Anticoncepcional pode ser usado estando grávida?

A pílula anticoncepcional surgiu com objetivo de prevenir uma gravidez indesejada, porém com o passar do tempo foram descobertos outros benefícios da pílula. Hoje a pílula anticoncepcional é usada para tratar doenças como miomas e cistos, previne o câncer de útero, minimiza os efeitos da TPM e colabora com os cabelos e pele. Por esse motivo, muitas mulheres mesmo estando grávidas gostariam de continuar tomando suas pílulas anticoncepcionais, mas isso é não bom para o feto.

Há pílulas anticoncepcionais formadas por progesterona e estrogênio e outras apenas por progesterona. Essas últimas  não oferecem riscos ao bebê se usadas no início da gravidez, porém é recomendado que seu uso não ultrapasse os dois meses. O principal problema causado pelo uso da pílula anticoncepcional durante a gravidez está relacionado a formação dos órgãos sexuais do bebê.

Os hormônios das mães precisam estar regulados no momento da formação anticoncepcionaldo bebê. Caso estejam desequilibrados, o bebê pode ganhar características mistas ou acabar com problemas mais sérios com órgão sexual de um sexo e aparência de outro. Por isso todo cuidado é pouco.

Portanto, os riscos são muito grandes caso você insista em continuar tomando a pílula anticoncepcional por muito tempo. Os hormônios contidos na pílula anticoncepcional irão afetar a formação do feto e seus órgão sexuais. Isso acontece normalmente entre o segundo e o terceiro mês de gestação.

Para quem utiliza outros métodos anticoncepcionais também a base de hormônios (como a injeção de progesterona, adesivos, implantes e outros) a chance de continuar usando o contraceptivo sem saber da gravidez é quase nula, esse tipo de método é mais regular. E quando o assunto é a pílula do dia seguinte, caso a gravidez já esteja em fase avançada, não há risco nenhum para o bebê. Mas ainda assim é preciso ter cuidado e sempre que houver dúvidas ou sentir algo, procure um médico.

Elimine até 6kg nos primeiros 14 dias!


Elimine até 6kg nos primeiros 14 dias!
Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook

12 respostas para “Anticoncepcional pode ser usado estando grávida?”

  1. Terminei uma cartela de microvilar e inicie uma outra por 6 dias ate 31 de outubro aí dei a pausa.
    No dia 10/11 tive relação sem proteção e no dia seguinte tomei a pirula do dia seguinte mas ainda não tive o sangramento??? Corro risco?

  2. Oi tomo o anticoncepcional Elô e esse mês quando acabou a cartela na pausa fiz sexo sem camisinha e minha menstruação não veio como vem das outras vezes posso estar grávida. ?

  3. Tomei a pílula do dia seguinte sem saber que estava geavidavpor duas vez durante a gestação descibri que estava gravida com quase 11 semanas pode ter causado algum mal ao bebê esse uso execivo?

  4. Olá, então eu tive em Setembro uma ciclo menstrual desregulado, minha menstruação veio 17 dias seguidos, no entanto entre o 13/14 dia ouve uma pausa, nesse intervalo de tempo tive relações sexuais sem camisinha, porém o não ouve penetração. No 15 dia minha menstruação voltou a descer. No mês seguinte, ela atrasou, e veio apenas 3 seguidos. Com isso, comecei a tomar o anticoncepcional, será que existe a possibilidade de eu estar grávida e ter confundido a possível menstruação com um sangramento que ocorre no inicio da gravidez ou é apenas paranoia?

  5. Tive relação no segundo dia da minha mestruacao a primeira vez fiz sem camisinha so q foi bem rápido já na segunda vez foi com camisinha, mais mesmo assim estou com medo como de costume minha mestruacao vem tres dias..no domingo quando tive relacao fou o segundo dia continiou vindo na segunda e terça estava vindo só o restante
    ….será q eu posso está gravida?

  6. Comecei tomar anticoncepcional diane 35, tomei duas pílulas e passei muito mal e interrompi a cartela. Minha menstruação veio de novo, isso é normal? Se tivesse engravidado essa menstruação viria ou não?

  7. Bom dia! Estou muito nervosa. Tomo anticoncepcional faz 18 anos. Ja troquei varias vezes agora faz uns 4 anos q tomo belara. Mês passado a minha menstruação desceu faltando um comprimido pra terminar a cartela e veio muito quase uma semana pq fiz um tratamento e tomei antibióticos e lisador. Esse mes de junho tomei todos os comprimidos no mesmo horário e dei a pausa de 7 dias mas não desceu a menstruação. Tenho 36 anos estou bem acima do peso e tomo remédio para tireoide e sou muito ansiosa. Eu posso estar grávida?

  8. olá, tomo femina. mas na pausa desse mês não desceu minha menstruação. Já recomecei a nova cartela. Meu médico disse que era normal, pois tomei tudo direitinho e sempre no mesmo horário. tem algum perigo? aguardo respostas.

    1. Carla, sim, pode acontecer. Contudo, se você tiver usado medicamentos que cortam o efeito do anti, como antibióticos, a gravidez pode acontecer. Se não, não ter sangramento é também comum.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *