Até quanto tempo depois da relação posso tomar a pilula do dia seguinte?

A pilula do dia seguinte é um dos métodos mais populares de combate à uma gravidez. É uma método contraceptivo de emergência, com base hormonal, pode evitar uma gravidez quando nem a camisinha e nem o anticoncepcional tradicional ou o DIU foram usados. Ela não evita as doenças sexualmente transmissíveis, mas pode ser de grande ajuda.

Uma das maiores dúvidas é se a pílula do dia seguinte é realmente eficiente e depois de quanto tempo pode ser tomada e fazer efeito. O ideal é sempre tomar o mais próximo possível de sua relação sexual. Os laboratórios informam na bula que ingerindo até 12 horas ela tem efeito de mais de 90%, mas quanto mais cedo ela for tomada, melhor. Acima de 12 horas, o medicamento tem um efeito reduzido para apenas 88%.

Há duas versões da pílula do dia seguinte. Uma com comprimido de dosagem única e outra com dois comprimidos, um para cada 12 horas. Ambas são de igual eficiência se usados corretamente. Pode-se comprar o medicamento em qualquer farmácia, mas diversos postos de saúde em todo o Brasil já fornecem o produto gratuitamente. O preço por unidade é de R$ 20 em média, mas há variantes de acordo com a marca.

Depois que tomar a pílula, espere a menstruação vir para só depois começar a tomar seu anticoncepcional normalmente. O fluxo deve vir bem mais intenso por conta da pílula do seguinte, mas deve se regularizar com a ajuda do anticoncepcional.

Quem não pode tomar a pílula do dia seguinte?

Mesmo sendo vendida sem receita médica, é indicado que pessoas com distúrbios metabólicos como insuficiência hepática e tromboembolismo. É sempre importante conversar com seu médico antes, principalmente em caso de histórico médico de trombose. Por mais que um produto seja vendido sem a necessidade de receituário médico, todos os devidos cuidados devem ser tomados.

 

Elimine até 6kg nos primeiros 14 dias!


Elimine até 6kg nos primeiros 14 dias!
Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook

13 respostas para “Até quanto tempo depois da relação posso tomar a pilula do dia seguinte?”

  1. Tive relação sem camisinha, mas ele não gozou dentro, mas logo após a relação eu pedi pra ele parar na farmácia pra comprarmos o remédio (neodia) mas mesmo assim estou com medo, minha menstruação é desregular, mas sempre vem 25, 27, ou 28.

  2. Minha esposa tava no dia fertil e a camisinha estorou ae comprei a pilula e dei ela umas meia horas depois corre o risco dela engravidar msm tomando a pilula

  3. minha mmenstruação desceu dia 10 de junho. No dia 26 tive relação e no dia 27 tomei a pilula do dia seguinte. E ate agora minha menstruação nao desceu. Isso é normal ? Estou muito preocupada

  4. Tive relação depois que minha menstruação parou sem camisinha e tomei anticoncepcional depois de 9horas da relação fiquei em com dúvida se estou grávida e tomei neodia 3 dias depois e agora sinto sintomas de gravidez

  5. Tive relação sexual e o preservativo rompeu. Menstruei no dia 22 e meu ciclo é regular. Corre algum risco de engravidar? Até qtas hrs posso ingerir a pílula do dia seguinte?
    Grata.

  6. Sei que o risco de gravidez quando se estar em um dia fértil de médio risco de gravidez é perigoso. Mais se tomar a pílula do dos seguinte tem chance de gravidez ?

  7. Como estava desprotegida, fiz no dia 17/07 sexo oral com contato muito rápido do pênis na vagina (sem penetração) e por precaução tomei o poslov, sendo que 72 horas após o ato…Algum risco? (menstruei no dia 30/07 quando iniciei o uso do Femiane, mas minha menstruação que estava vindo com fluxo moderado, veio quase nada e muito grosso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *