Coletor menstrual – Como usar? Vale a pena?


Na onda do ecologicamente correto, algumas empresas lançaram no mercado o coletor menstrual e estão investindo pesado no marketing. Apesar de não ter uma aparência convidativa, as usuárias dizem ser super confortável, além disso, é mais econômico e apresenta baixo risco de infecção. Apesar do assunto ser um tabu entre muitas mulheres, o coletor menstrual existe desde a década de 30 e atualmente, vem ganhando muitas adeptas.

O que é o coletor menstrual?

Coletor menstrual é, basicamente, um copinho maleável, de silicone hipoalérgico e antibacteriano que coleta a menstruação. Por ser de silicone, o coletor é ajustável ao corpo e diferente do absorvente interno, que é inserido no fundo da vagina, é colocado na entrada da vagina.
Apesar das maiorias das marcas disponibilizarem apenas 2 tamanhos de coletor, um para quem já teve filho e um para quem ainda não teve, existe marcas que oferecem até quatro tamanhos diferentes.
 

Benefícios do coletor menstrual

Mais durabilidade e economia. Se higienizados corretamente, duram entre cinco e dez anos;
Sem odores fortes e desagradáveis. Como o sangue não entra me contato com o algodão ou oxigênio o cheiro é bem menor;
Pode ser usado a noite e durante as atividades físicas;
Ajuda a diminuir os riscos de infecção;
Pode ser usado por até 12 horas;
Não atrapalha na hora de fazer xixi;
Se colocado da maneira correta é mais confortável que os outros tipos de absorventes;
Não interfere na lubrificação vaginal;
Não altera o PH da vagina;
O coletor é hipoalergênico;
Oferece mais conforto e praticidade.

Pontos negativos do coletor menstrual

Pode incomodar nas primeiras vezes  de uso, ou se a mulher não conseguir colocar corretamente;
Tem risco de vazamento, assim como os demais absorventes, caso o fluxo seja muito intenso e o coletor não esteja encaixado da maneira correta;
Alguns ginecologistas não recomendam, pois acham anti-higiênico reutilizar o coletor;
Algumas mulheres podem ter dificuldade em achar o coletor ideal, eles não possuem muitas variedades de formato e tamanho;
Pode ser um investimento um pouco elevado devido a dificuldade de achar o coletor ideal, precisando comprar vários até encontrar o que se adapte melhor ao corpo;
Ainda não é de fácil acesso, não é encontrado em qualquer farmácia;
O esvaziamento em banheiro público pode ser um problema.

Como usar o coletor menstrual?

As primeiras vezes podem ser mais difíceis de usar, pela falta de prática e o costume do absorvente interno, mas assim que aprender, colocar o coletor menstrual será bem fácil e rápido. Uma dica é utilizar um espelhinho para ajudar na hora de colocar.
O coletor é feito de silicone, material maleável. Para colocá-lo, basta dobrar o coletor e introduzi-lo na vagina.  Diferente do absorvente interno, ele não precisa ser empurrado até o fundo da vagina.
 
É importante ler o manual que vem junto com o coletor, lá constam todas as informações importantes de como usar o coletor, inclusive uma informação bem relevante sobre a maneira de introduzir o coletor, que deve ser inserido empurrando para trás e não para cima, Só precisa colocar o coletor todo, ele vai abrir e fazer um barulhinho, o que indica que foi colocado corretamente.
Pronto. Agora só esperar a hora de esvaziar.

Como dobrar o coletor menstrual – passo a passo com fotos

Passo 1 -Com a mão e coletor já higienizados
 
Passo 2 – Aperto o coletor no meio 
 
Passo 3 – Dobre ao meio mais uma vez 
 
Passo 4 – Ele deve ficar como na imagem. Dessa maneira estará pronto para ser inserido na vagina. 

Como saber se o coletor está na posição correta?

Para saber se o coletor foi colocado corretamente, a dica é passar a ponta dos dedo ao redor da base do coletor, já inserido, e verificar se existem dobras.

Outra forma de identificar se o coletor está posicionado corretamente é segurar na haste (cabinho) e fazer um giro completo. Se conseguir sem dificuldade, está da maneira correta. 

Executar movimentos como sentar e levantar, também pode ser uma maneira de analisar se o coletor está no lugar certo, caso não sinta nenhum incomodo, está tudo certo.

A haste (cabinho) do coletor menstrual deve ser cortado?

Dependendo da marca do coletor menstrual e da altura do colo uterino,  existirá a necessidade ou não de cortar o cabinho do coletor. Nesse caso, se for cortar, é imprescindível que o cabo  não seja cortado por completo, ou fique muito pequeno. Pois isso pode dificultar a retirada. Se cortado, deve ser lixado para que não fique nada pontiagudo que possa machucar a vagina.

Outra solução é aproveitar a maleabilidade do coletor e virá-lo do avesso e colocar o cabinho para dentro do copo.  

De quanto em quanto tempo o coletor deve ser esvaziado?

Cada mulher tem um fluxo menstrual diferente. Umas mais e outras menos, por isso o tempo pode variar. Em mulheres com fluxo mais intenso, é indicado esvaziar o coletor a cada 6 horas.
Caso o fluxo seja mais fraco ou normal, pode levar até 12 horas para esvaziar o coletor.

Como tirar o coletor menstrual?

É bem simples, basta pressionar um pouco a base do coletor para que haja entrada de ar, e puxar delicadamente o coletor pelo cabinho e pronto. Caso sinta dificuldade por conta do vácuo que o coletor proporciona, agache na posição de cócoras, aperte um pouco a base do coletor e puxe .  O coletor sairá sem problemas.

Como higienizar o coletor menstrual?

Toda vez que o coletor é esvaziado, ele deve ser higienizado com água fria e sabão neutro, antes de ser recolocado. Ao final do ciclo, o ideal é lavar com água fervente.

Quanto custa e onde comprar o coletor menstrual

 

Os preços variam muito, para comprar coletor menstrual irá custar entre R$ 49,00, um coletor, até R$ 99,00, uma caixinha com 2 coletores. Essa variação é de acordo a marca e onde é vendido. Os melhores preços são encontrados nas lojas virtuais, mas é interessante ficar de olho no valor do frete, o que pode tornar a compra mais cara. Além de serem vendidos na internet, os coletores são encontrados em farmácias e até mesmo loja de departamento como Americanas e Lebiscuit.
 
 
É importante lembra que o coletor é e uso pessoal e intransferível, por isso só deve ser usado por uma única mulher.

Elimine até 6kg nos primeiros 14 dias!


Elimine até 6kg nos primeiros 14 dias!
Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *