Anticoncepcionais podem não funcionar? Por que?

As pílulas anticoncepcionais foram criadas para prevenir que relações sexuais sem uso de preservativo ocasionasse uma possível gravidez indesejada. Além disso, as pílulas anticoncepcionais oferecem outros benefícios às mulheres, tais como redução na queda de cabelo, na oleosidade da pele, no inchaço dos seios e do corpo, os sintomas da TPM e os riscos de ter doenças graves como miomas e cistos.

Apesar de ser uma das alternativas anticoncepcionais mais escolhidas pelas mulheres, algumas ainda tem dúvidas em relação a eficácia do comprimido. Mulheres, acalmem-se! Podem ficar tranquilas. O índice de falha das pílulas anticoncepcionais é de 0,01%. E estão inclusos nesse percentual casos de mulheres que tomam a pílula anticoncepcional de forma inadequada, esquecem uma ou mais pílulas da cartela ou tomam no horário errado.

A eficácia das pílulas anticoncepcionais depende de com se toma o medicamento

Tomar a pílula anticoncepcional da maneira correta é essencial para garantir a eficácia do medicamento. As pílulas anticoncepcionais devem ser tomadas todos os dias no mesmo horário. E caso você sinta algum tipo de mal-estar que ocasione vômitos ou diarreia, a eficácia da pílula está comprometida e assim é recomendável que mantenha relações sexuais fazendo uso de preservativo até o fim da cartela para evitar uma possível gravidez indesejada.

Sendo assim, você que pensava em começar a tomar a pílula anticoncepcional, mas tinha dúvidas, agora não tem mais. Logo, pode agendar uma consulta com seu ginecologista e pedir para que indique uma pílula ideal para o seu organismo. Após o início do uso, a pílula anticoncepcional começa a fazer efeito em cerca de duas semanas, depende do organismo de cada mulher.

As mulheres mais inseguras preferem e é recomendado por muitos médicos, esperar até o início da segunda cartela para garantir a eficiência da pílula. Qualquer dúvida que você tenha ou sintomas que considere fora do normal, entre em contato com seu médico.

Elimine até 6kg nos primeiros 14 dias!


Elimine até 6kg nos primeiros 14 dias!
Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook

34 respostas para “Anticoncepcionais podem não funcionar? Por que?”

  1. Ola eu sou a ingrid tenho 18 ano eu tomo o remedio microvlar mais so q eu tomei dois de uma veze ai meu namorado gozo e eu n tomei o de hj por tinha tomado dois ontem corro risco de ta gravida ?

    1. Se vc tomar o remedio corretamente, vc nao corre risco de engravidar na pausa do remedio, pode gozar quantas vezes ele quiser!Ja me informei sobre isso e é vdd.

  2. Oi boa noite sou a paola e gostaria de saber se tem riscos de transar logo depois de tomar anticoncepcional, pq EU tive duas relaçoes com meu ex logo apps que eu tomei o anticoncepcional levonesgestrel

  3. Oi boa noite sou a paola. Tenho 21 anos e perdi a minha virgindade agora, transei sem camisinha com meu ex , mas minha menstruaçao veio normal, a partir do momento que ela acabou EU comecei a tomar o anticoncepcional levonorgestrel, e tive relaçoes duas vezes com meu ex logo depois que EU tomei ele, transei menstruada tmb, preciso de ajuda preciso saber se estou gravida OU nao, ou se EU n peguei nenhuma doença me responde mas rapido possivel por favor brigado

  4. Tomo anticoncepcional ciclo 21 a 4 anos, fiz a pausa e menstruei dia 1 desse mês, iniciei a nova cartela dia 5, tomo certinho no horário correto todos os dias, mas dia 9 tive relações com preservativo mais eu tenho certeza que vazou, corro risco de engravidar?
    Obrigada desde já.

  5. Oi!! Eu tomo o Ginesse há muito tempo, mas no mês passado eu não tomei nenhum dia e voltei a tomá-lo no início deste mês. Quando é que eu estarei 100% protegida?

  6. Bom dia
    Tomo o nactali 28 so que semana passada tive relação com o meu marido sem camisinha. E ai então sangrei so que achei que era o famoso escape, so que o fluxo era grande e estou ate hoje sangrando.
    Sera que o anticoncepcional parou de fazer efeito?

  7. Eu tomo adoless a 20 dias e transei sem camisinha e ele ejaculou dentro de mim posso estar grávida ? Eu tomo o anticoncepcional no horário certo sempre

  8. Bom dia,tomo Tâmisa 20 a mais ou menos quatro meses e na pausa da terceira cartela tive relações sem camisinha, minha menstruação desceu dois dias depois e tive relação novamente,no dia certo voltei a tomar a nova cartela,porém ao final dessa última cartela precisei tomar cefalexina, ppis estava doente e tive relações, posso está grávida? Ainda to esperando minha menstruação vim,pois estou na pausa novamente.

  9. Olá, comecei a tomar elani ciclo .. Mas só tomei ele por um mes, depois mudei para o ciclo 21, e tomo a 2 meses… Queria saber se tem problema mudar de anticoncepcional, tomo certinho todos os dias, e tambem queria saber se tem problema meu namorado ejacular dentro? Sempre fiz com camisinha, mas ela me causa dor as vezes, é desconfortável, queria pelo menos uma vez sem camisinha e fazer sem medo, me ajude nesta duvida por favor. Obrigada 🙂

  10. Olá! Seguinte…tomo o Selene há um bom tempo, foi receitado por uma amiga (ginecologista e obstetra) de minha mãe (pediatra) para diminuir a acne. Pois bem, como tomava apenas para isso, não tinha cuidado nos horários, por vezes esquecia de tomar. Dia 25/06 fiz a pausa….a menstruação veio dia 28/06 e ficou até 02/07 mais ou menos. Dia 30/06 eu comecei a namorar, então no dia 06/07 tive relação desprotegida e com ejaculação dentro…com medo, voltei a tomar o remédio na segunda feira, dia 07/07. Estou tomando todos os dias bem certinho, na hora certa, desde então. Porém, ainda tive relação desprotegida dias 09, 11 e 13 de julho; todas com ejaculação dentro. Há uns 4 dias estou muito sonolenta, durante o dia e meus seios, os bicos mais especificamente, estão hipersensíveis e tenho sentido também muita dor de cabeça. Posso estar grávida? Falei com uma ginecologista, amiga da minha mãe, por whatsapp e ela disse que eu não corria riscos. Perguntei se poderia fazer a pausa antes de terminar a cartela para ver se a bendita desce e eu me tranquilizar logo, mas ela disse que eu esperasse terminar.
    Sou estudante de medicina, ainda estou no segundo período, mas nada me tira da cabeça que corro sérios riscos. Uma amiga, também estudante de medicina, me disse que se eu não estiver foi porque Deus não quis….
    Eu não costumo sentir esses sintomas, como os seios doloridos por exemplo, tomando anticoncepcional. Esse sintoma some. Ele só existia quando eu não tomava….ficavam doloridos pouco antes da bendita vir!!! Então agora não sei se doem porque não deu tempo de o anticoncepcional parar o ciclo, já que voltei a tomar depois de uns 12 dias da pausa, e vou menstruar como se não tivesse tomado antinconcepcional ou se isso já é uma gestação e alguns sintomas precoces. Me ajudem por favor!!! Acho que a amiga de minha mãe disse que não tinha riscos para me acalmar…

  11. Olá!

    Iniciei a primeira cartela de anticoncepcional no 2º dia da menstruação tomando religiosamente e tive relações no 9º dia sem camisinha.
    12 horas depois, tomei a pílula do dia seguinte para garantir.
    Na bula do anticoncepcional consta que, caso seja iniciada a toma no 2º dia já se pode ter relações sem camisinha sem medo após 7 dias.

    Há chances de estar grávida? Isto procede?

    Estou com muito medo! o.O

  12. Olá, tive relação sexual dia 19/04 sem camisinha dia 28/04 minha menstruação veio, (continuei tendo relações sexuais apos a menstruação) agora descobri q estou gravida fiz a ecografia e hoje estou de 8 semanas. Posso ter engravidado antes da menstruação?? Me responda com urgencia porfavor!!!

    1. oi Riti, intão, eu li em uma revista que é apenas possivel ingravidar 14 dias antes da menstruação, quando está ovulando, intão isso que dizer que vc engravidou antes da menstruação, no dia 19.

  13. Estou tomando o anticoncepcional a 2 meses. Nesta cartela fiquei dois dias sem toma mais continuei o ciclo. E neste mesmo mês ocorreu uma ocasião em que meu marido gozou um pouquinho dentro. A riscos de possível gravidez?

  14. Olá

    Gostaria de saber, dia 29 de dezembro era para eu voltar a tomar meu anticoncepcional, mas acabei esquecendo e fiquei sem tomar até minha menstruação vir novamente que ocorreu no dia 20 de janeiro, esperei os 7 dias e voltei a tomar novamente. Ai minha menstruação veio novamente no dia 18 de fevereiro, e decidi para de tomar de vez o anticoncepcional, fiz os cálculos e meu período fértil iria ser no dia 03 de março e nesse dia tive relações quais as chances de ocorrer uma gravidez? Lembrando que eu tomo a 7 anos anticoncepcional Diclin.

    Abraços

  15. Tomo o diminut a pouco mais de um mês, na pausa tive uma relaçao sexual sem proteçao enquanto estava menstruada e no mesmo dia voltei com a nova cartela. Há risco de gravidez?

  16. Mês passado esqueci de tomar o anticoncepcional 3 vezes, tomei cada um deles assim que lembrei e não tive relações até descer a menstruação. Desceu e logo comecei uma nova certela, sem esquecimentos e tive relação. Há possibilidade de gravidez?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *