Anticoncepcional causa infertilidade?

Uma das maiores dúvidas em nosso site é sobre a relação do anticoncepcional e a infertilidade. Muitas mulheres se preocupam por diversos rumores de que, com um uso prolongado, poderão não engravidar quando desejarem ou ficam tensas quando finalizam o uso mas não há gravidez de pronto. E para a tranquilidade das mulheres, a resposta é não. O anticoncepcional não causa infertilidade.

Todos os métodos anticoncepcionais reversíveis vão ajudar a evitar a gravidez, mas apenas enquanto você estiver usando-os. Nenhum deles têm efeitos duradouros sobre a sua capacidade de engravidar quando parar. É por isso que as mulheres que usam a pílula e acidentalmente se esquecem de tomá-la por alguns dias podem ficar grávida naquele mês.

No geral, depois de dois meses que a mulher finaliza o seu uso de contraceptivo já pode engravidar tranquilamente, pois o medicamento já foi posto para fora. Mas é cada vez mais comum que as mulheres que suspendam o uso do medicamento já engravida no primeiro mês, pois o corpo volta a ovular normalmente. 

As lendas em relação à infertilidade surgiram porque na década de 80 os anticoncepcionais eram bem fortes e acabavam criando uma massa no útero, que prejudicava mesmo a fertilidade da mulher por algum tempo. Por isso costuma-se suspender a cada 8 meses ou uso ou um ano para o organismo expelir todo o medicamento e poder respirar. 

Hoje em dia isso não é mais válido. Os hormônios usados são considerados normais, bem estudos e na dosagem exata para privar a ovulação mas não causar danos. Podem haver sangramentos no meio da cartela, mas são totalmente comuns e aceitáveis em um ciclo normal, por isso não há riscos.

O que pode acontecer é que o sistema nervoso da mulher e outros motivos estejam causando a não fertilidade depois de suspender o uso. Para isso, é só relaxar e fazer um exame de rotina para saber se está tudo certo por lá.

Elimine até 6kg nos primeiros 14 dias!


Elimine até 6kg nos primeiros 14 dias!
Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook

8 respostas para “Anticoncepcional causa infertilidade?”

  1. Ja parei de tomar perlutan ha 1 ano e r meses e ate agora nada. Ja fiz exames de tudo e nada consta afe de hormonios ja fiz e ta tudo bem e pq nao conseguir envravidar ainda. Estou em panico ja

  2. Menstruei, e depois de 8 dias, niciei uma nova cartela do anticoncepcional, tomei o primeiro comprimido da cartela, e no dia seguinte tive relação e meu parceiro ejaculou dentro, continuei tomando o remédio certinho, e ele acabou na sexta, minha menstruação deveria vim na segunda, ou hoje, e só veio uma borra marrom, será que estou grávida? Estou preocupada

  3. Fiz uso de depo-provera por 07 anos, mas parei faz um ano. Desde entao nao consigo engravidar…
    O fato e que quando parei o uso, fiquei sem menstruar por 06 meses.
    Estou preoculpada!!!
    Me ajudem
    Obrigada

  4. Minha dúvida não tem haver com o post, mas sim sobre troca de anticoncepcionais. Iniciei outro anticoncepcional (Iumi), hoje e fiz exatamente como manda a bula, pois ontem tomei o último comprimido ativo do anticoncepcional que usava (Adoless). Minha dúvida é: Vou menstruar esse mês? Esse procedimento está correto? Obrigada!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *