueceu e está em até 3 dias de sua relação, não custa tomar assim mesmo. Pode ser apenas um esquecimento de horas e ainda não entrou em seu período fértil, então vale a pena. Vale a pena durante este intervalo tomar e ficar mais tranquila. Mas se esqueceu por mais que isso, o indicado é esperar sua menstruação ou fazer um teste de gravidez em até 10 dias. Se houver um atraso no sangramento de mais de 15 dias, faça um teste antes de voltar a tomar o contraceptivo, pois poderá afetar a gravidez e o feto.

Vale lembrar que a mulher se toma o seu anticoncepcional certinho, todos os dias no mesmo horário ou fez a aplicação da injeção corretamente não tem riscos de engravidar. Pode ficar tranquila. Desde a primeira cartela o contraceptivo oral já faz efeito, tendo pausa ou não.

Elimine até 6kg nos primeiros 14 dias!


Elimine até 6kg nos primeiros 14 dias!
Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook

7 respostas para “O que fazer se esquecer de tomar a pilula do dia seguinte?”

  1. A minha esposa ela tem o útero seco e passou-se mais de 4 meses sem tomar nenhuma injeção após a menstruação e quando foi agora ela teve a menstruação faz 12 dias após a menstruação sendo que ela não tomou o anticoncepcional e com 9 dias temos a relação e esquecemos de comprar o pílula do dia seguinte e se ela for tomar no 3 dia a pílula do dia seguinte tomando ou não ainda corre o risco de engravidar ?

  2. Eu tive relações com meu parceiro tomei a pilula do dia seguinte em um determinado horário, mas do dia seguinte esqueci de tomar a segunda pilula. Eu corro risco de engravidar ???

  3. Minha namorada deu a pausa do anticoncepcional, e tivemos relação é ejaculei dentro e ela está tomando antibiótico de 500 mg, tem perigo de ela engravidar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *