Melhores Anticoncepcionais para adolescentes

Logo após ter a primeira menstruação, a menina já está apta a tomar anticoncepcionais. Mas os médicos indicam que se comece a tomar anticoncepcional apenas por indicação médica e não em um uso independente. Como tais medicamentos são compostor de hormônios e podem alterar o corpo, um acompanhamento com um ginecologista pode ser bacana tanto para prevenir alguns efeitos colaterais, fazer a troca quando necessário, como orientar melhor as menos experiências quando efeitos colaterais não comuns começarem a surgir. Para uma mulher, por exemplo, um escape é bem comum, mas para uma garota de 15 anos um sangramento fora da data pode ser bem assustador. 

anticoncepcional para adolescentes

A escolha do melhor anticoncepcional para adolescentes é bem pessoal e os médicos não chegaram a um consenso de qual seria mais indicado para quem é mais jovem e qual seria menos danoso para seu corpo. Isso porque cada organismo reage de uma forma diferente aos hormônios contidos nos medicamentos, sejam eles em cápsulas, injetáveis, adesivos ou de uso subcutâneo. Por serem mais em conta em valor e mais antigos no mercado, os anticoncepcionais em pílulas são os mais populares entre as adolescentes.

Como escolher o melhor anticoncepcional se sou adolescente?

anticoncepcional para adolescenteSe a escolha é pessoal, só dá para saber como seu corpo irá reagir ao medicamento testando mesmo. Todos ajudam a prevenir a gravidez e tem como vantagens a regulação do ciclo, diminuição do fluxo e diminuição da tensão pré menstrual, que costuma ser muito mais forte entre as adolescentes. O que muda mesmo é como o corpo se comporta com cada medicamento.

Os anticoncepcionais em pilulas são os mais comuns entre as mais jovens tem um destaque entre suas composições: conseguem combater a acne em alguns casos. Mas há uma desvantagem: o estrogênio, hormônio mais comum no mercado, costuma causar como efeito colateral a retenção de líquido, por isso a mulher costuma engordar durante seu uso. Muitas meninas adoram os resultados destes medicamentos porque ‘ganham corpo’, mas outras podem ganhar diversos quilos na balança por conta desta retenção forçada. Os mais vendidos são Diane 35, Ciclo 21, Microvlar e Belara.

Já os anticoncepcionais em adesivo não costumam ser populares porque desgrudam muitas vezes, mas previnem a gravidez em igual forma. Mas nem sempre o corpo absorve o medicamento como o desejado ou o organismo está relativamente lente para o método, e o resultado será algumas cólicas e talvez alguns escapes. O sangramento no meio do ciclo, conhecido como escape, é muito mais comum de acontecer com quem usa adesivo de que com quem usa outro método contraceptivo e é um dos motivos de reclamação constante de mulheres de todas as idades. 

Já os injetáveis ocupam o último lugar na preferência de uso por conta dos casos comuns de irregularidades no ciclo. Mesmo os trimestrais podem apresentar algumas surpresas para elas, como sangramento fora de hora ou adiantamentos na menstruação. Mas trazem como vantagem a possibilidade de engravidar mais rapidamente quando seu uso é suspenso.metodos-contracetivos-anticoncepcionais

Camisinha ou anticoncepcional para jovens?

Se a adolescente já possui uma vida sexual ativa, a camisinha não deve ser eliminada pelos riscos de contrair doenças sexualmente transmissíveis. Os anticoncepcionais no mercado são muito bons, por isso a melhor indicação é fazer o uso dos dois métodos e com acompanhamento médico ao menos nos primeiros meses para saber como seu corpo se comportou. Tratamentos podem combater os efeitos colaterais mais comuns, como o aumento de peso, aumento de espinhas e secura vaginal, um efeito mais comum em mulheres que ingerem as pílulas.

Os médicos também podem indicar o anticoncepcional como tratamento para regulação de ciclo, diminuição de fluxo e cólicas, problemas comuns entre as jovens. Até mesmo quem não tem vida sexual ativa poderá usar se beneficiar do uso do anticoncepcional regular.

Elimine até 6kg nos primeiros 14 dias!


Elimine até 6kg nos primeiros 14 dias!
Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook

125 respostas para “Melhores Anticoncepcionais para adolescentes”

  1. oi, tenho 15 anos, 1,65 de altura e 53 quilos. tenho a vida sexual ativa com meu namorado é queria saber qual anticoncepcional posso tomar despreocupada. nunca fui ao ginecologista, minha sabe que tenho relações sexuais mas nunca me levou, nao tem ninguém pra me levar. queria um anticoncepcional que nao engordasse tanto e nao me desse tantos efeitos colaterais que possam me prejudicar em algum quesito… aguardo resposta!

  2. Oi, tenho 17 anos, peso 44kg
    Queria saber um anticoncepcional para eu tomar sem preocupação. Eu tomava um anticoncepcional chamando neovlar, porém me fazia muito mal e me prejudicou muito.

  3. Comecei a ter relações agora (14 anos, quase 15) porém não tenho acesso a ginecologista para conseguir uma pilula anticoncepcional certa pra mim. Porém, tenho muito medo de engravidar, tem alguma pilula que de pra eu tomar sem prescrição medica? Ou algum método anticoncepcional que não envolva precisar ir a um médico?

  4. oi tomo injeção medicina mensal durante 6 anos, porém esse mês Minha menstruação foi embora e não tomei a injeção, corro risco de estar grávida ?

  5. Ola tenho 14 anos pertinho de completar meus quinze tomava o microvlar so que minha mestruacao nao decia muito sabe ai eu deixei de usar o microvlar e agora ta descendo certinha como antes de ter comecado a tomar o anticoncepcional
    Queria saber se e normal a mestruacao ficar assim tomando o microvlar?

  6. Comecei a ter relações agora (14 anos, quase 15) porém não tenho acesso a ginecologista para conseguir uma pilula anticoncepcional certa pra mim. Porém, tenho muito medo de engravidar, tem alguma pilula que de pra eu tomar sem prescrição medica? Ou algum método anticoncepcional que não envolva precisar ir a um médico?

  7. Olá, só Ariane tenho 18 anos , tenho 1.52 de altura e pesso 57 quilos ,sou virgem e eu tenho menstruação muito desregulada, e sinto muita cólica e tem vez que ela adianta uns 10 dias , eu tô querendo um remédio para regula minha menstruação e acaba mais com as cólicas que e muito forte , e pra evitar uma gravides indesejada também , qual e o melhor remédio?

  8. Beatriz a melhor maneira seria usar preservativo que além de prevenir a gravidez evita o contágio por doenças sexualmente transmissíveis. Mas se prefere tomar AC o Yasmim é uma boa opção por ter menos efeito colateral.

  9. Olá, me chama Thainá e tenho 21 anos, tive a minha primeira relação sexual com meus 17 anos e nunca tomei remédio na minha vida!
    Gostaria de saber qual remédio para iniciante eu deveria tomar?

    1. Olá! Te aconselho a tomar o desogestrel, ele é ótimo, tomo a vários meses e não tive nenhuma reação, não ganhei peso nem nada, sem contar que ele regula sua menstruação. Tem baixas dosagens de homônimo:)

  10. Tenho 16 anos, tive minha primeira relação sexual, pedi a minha mãe para me levar no médico (ginecologista) ela disse que não me levaria no médico e no dia seguinte comprou um anticoncepcional harmonet dizendo para mim toma lo no primeiro dia de menstruação… Devo tomar o remédio??? Ou não??

  11. me chamo Beatriz, tenho 18 anos, resolvi com meu namorado sobre nossas primeiras relações, acontece que onde moro não tenho acesso a ginecologista por falta medico no hospital da cidade, peso 63kg, tenho 1,70m de altura, não sofro com cólicas e nem com cíclo irregular, com isso, gostaria de saber entes de ter uma vida sexual ativa, qual o melhor AC seria recomendado para mim…

    1. Boa Noite Beatriz
      Tenho 20 anos e tomo anticoncepcional injetável o nome é DepoProvera
      É um remédio contínuo, tomo de 3 em 3 meses e não tenho menstruação. Ele é muito eficaz.
      Tente marcar uma consulta no ginecologia e peça a receita dele.
      Super indico.

    2. Beatriz a melhor maneira seria usar preservativo que além de prevenir a gravidez evita o contágio por doenças sexualmente transmissíveis. Mas se prefere tomar AC o Yasmim é uma boa opção por ter menos efeito colateral.

  12. Eu tenho 17 anos e tomo o Selene sem prescrição medica só pra me previnir e por minha menstruação atrasar muito e só vi efeitos colaterais no inicio hoje ñ sinto mais nada,ñ me deu problemas nenhum..Será q vou ter algum problema por tomar por conta??

  13. Oi, tomo Tâmisa 20 a uns meses sexta agora(14) tive relação com meu namorado sem camisinha com ejaculação dentro, estou muito preocupada se posso engravidar, sempre tomo o remédio no mesmo horario, uma vez atrasou uns 30 minutos e no ultimo dia da cartela domingo(16 ) tomei 5 minutos mais cedo posso estar gravida? Me ajude por favor!

  14. Olá, tenho 15 anos e ainda não tenho “muito corpo”.
    Antigamente, aos 13 anos, tomava exageradamente remedios que fazem emagrecer(mas a função deles não era esse)mesmo assim, faziam emagrecer, pois diminuia a gordura no sangue, ou seja, hipertenção. E o uso era adulto.
    Não sei se as consequencias vai ser grave no futuro ,mas já percebo que deveria ter ganhado ” mais corpo”, pois minha família tem essa tendência. Eu acho que é o efeito desses remedios que eu tomava que fez que eu continuasse muito magra.
    Agora quero engordar e gostaria de tomar o Diane 35 para isso. Só que eu quero tomar só um, por que eu acho que os efeitos de um já é o bastante. Não preciso tomar uma cartela inteira.
    Mas tenho medo das consequencias de apenas uma pilula. Me ajuda?

  15. Oi, tive minha primeira relação (era virgem) desprotegida no meio da minha cartela tomo o repopil desde os 14 anos agora tenho 19, minha cartela acabou sábado e hoje já é terça-feira e até agora nada de descer, devo me preocupar ou esperar esses 7 dias e voltar a Tomar Normal? Tô preocupa não tô nem dormindo me ajuda.

    1. Se vc estava tomando o anticoncepcional normalmente e iniciar a nova cartela no dia correto, não tem com q se preocupar. Ausência ou diminuição do fluxo menstrual é um efeito colateral da medicação. Independente da menstruação, siga com o uso do anticoncepcional, corretamente.

  16. Olá! Me chamo Poliana, tenho 17anos e 53 quilos tenho pouca tendência a engordar. E vim até aqui tirar uma dúvida que está mim perturbando, quero começar o uso de anticoncepcional e tenho preferência pelo microvlar já que minha mãe e minha irmã usam.Quero iniciar para aliviar as cólicas e tensão menstrual já que são muitas e também para evitar a gravidez indesejada, lembrando que tenho uma ótima saúde e nunca tive problemas, minha menstruação é regulada e já cheguei a pesar 59 quilos e ainda não fui ao médico porque na minha cidade e muito difícil só conseguem casos urgentes e não temos ginecologista. Então será que posso começar a usar e ver os resultados e consultar um médico mais pra frente?

    1. Eu comecei a tomar quando tinha 15 anos, hoje tenho 19, o microvilar e ótimo, comecei a tomar porque sentia muitas cólicas, então use pelo menos em um mês e depois faz uma consulta, acredito eu que você vai gostar.

  17. Olá! Me chamo Poliana ,tenho 17 anos,53 quilos e tenho tendência a engordar e não quero. Preciso começar o uso do anticoncepcional,para aliviar as cólicas que são muitas e para a prevenção de gravidez. Nunca tomei tenho preferência por um que é o microvlar, já sei como se usa e sei que ele pode engordar um pouco, já que não tenho nenhum problema de saúde e minha mãe e minha irmã usam será que posso usar também?

    1. Acho que não afeta em nada não,tomo já ah quase um ano comecei tomar por cOntário própria e até hoje não fui ao medico bom em mim não deu nenhum problema nao

  18. Olá Meu Nome É Melissa Tenho 14 Anos E Gostaria De Saber Qual Anticoncepcional Tomar Por Que Não Quero Aumentar Meu Peso. Queria Que Me Indicasse Um

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *