Durante a pausa do anticoncepcional estou protegida?

Para alegria de algumas mulheres, a resposta é sim. Não há qualquer problema em ter relações sexuais durante a pausa, pois os riscos de gravidez não existem por diversos motivos que vamos explicar a seguir.

Quando você toma o anticoncepcional certinho, sempre no mesmo dia e horário (com atrasos de no máximo de 12 horas), o corpo te protege contra uma gravidez porque ele envia a mensagem a seu útero que você está grávida sem estar por meio dos hormônios da pilula. É por isso que alguns efeitos colaterais do anticoncepcional são tão semelhantes ao de uma gravidez. Como você não está ovulando, seu corpo não poderá engravidar e por isso ter relações sexuais na pausa é completamente seguro.

Outro motivo pelo qual você está segura na pausa contra a gravidez é que você está bem distante do seu dia fértil. Seu dia fértil é sempre o 14 dia depois do seu primeiro dia de sangramento. Mesmo que você tome o medicamento de forma desregular, você pode ovular, mas seu ciclo vai estar regulado e deve menstruar na data certa, e isso deixa seu ciclo com uma pequena agenda. Na pausa você está 14 dias depois do seu dia fértil ou 14 dias antes. Um esperma não vive tanto tempo no seu corpo (vive no máximo 72 horas) para chegar a fecundar um óvulo depois de 14 dias em seu corpo.

Os problemas de ter relação na pausa são apenas físicos da mulher. Ela pode sentir-se inchada, com algumas dores e sem lubrificação por conta do sangramento, o que pode deixar a penetração um pouco dolorida. Contudo, ela não deve ter qualquer problema com a gravidez. Ela pode se sentir incomodada com o sangramento constante, o que também não é um problema: ele cessa quando há penetração, na água e nos últimos dias fica mais fraco. Também não há qualquer risco para alterar o ciclo se houver relações durante a pausa entre as cartelas.

Elimine até 6kg nos primeiros 14 dias!


Elimine até 6kg nos primeiros 14 dias!
Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook

1.014 respostas para “Durante a pausa do anticoncepcional estou protegida?”

  1. Gostaria de saber. O porque que termino a cartela.e a minha mestruaçao demora pra vim.demora uns 10 dias depois.poderia me explicar por favor de isso é normal?

  2. Olá boa noite, tomei meu anticoncepcional o mês todo certinho e dei a pausa quando o remédio acabou, tive relação sexual sem camisinha depois que minha menstruação foi embora, e ainda não comecei a tomar novamente o anticoncepcional, corro o risco de engravidar?

  3. Tive relação no 3 dia da menstruação/pausa atrasei o inicio da nova cartela, mas uns 3,4 dias dps iniciei normalmente, tenho algum risco de engravidar?

  4. Olá! Eu estou na pausa da cartela do anticoncepcional! Mas eu e meu namorado fizemos sexo sem camisinha! Tem alguma chance de eu engravidar?! Por favor me respondam!

  5. Eu tomo meu anticopsional todos os dias , porém eu tava esquecendo e tomando 2 a 3 no mesmo dia. Mais eu fiquei com medo e parei , só que aí eu esqueci de novo de tomar , só que aí decidi esperar minha menstruação descer , mais aí tive relação , na hora saiu um pouco de sangue , mais aí tomei o remédio que tava na cartela pra segurar mais um pouco. Corro o risco de está grávida ?

  6. Boa noite. Terminei a cartela na quarta feira, porém tinna esquecido de tomar o comprimido na terça e tomei os dois últimos da cartela na quarta a noite. Tive relações na sexta feira sem proteçao, no segundo dia de pausa. Tem riscos de gravidez? Devo tomar a PDS?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *