Anticoncepcional Stezza – Benefícios, efeitos e mais

Stezza é um anticoncepcional utilizado para prevenir a gravidez indesejada. Assim como outros anticoncepcionais hormonais, não protege contra infecção por HIV (AIDS) ou qualquer outra doença sexualmente transmissível.
A cartela de Stezza contém 28 comprimidos: 24 comprimidos brancos com as substâncias ativas (números 1-24) e 4 comprimidos amarelos sem substâncias ativas (números 25-28).

Benefícios anticoncepcional Stezza

Prevenir a gravidez;

Efeitos colaterais anticoncepcional Stezza

Acneanticoncepaional-stezza
Alterações de ciclo menstrual;
Diminuição/perda de interesse por sexo;
Alterações de humor;
Dor de cabeça ou enxaqueca;
Sensação de enjoo;
Dor/desconforto/sensibilidade nas mamas;
Dor pélvica, desconforto pélvico;
Ganho de peso;
Retenção hídrica;
Sensação de peso nos membros;
Olho seco, intolerância a lentes de contato;
Boca seca.

Como tomar o anticoncepcional Stezza

Comece a tomar Stezza no primeiro dia do seu ciclo (ou seja, no primeiro dia de menstruação).
Stezza começa a agir imediatamente. Não é necessário usar outro método anticoncepcional. Você também pode iniciar entre o 2º e 5º dia do seu ciclo, mas nesse caso certifique-se de usar um método anticoncepcional adicional (método de barreira) durante os primeiros 7 dias de tratamento no primeiro ciclo.
Cada vez que iniciar uma nova cartela de Stezza, tome o comprimido branco ativo de número 1 no canto esquerdo superior (veja ‘Início’). Escolha entre os 7 adesivos com indicadores de dias aquele na coluna cinza correspondente ao seu dia de início do tratamento. Por exemplo, se você começar
em uma quarta-feira, utilize o adesivo que começa com ‘QUA’. Cole-o na cartela, logo acima da fileira de comprimidos brancos ativos onde se lê ‘Cole a etiqueta aqui’. Isto possibilitará que você verifique se tomou o comprimido diário. Tome um comprimido por dia aproximadamente no mesmo horário, com um pouco de água se necessário. Siga a direção das setas da cartela, de forma que você use os comprimidos brancos ativos primeiro e depois os comprimidos amarelos de placebo.
Sua menstruação deverá iniciar durante os 4 dias em que estiver tomando os comprimidos amarelos de placebo (chamada de sangramento de privação). Em geral, ela se inicia 2-3 dias após o último comprimido branco ativo e pode não terminar antes de você começar a nova cartela. Comece a tomar sua próxima cartela imediatamente após o último comprimido amarelo, mesmo se sua menstruação não tenha acabado.

Contraindicações

Este medicamento é contraindicado para uso por mulheres que tiveram ou tem:

Coágulo sanguíneo em um vaso sanguíneo (trombose venosa) das pernas,pulmões (embolia pulmonar) ou outros órgãos;
Ataque cardíaco ou derrame;
Doença que possa aumentar o risco de um coágulo nas artérias;
Diabetes;
Pressão arterial muito elevada;
aumento no colesterol ou triglicérides;
Distúrbio que afete a coagulação do sangue;
Enxaqueca chamada de ‘enxaqueca com aura’;
Inflamação do pâncreas (pancreatite) associada a altas concentrações de gordura no sangue;
Doença hepática grave e seu fígado ainda não estiver funcionando normalment;
Tumor benigno ou maligno no fígado;
Câncer de mama ou dos órgãos genitais;
Se for alérgica ao estradiol ou ao acetato de nomegestrol, ou a qualquer um dos outros ingredientes de Stezza.
Esse medicamento também é contraindicado nos casos de suspeita e/ou confirmação de garvidez e durante o período de lactação.

Bula

Para visualizar a bula baixe acesse o arquivo me PDF:

Bula Stezza

Composição do anticoncepcional Stezza

O stezza contém 24 comprimidos brancos, que contém 2,5 mg de acetato de nomegestrol + 1,5 mg de estradiol (como hemiidratado) + Excipientes: lactose monoidratada, celulose microcristalina, crospovidona, talco, estearato de magnésio, sílica coloidal anidra, álcool polivinílico, dióxido de titânio e macrogol.
Cada comprimido revestido amarelo contém excipientes: lactose monoidratada, celulose microcristalina, crospovidona, talco, estearato de magnésio, sílica coloidal anidra, álcool polivinílico, dióxido de titânio, macrogol, óxido de ferro amarelo e óxido de ferro preto.

Quais são os preços do anticoncepcional Stezza?

O anticoncepcional Stezza é encontrado nas farmácias físicas e virtuais, com preços em torno de R$ 35,00.

Dúvidas e relatos sobre o uso do anticoncepcional Stezza.

Gostaria de tirar as suas dúvidas ou relatar algo sobre o anticoncepcional? Deixe um comentário nos informando a sua dúvida para que possamos tirá-las ou conte-nos a sua experiência.

Elimine até 6kg nos primeiros 14 dias!


Elimine até 6kg nos primeiros 14 dias!
Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook

849 respostas para “Anticoncepcional Stezza – Benefícios, efeitos e mais”

  1. Ontem (dia 29) acabei a segunda cartela do anticoncepcional stezza (corretamente todos os dias, nunca esqueci ou atrasei mais de 12h) e a menstruação nao veio. Tive relações desprotegidas (dia 19) porem com coito interrompido. Nas outras cartelas a menstruacao veio normal. Pelo fato da menstruação não ter vindo esse mês corro o risco de estar gravida?

  2. tomo stezza a mais de 10 meses. mes passado minha menstruação nao veio (tive relações sexuais desprotegidas), apenas no último dia veio aquela borra de café e bem pouco. comecei minha cartela normal pois ja tinha ocorrido de nao ter descido outras vezes, só que nessa nao desceu também, fiz o teste e deu negativo. é normal?????

  3. Minha médica me indicou STEZZA estou no final da primeira cartela, tomei ontem à noite o primeiro comprimido amarelo e hoje (tenho que tomar o segundo amarelo) acordei com fortes dores no estômago, enjoo e cólica. Além disso minha menstruação ainda não desceu.
    Isso pode ser efeito do anticoncepcional stezza?

  4. Olá bom dia! Eu tomo cerazette porém estou sangrando a mais de 20 dia direto. Se eu começara tomar o stezza sera que esse sangramento para e fica regular a menstruaçao ?

  5. Minha médica receitou esse anticoncepcional, mas lendo os comentários fiquei assustada. Estou pensando em manter o que já estou tomando há anos. Assustada com os comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *