Como sei que este é o anticoncepcional certo para mim?

A necessidade da modernidade e uma gravidez planejada são os principais motivos que levam uma mulher a tomar anticoncepcional. Mas como saber se o medicamento é o correto para o seu organismo? Muitas mulheres tomam anticoncepcional por anos e mesmo assim temem tomar um que não seja o certo ou seja ‘fraco demais’ ou ainda que não esteja prevenindo a gravidez. O segredo é simples: leia os sinais que seu corpo manda de que o seu anticoncepcional está ou não funcionando.

Os sinais de que este anticoncepcional que você está tomando não é bacana

O corpo fala, mesmo que silenciosamente. Se você toma certinho o seu anticoncepcional, todos os dias no mesmo horário, está automaticamente protegida. Mas isso não quer dizer que seu corpo tenha se adaptado muito bem ao medicamento, por isso outros sinais devem ser avaliados com mais cautela e atenção. 

O principal sinal é o escape. Se você está tendo sangramentos constantes no meio da cartela e durando mais de 10 dias, o medicamento realmenanticoncepcionalte não foi bacana para o seu corpo. Por isso considere uma troca, mas apenas depois de finalizar a cartela. Se o sangramento for forte demais e acompanhado de dores, procure o seu ginecologista imediatamente.

Os efeitos colaterais quando se toma anticoncepcional são realmente comuns, mesmo que assustem algumas mulheres. Não é errado haver inchaço, sangramento, dores de cabeça e dores nos seios. Estes são os mais comuns, o que não quer dizer que o medicamento não esteja fazendo efeito. Mas se os efeitos colaterais forem muito intensos, há ai um sinal claro que o anticoncepcional não está sendo bacana para o seu corpo, e por isso você deve considerar uma troca urgentemente.

Avalie também se há corrimento ou ausência dele em grande escala. Há na região genital feminina uma lubrificação interna natural. Se ela não existe, considere mudar de medicamento também.

Elimine até 6kg nos primeiros 14 dias!


Elimine até 6kg nos primeiros 14 dias!
Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook

229 respostas para “Como sei que este é o anticoncepcional certo para mim?”

  1. Olá, gostaria de uma dica.
    Meu primeiro anticoncepcional que tomei foi o Ciclo 21 por quase 3 anos, comecei por causa do tratamento e depois continuei por prevenção, não sentia nada não perdia vontades, parei de tomar pro meu organismo respirar. Depois de um tempo tentei umas 3 adaptaçoes mas não deu certo, inchava, dava stress, fome. Já tentei adaptação até com hormônio naturais (como informado pelo médico). Gostaria de saber se posso usar o 21 de novo pq senti que meu corpo adaptou muito… Mas o médico disse que é forte, mais creio que meu corpo adapta por fortes por eu ter muito hormônio.
    Obrigada desde já

  2. Boa noite ganhei bebê a 10 meses e de uns três meses pra cá tenho tido escapes diários começou vindo um dia na semana e foi aumentando hoje vem todo dia e a quantidade do sangramento também está aumentando, junto disso veio tonturas ,fortes dores de cabeça , náusea e cólicas .Fiz uma eco traz deu tudo ok só um mioma intramural de 0,6cm que eu já sabia que tinha o médico ia me dar anticoncepcional de 6 em 6 horas e desistiu pq eu amamento e o leite ia secar .Agora to aguardando encaminhamento pro ginecologista (faço uso do microvlar com uso continuo nunca paro de tomar já usava ele antes de engravidar só parei pra mim engravidar mesmo)!Não aguento mais ficar sangrando sou casada ta interferindo na minha vida sexual o que pode ser?

  3. Bom dia , tomo a injeção Perlutan a 3 meses , tô sentindo queimação no estômago , enjôo , dores de cabeça e tontura . Esse mês minha menstruação veio só uma borra marrom . Pode ser a injeção q está me fazendo mal ? Ou gravidez ?

  4. Olá Gente.
    Meu Nome é Suzanne, Tenho 19 Anos.
    A 1 Mês comecei Tomar a Injecao Perlutan, Mais perde muito quilo com isso.
    Tem SOP, Queria Saber Se Posso Começar a Tomar o Selene. Porque Ler Que Esse Anticocepcional é Como Um Tratamento Pra Isso.
    Mais Estou Com Medo De Emagrecer Mais ..Alguem Pode Mim Ajudar ? Era Pra Mim Tomar Á segunda Dose da injecao hoje dia 27/04. Mais Não Quis Tomar..

  5. Gente, eu tenho 16anos e nunca tomei anticoncepcional, será que eu poderia começar a tomar o Yaz. O motivo seria para amenizar o fluxo menstrual! Me ajude respondam por favor

  6. Tomo tâmisa 30 a uns dois anos, e ultimamente estou tendo cólicas,dor nos seios e sangramento de escape por um dia,e sinal que o anticoncepcional não ta fazendo efeito?

  7. Tomo anticoncepcional iume a 6 meses e tenho muco gelatinoso no periodo fertil e antes de mestruar tbm parecendo creme isso e normal o anticoncepcional ta fazendo efeito ??

  8. Olá, tenho 17 anos e nunca tomei nenhum anticoncepcional. Irei viajar e queria pular minha menstruação pra poder entrar na água sem problemas. Qual anticoncepcional é indicado para mim?

  9. Boa noite, eu tomo Selene , só que não procurei medico nenhum, já sou mãe meu bebê tem 6 meses foi por que eu quis, voltei a usar o anticoncepcional a uns 3 ou 4 meses
    só que estou com medo de não esta fazendo efeito, pois transo sem camisinha, e não posso e não quero outro filho agora, queria muito saber como sei que não esta fazendo efeito como disse acima, não sinto nada enjoo, dor de cabeça , meu sangramento vem certo, não tenho inchaço nada disso ….
    Devo procurar um ginecologista assim mesmo ?

  10. Oii tenho 17 anos e queria começar a tomar um anticoncepcional , qual seria o mais indicado pra mim? E quando posso começar a tomar ?
    Não achei perguntas e respostas por favor me mande por e-mail

  11. Estou a 2 mês tomando a injeção mesygina a cada 10 dias tenho um escarpe que Dura 3 dias sem dor só mesmo o sangramento ?fora a menstruação . Gostaria de saber se a normal ?fui ao ginecologista e ela disse q tenho q esperar meu organismo de adaptar

  12. Olá, no ano de 2013 descobri que tinha SOP (síndrome dos ovários policísticos), então o ginecologista me receitou SELENE, tomei por 2 anos e meio e segundo os exames de USTV, SELENE fez com que os cistos desaparececem e o tamanho dos ovários voltassem ao normal. Só que eu não estava me sentindo mais confortável com o uso de SELENE, tentei agendar consulta na UBS aqui perto de casa e não tinha vaga. Não quero engravidar, mudei para PRIMERA 30, não tenho escapes e nenhum outro problema. Minha dúvida é, será que tem risco dos cistos nos ovários voltarem porque troquei de anticoncepcional? Obrigada!

  13. Comentário oi gostaria de saber se e normal tomo o ciclo 21 faz 5 meses minha mentruaçao vem bastante e engordo 4 quilos qdo tomo o anticoncipicional durando a pausa perco peso aguardo a resposta

  14. Olá tenho ebdonetriose a 11 anos, eu tomo elani 28 ja fazem uns 3 anos E já tive 4 escapes nesse ano. Sem contar que pg 47, 00.
    poderia mudar para qual. Acabo a cartela em 4 dias. Ouvi mto bem do nactali . Teria mais alguma outra opção ? Daí é só emendar uma na outra? Obrigada

  15. Olá
    Tomei desogestrel por um ano, foi muito bom, mas tive muitas espinhas doloridas no rosto, fiquei com a pele bem oleosa então parei, uso preservativo gostaria d tomar outro qual poderia ser o melhor mais de 28 dias

  16. Oi boa noite tenho 21 anos e minha duvida é ja tomei injeção contracept trimestral agora mudei pra mensal a perlutan mais estou tendo escapes o mes inteiro queria que vc me indicasse um anticoncepcional bom obrigada !

  17. Oi, tomo o ciclo 21 a quase dois anos e nunca tive problema, mas no mês passado veio um “escape” uma semana antes da menstruação. Devo trocar? Qual seria o mais indicado?
    Abraços, obrigada.

  18. Olá estava tomando a 2 anos o cerezette mais comecei a menstruar e não estou me sentindo bem quero voltar a tomas o diclin que tomava anteriormente ao cerezette como faço para começar ??? Já parei com o cerezette a dois dias tenho que esperar a menstruação ou devo começar no 7 dias??

  19. Valdelice
    09 de Outubro de 2015.
    Oi , eu tomei cerazett por 2 anos e meio , parei em 7 de agosto menstruei em 8/9 , gostaria
    de saber se ´posso tomar outro que não seja uso continuo.
    Aguardo resposta .
    Grata: Valdelice.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *