Anticoncepcional Lydian – Benefícios, efeitos e mais

O Lydian, apesar de funcionar como contraceptivo oral, não deve ser utilizado exclusivamente para esse fim. Pois, é indicado para o tratamento de doenças relacionadas aos hormônios andrógenos na mulher, tais como a acne, hirsutismo, síndrome de ovários policísticos e etc.

O Lydian é considerado um medicamento de baixa dosagem, devido a pequena quantidade e hormônio presente em sua fórmula.

Benefícios do Anticoncepcional Lydian

Tratamento da síndrome de ovários policísticos (SOP);
Tratamento da Acne (acne papulopustulosa, acne nodulocística);
Reduz os quadros de seborreia;
Tratamento de hirutismo;
Redução do fluxo menstrual;
Redução dos quadros de cólicas menstruais;
Previne a gravidez.

Efeitos colaterais do anticoncepcional Lydian

Náuseas;
Alterações no peso corporal;
Cefaleia e enxaqueca;
Aterações no humor;
Hipersensibilidade, secreção e dor nas mamas;
Alterações na libido;
Võmitos;
Erupções cutêneas.

Como tomar o Anticoncepcional Lydian

O primeiro comprimido de Lydian deve ser ingerido nas primeiras 24 horas da menstruação. A cartela de Lydian vem com 21 comprimidos revestidos. No verso da cartela está indicado o dia da semana no qual cada comprimido revestido deve ser ingerido.

Tome um comprimido revestido por dia, aproximadamente à mesma hora, com água se necessário. Siga a direção das flechas, seguindo a ordem dos dias da semana, até que tenha tomado todos os 21 comprimidos revestidos.

Terminados os comprimidos revestidos da cartela, realize uma pausa de 7 dias e comece a nova cartela no oitavo dia da pausa.

Contra indicações do Anticoncepcional Lydian

Este medicamento não deve ser utilizado por homens;
Não deve ser utilizado por mulheres com histórico atual ou anterior:
Trombose, embolia pulmonar, ou coágolo em qualquer parte do corpo;
Ataque cardíaco ou derrame cerebral;
Doenças que podem ser sinal indicativo de ataque cardíaco ou de um derrame
Com um alto risco para formação de coágulos arteriais ou venosos
Certo tipo de enxaqueca acompanhada por sintomas neurológicos focais tais como sintomas visuais, dificuldades para falar, fraqueza ou adormecimento em qualquer parte do corpo;
Diabetes mellitus com lesão de vasos sanguíneos;
Doença do fígado e enquanto seu fígado ainda não voltou a funcionar normalmente;
Câncer que pode se desenvolver sob a influência de hormônios sexuais;
Tumor no fígado (benigno ou maligno);
Presença de sangramento vaginal sem explicação;
Se estiver usando contraceptivo hormonal;
Ocorrência ou suspeita de gravidez;
Durante a amamentação;
Alergia a qualquer um dos componentes da fórmula.

Bula do Anticoncepcional Lydian

Para acessar a bula do Anticoncepcional Lydian, acesse o link, e baixe o arquivo me pdf:

Bula Lydian

Composição do Anticoncepcional Lydian

Cada comprimido revestido de Lydian contém 2mg de acetato de ciproterona e 0,035 de etinilestradiol.
Os excipientes são amido, povidona, laurilsulfato de sódio, lactose monoidratada, croscarmelose sódica, ácido esteárico, álcool polivinílico, macrogol, talco, dióxido de titânio, óxido de ferro amarelo, óxido de ferro vermelho.

Preços – Quanto custa do Anticoncepcional Lydian

Cada caixa de Anticoncepcional Lydian, pode ser encontrada nas farmácias virtuais e físicas, com preços que variam entre R$12,78 e R$19,55.

Dúvidas e relatos sobre o uso do anticoncepcional Lydian

Gostaria de tirar as suas dúvidas ou relatar algo sobre o anticoncepcional? Deixe um comentário nos informando a sua dúvida para que possamos tirá-las ou conte-nos a sua experiência.

107 Replies to “Anticoncepcional Lydian – Benefícios, efeitos e mais”

  1. Olá, utilizo o anticoncepcional lydian à 4 meses, estou percebendo o aumento dos meus seios. Gostaria de saber, se irá continuar a crescer com a utilização do medicamento ou devo parar de tomar para impedir que cresça mais?

  2. Faço uso a 1 ano e meio para o tratamento contra acne, meu rosto melhorou 99%, a minha dermatologista depois de vários tratamentos pediu para que fosse ao ginicologista atras de um anticoncepcional, ele me indicou esse é até hoje sou agradecida!!
    Antes não ficava sem maquiagem por vergonha do meu rosto, hoje vivo saindo sem make e sou muito feliz!!! É muito importante passar com quem entende 😉

  3. Olá , estou tomando Lydian há 6 meses certinho não me deu nenhuma reação mas faz mais ou menos 1 semana que esta me dando tontura ,nauseas . Será que há possibilidade de engravidar mesmo tomando o Lydian?

  4. Tou usando esse anticoncepcional Lydian como um tratamento pra regular minha menstruacão durante 3 meses
    Já estou com 4 meses q estou usando ele, como um contraceptivo para não engravidar, Posso usar esse anticoncepcional Lydian como um contraceptivo para não engravidar depois do tratamento de 3 meses?

  5. Comecei a tomar o anticoncepcional uma semana só que tive troca de horário de 10 horas da noite para meio-dia e tive relações posso engravidar por causa dessa troca de horário

  6. Olá, meu GO Me Passou O Anticoncepcional lydian por 6 Meses, ele disse que eu estava com problema hormonal, mas não disse qual, Depois desse tratamento de 6 meses vou poder engravidar?

  7. Olá . Comecei a tomar o Lydia tem 2 semanas indicado por minha médica , pelo fato que o outro que tomava me causava enjoou. Até o momento não senti nenhum efeito colateral. Em relação a alteração de peso , engorda muito ou vária de mulher para mulher ? Essa alteração pode ser para redução do peso também? Obg

  8. Boa Noite, Eu estou tomando o Lydian já tem 4 meses, no primeiro mês não senti nada, mais agora já no 4 mês estou sentindo dor de cabeça, aparecendo acnes, sendo que o médico que passou disse que diminuía as espinhas , realmente nos primeiros meses diminuirão, estou sentindo minha barriga mais enxada ,pernas doendo, muito sono e cansada,meus seios estão enxado , gostaria de saber se é efeito colateral do anticoncepcional ou é gravidez , eu perdi bebe 4 meses atras, não sabia que estava gravida e acabei tomando remédio errado, gostaria de saber se é efeito colateral do remédio, desde já agradeço.

  9. Boa noite, meu GO receitou o lydian a 11 meses em setembro de 2016 e nesse mês faz 3 semanas que sinto dor de cabeça, mas ela é fraca as vezes é prolongada e as vezes não, tem dias que eu não sinto dor de cabeça é uma dorzinha chata mas não forte, gostaria de saber se é enxaqueca e o que eu devo fazer. Obrigada.

  10. Posso usar Lydian para sempre, ou vou ter que mudar o anticoncepcional após os 6 meses de tratamento que a Gine indicou? Não é errado ficar trocando anticoncepcional? Por ser de baixa dosagem, Lydian pode ser considerado fraco para evitar gravidez?

  11. Nunca tomei anticoncepcional e comecei com o Lydian na segunda feira. Estou preocupada em relação a trombose, nunca fui ao ginecologista e comecei a tomar por conta própria. Meu medo é porque minha menstruação vem sempre com muitos coágulos… o Lydian vai corrigir isso ou piorar?

  12. Oi minha.go me receitou lydian para o tratamento micropolicistico mas não tem.condicoes de eu continuar com o remédio tomei 5 comprimidos e tô sentindo muito enjoos e ficando muito tonta e dor nos seios isso e normal pq.ja sou magra tenho medo de emagrecer mais ainda pq não consigo nem sentir cheiro de comida que eu passo mal

  13. Tomo o Lydian a 7meses sendo que esse mes de julho de 2017 a pausa foi estendida tinha parado dia 12/07 e ate a data de hj nao tomei e no ultimo final de semana transei sem camisinha e era o enceramento da mestruaçao sendo que meu companheiro ejaculou 3 vezes sera que posso engravidar??

  14. Olá, faz 5 dias que comecei a tomar Lydian, estou tomando todos os dias, mais tem uns 2 dias mais ou menos q passei um pouco do horário coisa de 10/ 20 minutos. Caso eu tenha relações desprotegida, esses atrasos podem afetar na eficácia do remédio, depois do 15 dia quando ele realmente começa fazer efeito ?

  15. Bom dia
    Estou tomando lydian ha 6 meses e agora comecei a reparar uma veias azuladas na altura do torax, seios e braços. Sou muito clara. Isso é normal?

  16. Tenho ovarios micropolicisticos e minha gineco recomendou o Lydian. Estou tomando ha duas semanas mais ou menos e o única coisa positiva que vi foi o alivio da cólica. Quando minha menstruaçao acabou comecei a sentir muito efeito colateral, como fisgadas no pé direito que se estendeu pra um formigamento constante ate o joelho, pontadas no peito e dor no coração, dores de cabeça, nos olhos e muito alteração de humor. É normal? Quando tempo pro corpo se adaptar? Sei que cada organismo de um jeito mas tenho medo de ter trombose.

  17. Boa tarde. Então faz 2 meses que comecei a tomar lydian pela primeira vez e desde então não paro mais de menstruar o que pode ser? E como faço para parar, pois me incomoda porque ta vindo muito.
    obrigada

    1. Provavelmente seja efeito colateral que irá se normalizar com o tempo de uso. Você pode solicitar a sue médico a prescrição de outra medicação para substituir.

  18. No dia 11 de junho tive relações e com 5 dias depois minha menstruação veio, Tomei o lydian no dia 16 de junho e terminei no dia 7 desse mês de julho estou no 3 dia da pausa e ainda não veio minha menstruação posso esta gravida? e outra a médica mim passou por três meses para regularizar a menstruação q vinha duas vezes ao mês e normalizou, eu queria saber se eu posso usar ele como um contraceptivo para evitar gravidez, posso usar ele normalmente para evitar gravidez ou não?

  19. No dia 11 de junho tive relações e com 5 dias depois minha menstruação veio, Tomei o lydian no dia 16 de junho e terminei no dia 7 desse mês de julho estou no 3 dia da pausa e ainda não veio minha menstruação posso esta gravida? e outra a médica mim passou por três meses para regularizar a menstruação q vinha duas vezes ao mês e normalizou, eu queria saber se eu posso usar ele como um contraceptivo para evitar gravidez, posso usar ele normalmente para evitar gravidez ou não?

  20. Tinha fortes enxaquecas(de vomitar tudo q comia) e nenhum anticoncepcional adiantava, então minha ginecologista disse q esse seria a última tentativa de anticoncepcional via oral, e ele resolveu só me dá perto do período menstrual, uso a mais de ano. Eu posso continuar usando por anos ou não? Posso fazer relação e o meu namorado ejacular dentro sem problemas de engravidar?

  21. Tomo o lydian ha mais de seis meses. na ultima cartela que tomei esqueci um comprimido na sugunda semana e tive relação sem proteção. acartela chegou ao final ha 5 dias mais não houve menstruação. ha algum risco de eu estar gravida?

  22. Olá, recentemente procurei uma dermatologista para tratamento da acne, estou com 29 anos e nunca tinha tomado Lydian estou na segunda cartela e a uns 5 dias tenho percebido a minha mama esquerda dolorida e as vezes com pontadas. Isso é normal, devo continuar tomando ou espero para ver se passa? Liguei para a médica mas ela disse que era relativo ao remédio mesmo mas não me deu maiores informações, mas fiquei com medo mesmo tendo ido ao ginecologista em janeiro. O que devo fazer?

  23. Boa Noite ,

    esse Anticoncepcional alem de deixar os seios sensíveis, ele teria também um efeito adverso de deixa um incomodo na região do peito ?
    Sensação de um aperto. ????

    1. O Lydian é indicado no tratamento de doenças relacionadas aos hormônios andrógenos na mulher, tais como a acne, principalmente nas formas pronunciadas e naquelas acompanhadas de seborreia,inflamações ou formações de nódulos (acne papulopustulosa, acne nodulocística); casos leves de hirsutismo (excesso de pelos) e síndrome de ovários policísticos (SOP). Embora o medicamento LYDIAN também funcione como um contraceptivo oral, ele não deve ser utilizado exclusivamente em mulheres para contracepção, mas sim reservado apenas para mulheres que necessitam de tratamento para as condições andrógeno-dependentes descritas. Recomenda-se ainda, que o tratamento seja retirado de 3 a 4 ciclos após a condição indicada ter sido resolvida e que o LYDIAN não seja continuado unicamente para fornecer contracepção oral

  24. Olá começei a tomar o lydian e notei q tive um ganho de peso!! A minha alimentação não mudou em nada e continuo com os exercícios. Isso acontece? Pq a médica me recomendou para tratar espinhas e ovário policísticos. Me receitou esse por ter baixa dosagem de ormonio!!!

  25. Oi!ja tomo o lydian a muito tempo,só que fiquei dois meses sem tomar,voltei agora mais não iniciei no primeiro dia da menstruação, iniciei no último dia tem algum problema?

  26. Oi gente, meu GO me receitou esse anticoncepcional, ele me disse para começar a tomar no 5º dia de menstruação, após a cartela acabar eu deveria esperar 2 dias e a menstruação viria. Isso é correto? Geralmente escuto as mulheres dizerem que começam a tomar no primeiro dia da menstruação.
    Outra pergunta é se somente essa pílula é suficiente para evitar uma gravidez, não tive relações sexuais ainda, mas morro de medo de alguma coisa dar errado e eu engravidar!

    Obrigada

  27. Eu comecei a tomar o Lydian, e até agora minha menstruação não foi embora, eu já terminei a cartela e ainda não foi embora.
    E normal acontece isso?

  28. Olá, tomo lydian 2 anos, minha cartela termino no sábado, tive relações no domingo com meu namorado com ejaculação, e nessa pausa não veio a menstruação, depois da pausa retornei com o remedio certinho no domingo, continuei tomando certo o remédio, agora novamente na pausa da cartela ainda não veio a menstruação, e não tive mais relações com meu namorado desde a cartela anterior, é normal? Corro o risco de estar gravida ?

  29. Oi boa noite estou tomando o lydian desde o dia 2 de Fevereiro minha ginecologista me receitou ele pois eu tenho síndrome de ovário policisto ela pediu para mim fazer um tratamento de 6 meses estou um pouco ansiosa querendo engravidar estou pensando em parar agora no próximo mês que é que vocês acham meninas me deu uma ajuda mais uma dúvida quando eu devo tomar o comprimido Só depois dos 7 dias ou assim que a minha menstruação desce tô na dúvida mas eu sempre tomo no primeiro dia que a minha menstruação desce nunca espero um intervalo de 7 dias

  30. Estou tomando o lydian que a minha médica passou e tô na segunda cartela e sinto muito enjoo choro por tudo gostaria de saber por quanto tempo se acostuma.

  31. Estou tomando lydian ha 20 dias , estou tenso erupções cutâneas pelo corpo , devo para de tomar ?
    Estou com muitas espinhas e dor no cisto que estou tratando

  32. Olá gente preciso de ajuda.

    Tem um mês q tomei á primeira cartela de lydua e durante a cartela eu esqueci um dia de tomar o comprimido mas aí no outro dia engoli dois, passou mas uma semana esqueci de tomar novamente , e tomei dois no outro dia, dai qndo acabou á cartela minha menstruação ficou quatro dias atrasada, e quando veio ,veio como se tivesse no final da menstruação e de cor Marrom tipo borra de café será que preciso fazer um teste de gravidez ?

  33. Oi, assim minha menstruação era irregular cheguei a ficar 1 ano sem menstruar ai fui ao gine e descobri que tenho SOP ele me receitou o lydian, faz um ano ou quase que tomo, e sempre quando termina a cartela e tenho que fazer a pausa sofro com muita dor de cabeça só que antes começava uns dois dias antes da menstruação descer e permanecia mais uns 3 dias depois que parava de descer, so que nessa última cartela a dor começou e ja estou na metade da outra cartela e até agora a dor não parou, e fica mais forte quando tomo o anti, isso é normal ou oque? Faz 3 dias que não tomo a pílula e tive relação sem proteção no primeiro e segundo dia corro algum risco de estar grávida?

  34. Bom dia ! Minha filha faz uso do Luciano para tratar a acne, falou q qd começou a tomar perdeu o dono q n consegue dormir e n se sente cansada…Normal isso ?

  35. Boa tarde !!comecei a tomar o Lydian para tratamamento da acne faz uns 3 meses ,sinto que esta diminuindo minha libido , estou preocupada , devo parar ? ou isso e passageiro ?

  36. Oi ja estou no meu setimo comprimido , da segunda cartela so que na segunda tive diarrria mas sempre tomei mesmo hora , pode corta o efeito o que posso fazer nao funciona corro risco de ggravidez ?

  37. Boa tarde!
    Estou com uma duvida comrelação ao uso do Lydian para tratamento de policistos nos ovarios. Preciso saber se acabado a cartela do remedio tenho que dá uma pausa de 7 dias ou seguir tomando direto sem intervalos? Desde já agradeço!!!!

  38. Estou tomando o lydian a dois meses no período de pausa da primeira cartela a menstruação veio, só que fiquei tendo escapes borra de café durante um mês durante o uso da segunda cartela. Isso é normal ou devo trocar de anticoncepcional?

  39. Olá, fui ao médico me queixando das cólicas extremamente intensas e das acnes que me incomodavam bastante, ele me receitou Lydian para que eu tomasse durante 4 meses. Após começar a primeira cartela, acredito que tenha tido uma alteração hormonal, me senti mal emocionalmente durante as duas primeiras semanas, depois isso foi se normalizando. O segundo mês e segunda cartela, ja notei uma diminuição das cólicas e do fluxo menstrual que sempre foi muito intenso também. Do segundo para o terceiro mês houve uma mudança milagrosa das acnes, até as manchas que tinha nas costas devido as espinhas clarearam, minha pele ficou 95% menos oleosa, meu cabelo ficou menos oleoso, os pêlos do corpo também diminuíram o crescimento consideravelmente (ex: pernas e púbis).
    Quanto ao anticoncepcional, eu amei o tratamento, as acnes eram algo que me incomodava bastante e hoje minha pele é outra.
    Por mim, continuaria usando esse anticoncepcional, mas o médico o receitou apenas para 4 meses. Eu gostaria de saber se após o tratamento finalizado, todas essas mudanças serão perdidas ou será algo permanente?

    1. Lembrando que também tive sangramento de escape na primeira cartela, iniciei o uso no primeiro dia da menstruação e após acabar, ficou o sangramento de escape, tinha a impressão que a menstruação não tinha acabado, isso durou um bom tempo, 20 dias ou mais, na segunda cartela isso se normalizou. O sangramento de escape e a alteração emocional como, sentimentos intensificados, principalmente tristeza foram as únicas coisas que me incomodaram, mas que acabaram no segundo mês de uso 🙂

  40. Eu comecei tomar lydian em janeiro. E agora nao estou tendo relaçao eu posso continuar tomando o remédio normal? E depois do 15 dia a mulher pode ter relaçao desprotegida mas corre risco de engravidar se o homem ejacular dentro?

    1. Pode tomar normalmente. O primeiro comprimido de Lydian deve ser ingerido nas primeiras 24 horas da menstruação. A cartela de Lydian vem com 21 comprimidos revestidos. No verso da cartela está indicado o dia da semana no qual cada comprimido revestido deve ser ingerido. Tome um comprimido revestido por dia, aproximadamente à mesma hora, com água se necessário. Siga a direção das flechas, seguindo a ordem dos dias da semana, até que tenha tomado todos os 21 comprimidos revestidos.

  41. Já estou no quarto dia da pausa mas nada de menstruar será se e normal ou eu tô grávida mim ajuda e a minha primeira cartela e tive relação sem camisinha depois da 15 pílula tô com medo mim ajude

    1. A diminuição ou ausência de fluxo é um efeito colateral comum do uso de anticoncepcional. Independente da menstruação tome seu anticoncepcional no dia correto.

  42. Quando agente acaba a pausa do lydian a menstruação vem com quantos dias , e se não vinher na pausa o que eu faço continuou a tomar a outra cartela ou espero a menstruação descer tô preocupada pois tiver relação desprotegida durante a primeira cartela .

    1. A diminuição ou ausência de fluxo é um efeito colateral comum do uso de anticoncepcional. Independente da menstruação tome seu anticoncepcional no dia correto.

  43. Fiz curetagem no dia 17/01 as 9:30 da noite no dia seguinte tive alta e meu medico recomendo que eu tomasse lydian no mesmo dia da alta quando foi as 11:35 eu comecei a tomar a primeira cartela , ai quando foi no dia 02/02 de fevereiro tive relação sexual com meu esposo e ele ejaculou dentro de mim corro risco de tá grávida , mas sempre tomo no mesmo horário só atrasou uma vez 40 minutos só que tô com muito medo mim ajuda por favor !

  44. Fiz curetagem no dia 17/01 as 9:30 da noite no dia seguinte tive alta e meu medico recomendo que eu tomasse lydcartão mesmo dia da alta quando foi as 11:35 eu comecei a tomar a primeira cartela , ai quando foi no dia 02/02 de fevereiro tive relação sexual com meu esposo e ele ejaculou dentro de mim corro risco de tá grávida , mas sempre tomo no mesmo horário só atrasou uma vez 40 minutos só que tô com muito medo mim ajuda por favor !

  45. Tava tomando anticoncepcional lydian na 16 pílula da primeira cartela tive relação sem camisinha e ouve ejaculação dentro será se tô grávida ou já tava protegida , mim ajuda por favor !

    1. Antes de tomar, verifique na composição se existe algum componente que posso interferir na capacidade de absorção dos componentes do anticoncepcionais ou se existe alguma interação medicamentosa entre as fórmulas.

  46. Eu estou tomando lydian a 4 messes e estava tudo normal até que nesta última vez minha menstruação desceu e passou o 7 dias de pausa e voltei a tomar o remédio só que já faz uma semana que estou tomando e minha menstruação ainda não parou de descerveja o que eu falso? Minha médica falou que é normal

  47. Oi, comecei a tomar Lydian, porque minha GO me indicou, minha última menstruação foi dia 02/05. E como tenho Ovários Micropolicísticos eu tomava o Cicloprimogyna para regularizar a minha menstruação (minha menstruação sempre foi muito desregulada, e de 2015 pra cá, minha menstruação só vinha acompanhada por algum remédio, sem remédio, sem menstruação. Já fiquei 5 meses sem menstruar!! Depois disso comecei a tomar o triquilar que outra GO passou e sempre na pausa a minha menstruação sempre vinha no 3° dia, tomei por uns 8 meses e quis engravidar, daí foi o processo com o Cicloprimogyna). Essa foi a minha primeira cartela com o Lydian, e tive alguns esquecimentos e muitas relações sem proteção. Na bula e minha GO disseram que tem que vir a menstruação no 2° ou 3° dia de pausa, e ainda nem sinal dela. Há 2 semanas estou sentindo cólicas, não sou acostumada a sentir e estou sentindo bastante incômodos na barriga. Será que tenho chances de estar grávida? (Detalhe: minha GO implorou para eu usar camisinha, kkkkk).

  48. 🙁 Olá Pessoal.
    Porfavor me ajudem.
    Estou tentando engravida uns meses.
    Mais minha mestruacao tá muito enregula.
    Estou com micro cisto e o ginecologista me receito o anticoncepcional lydian.
    Então estou tomando ele.
    Quando ele termina minha mestruacao vem dou uma pause pra mestrua e depois continua.
    Só que a minha mestruacao vem uma semana e não quer mais parar sozinha.
    Só para se eu toma o anticoncepcional lydian não sei mais o que eu faço por favor me Ajudem isso é normal?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *