Anticoncepcionais para cães e gatos

O controle de natalidade de cães e gatos é uma forma de diminuir o número de animais abandonados. Os donos também ficam mais seguros em saber que seus pequenos amigos não vão gerar uma cria que não podem criar e precisar fazer doação. Quem cria pets sabe que cachorros e gatos geralmente não possuem gestação com apenas um filho. No cenário mais comum são três, em cachorros saudáveis chegarem a serem 8 filhotes. O controle de natalidade em pets é extremamente indicado.

Existem duas formas de evitar a gravidez em cães e gatos: a castração e o uso de anticoncepcionais. Os métodos contraceptivos para gatos e cachorros são medicamentos com hormônios à base de progesterona, ministrados via oral ou com injeção, o mais comum. São aplicados a cada dois meses, obedecendo ao período de cio

Os melhores anticoncepcionais para cães e gatos

Os mais conhecidos e considerados melhores pelo mercado são:anticoncepcional-inibidex-caes-gatos

Inibidex – o medicamento é um dos mais baratos do mercado, custando em média R$ 4. É a base de medroxiprogesterona, a composição mais comum para inibir o cio tanto de cães e gatos. A dosagem indicada é de 1 ml para animal de pequeno porte, 2 ml para médio e a ampola completa para grande porte.anticoncepcional-anestron-caes-gatos

Anestron – a ampola é de dosagem única com base em medroxiprogesterona. Preço médio de mercado de R$ 5. A dosagem indicada é de 1 ml para animal de pequeno porte, 2 ml para médio e a ampola completa para grande porte. A sua apliacação é sempre com injeção, subcutânea.

anticoncepcional-preve-gest-caes-gatos

Preve-gest – apenas para cães de grande porte e tem como base a substância Acetato de Megestrol. Deve ser aplicado de três em três meses para evitar o cio via injeção.

Os riscos dos anticoncepcionais para cães e gatos

Apesar de serem métodos comuns e atrativos pelo baixo custo, os veterinários e especialistas em cuidados com pets indicam a castração como o melhor método. O uso do hormônio progesterona em dosagens constantes aumentam as chances de desenvolver câncer de útero nas fêmeas mais velhas, em especial quando ministrados em dosagem errada, muito comum. O desenvolvimento de tumores de mama também é uma das doenças derivadas do uso prolongado de anticoncepcionais em cães e gatos mais comuns, podendo deixar diversas sequelas em um animal idoso ou até a morte.

A castração, por ter o custo elevado por ser uma cirurgia, causa algumas ressalvas em alguns donos. Hoje o método é considerado um dos mais seguros e práticos, pois é definitivo. Ao invés de você ter que memorizar a data da injeção para o gato não entrar no cio é preciso apenas levar a um consultório veterinário de sua confiança e em menos de duas a cirurgia finaliza. O pós cirúrgico também é tranquilo e não há dores ao animal. Todo o processo é feito com anestesia geral e o felino ou canino não sabe o que está acontecendo, apenas terá sua parte reprodutora removida e não entrará mais no cio. A castração pode ser feita com o pet ainda filhote, com ao menos cinco meses de vida.

Elimine até 6kg nos primeiros 14 dias!


Elimine até 6kg nos primeiros 14 dias!
Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook

30 respostas para “Anticoncepcionais para cães e gatos”

  1. Acho engraçado essas pessoas que se acham juízes pra julgar os outros. Concordo que a castração seja a melhor opção inclusive tenho um cachorro castrado e agora vou castrar uma gatinha que peguei na rua. Mas e quem ñ tem condição de castrar? Ñ pode ter um animal? A maioria dessas pessoas ñ compram um animal, pegam os abandonados? Então é melhor deixar os bichos sofrendo na rua e deixá-los procriar pra ter mais animais sofrendo e morrendo atropelados e maltratados? Para mim a resposta é obvia. Não, é melhor pegar o que achou na rua e dar anticoncepcional e quem sabe ela morrer depois de anos por causa disso, mas ter tido um lar e amor do q ser deixada na rua sem dono e tendo outros filhotes pra fazer o mesmo. Inclusive eu achei 4 filhotinhos de gato na rua 2 fêmeas e 2 machos estou cuidando deles nas ñ vou ficar com eles pq n quero tanto gatos… ñ tem ONG nem nenhuma ajuda na cidade. Vou dar comida pra eles sempre, mas logo eles vão ter filhotes e aí? Acho melhor eu dar o anticoncepcional nas fêmeas e castrar os machos q é mais barato do que soltar esses bichos no mundo pra ter horrores de filhotes. E que cada um faça o que acha melhor e n venha dizer o que o outro tem q fazer pq cada um sabe o que pode ou ñ fazer! Só queria saber se quem disse que quem usa anticoncecional é sem S2 já pegou quantos animais na rua e mandou castrar???

  2. Vejo todos aí falando de valores. Muito simples, NÃO TENHAM ANIMAIS! Desde ha um tempo atrás e atualmente tem muitos estados, capitais, cidades, municípios que tem mutirão de castração e/ou fazem castração a preços populares, bararinhos, parem de chorar por causa de dinheiro e PAREM DE DAR ESSA VACINA MALDITA QUE SÓ MATA E FAZ SOFRER O ANIMAIL! TODOS VOCÊS QUE DÃO ESSA VACINA SÃO PESSOAS MÁS, SEM CORAÇÃO!!!
    (“ah mas eu não tenho dinheiro para pagar castração mesmo que seja a preço popular e vou dar a vacina anti-cio”. E então dá a vacina, o animail fica doente, adquire câncer, tumores, filhotes nascem mortos e/ou deformados, morrem dentro do animal e o mesmo contrai infecção e morre). Vocês não tem noção do valor que é tratar tudo isso AÍ…de 600,00 a muuuuuito mais e pra isso aí não tem mutirão e muito menos valor popular, caridoso. TOMEM VERGONHA NA CARA DE VOCÊS, CASTREM SEU ANIMAIS. Se não tem dinheiro, NÃO TENHAM ANIMAIS! COMPREM BICHOS DE PELÚCIA PARA SUBSTITUIR SEUS IRRESPONSÁVEIS!!!!!!!!!

  3. Minha cadela tem 10 anos e teve uma cria e depois comecei a dar á vacina anticio. Ela já toma a 7 anos. A minha pergunta é se eu parar de dar a vacina nela agora ela ainda entra no cio e fica prenda? Obrigada!

  4. Tenho 13 gatos em minha vizinhança que se multiplicam em meu telhado. Devo castra-los todos, espalhar anticoncepcionais, ou captura-los todos e solta-los longe da minha casa?

  5. para quem reclama do custo da castração, sugiro que avaliem bem se possuem condiçoes de ter um pet, Ter um pet significa aceitar responsabilidades, vc tem que se programar para gastar com vitaminas, remédios, consultas,alimentação, brinquedos , higiene etc. se o pet for fêmea então a despesa pode se tornar ainda maior. O profissional veterinário passou anos para se formar e gastou muito dinheiro tambem para isso, independente de ser faculdade publica. O veterinário hoje em dia é extremamente mal remunerado. Então se vc quer colocar valor na saúde de seu pet, vc pode fazer uma tomada de preços ou nao adotar um pet, ainda que ele caia de para quedas na sua vida. A maioria das pessoas que adotam um pet não tem condiçoes ou planejamento para fazê-lo. Eu adotei uma gata, minha vizinha é veterinária e semprefaço questao de pagar as consultas e procedimentos que ela orienta.É enorme a satisfação quando vc leva seu pet em um profissional e ele diz que seu pet está sendo muito bem tratado.

  6. eu pergunto ?!!! não da pra melhorar os medicamentos para os animais ??????? pq existem milhares de tipos para humanos ???? e não para os animais ???? não acham que é uma boa pergunta ???? quem pode me responder .? vamos castrar todas as mulheres e os homens também pq existe o câncer vcs não acham ? eu adotei minha gata e não tem ongs para ajudar na castração e digo mais 300,00 a castração aqui

  7. Olha,cães e gatos da gente é fácil castrar,o problema é agente gostar cuidar dos abandonados e não obter ajuda em dinheiro.nesta hora todos saem fora,dizem estar apertados.E se não der anticoncepcional enquanto isto o tempo passa e aí à cadela ou gatas estarão .com mais quatro filhinhos para comer e mais abandonados na vida.então eu dou e sou favor do remédio ,poq neste país não têm ajudá ao povo ,então imagina aos bichos.Eu dou por amor em não ver mais bichos abandonados.câncer até nós mulheres corrermos riscos quando bebemos anticoncepcional,e então porquê os animais não podem correr este risco tbm.melhor que sofrer rua e prenha e todos batendo nelas.eu amor animais.pessoas só falam e não agem a favor.então pôr q um veterinário caridoso não faz isto de graça.Eu faço meus custos do remédio de graça,então vcs veterinário se têm amor como eu ,não cobre,faça por amor.aos menos os da Rua.

  8. Eu era leiga no assunto e dei injeção na minha gata durante sete anos, ela deve câncer em 2013 fiquei durante um ano fazendo o tratamento, três cirurgias, duas sessões de quimioterapia e ela não resistiu, vocês não tem noção de como eu sofri e ate hoje choro quando lembro dela, ela sofreu muito com o tratamento muito mesmo pesava 5 quilos perdeu 2,5 quilos… Apos um ano peguei duas gatas na rua e a primeira coisa que fiz foi castrar uma e outra já estava prenha assim os gatinhos desmamou castrei ela também… Aqui em SP tem castração gratuita sim, demora em torno de dois meses, só ligar na subprefeitura, pegar uma senha e aguardar, fora os mutirões….

    1. Tenho gatinhas adotadas. Em minha cidade VC não consegue castração gratuita, antes até tinha fila d espera mas agora o serviço foi interrompido sem previsão d retomada. Eu tenho um filho especial e fica inviável castar, se não recolho as gatas abandonadas elas geralmente morrem atropeladas em semanas… Daí fico c pena e aplico a injeção… Ao menos elas conhecem o amor d um dono pelo tempo q passarem conosco.

  9. Fico pensando será que isso nao é uma forma de veterinário s ganharem dinheiro com castração. Já q o anticoncepcional é barato e fazem com que diminua o licros dos veterinário s.

  10. Moramos numa chácara e apareu alguns gatos inclusive uma fêmea … Eles são muito arisco , agora não sabemos o que fazer pois eles não deixam a gente pegarpra castrar e nossa maior ppreocupação é o pos operatório .. Alguem pode nos indicar alguma saída .

  11. Pessoal, procurem veterinários que se preocupam com a saúde animal e castram por valor menor. Estes bonitinhos que estudam em faculdades públicas, deveriam fazer jus aos impostos pagos pela população pra ficarem 5 anos se preparando! Alguns até fazem ouvidos de mercadores, e seus alvos mais específicos é cobrar horrores por uma intervenção ! Que cobrem anestésicos, medicação pós castração, mas cobrar quase R$400,00 para uma castração é no mínimo aviltante. Por isso mesmo sou a favor de acabar com universidades públicas, onde alguns ficam o dia todo, comendo e bebendo por conta do ESTADO e ao final, não fazem nada por aqueles que os ajudaram a chegar lá! Maioria são mercenários do avental branco!!

  12. Ok Natali! Eu sei que a castração é o melhor para meus gatos, mas o que fazer quando ñ tenho condições de pagar a castração e pela prefeitura demora uma eternidade? Deixar empenhar e ñ poder dá nem a comida ou jogar na rua?muito complicado querida.

      1. Não Regina, o ideal é a castração.
        Anticoncepcionais são para humanos, e mesmo assim provocam reações em algumas pessoas.

      2. Existem anticoncepcionais específicos para cadelas e gatas, exclusivos para pet, como é o caso do Inibidex, Anestron , Preve-gest , dentre outros.

    1. Cristina eu entendo, pq eu mesmo não tenho condições de castrar todos os meus animais, mas sempre existem outros meios como já citei anteriormente (Hospitais Escolas) que podem nos ajudar a castrar nossos amigos.
      Mas juntar uma grana pra castrar não é impossível, ainda mais se pensando no bem estar e na longevidade que nossos amigos de patas irão ter.

    1. O custo da esterilização é com certeza menor do que o custo envolvido com ninhadas e mais ninhadas. Além disso, há entidades, hospitais veterinários em faculdades e ONGs que realizam castração gratuitamente ou com preços baixos. Vale sempre também fazer uma pesquisa entre os veterinários da cidade para ver quem cobra menos, mas tem um porém, nem sempre o que cobra menos sai vantajoso! Desconfie em quem faz ”no precinho” se realmente tem amor ao seu animal

  13. Sou estudante de Medicina Veterinária e tenho total propriedade para falar que o método mais correto para diminuir o número de animais abandonados, crias indesejadas etc é a CASTRAÇÃO!
    Anticoncepcionais são feitos para seres humanos, e quando ministrados em animais (Mesmo muitos sendo ”próprios” para animais) podem causar neoplasias mamárias dentre outras doenças.

    Então por favor, não usem anticoncepcionais em Cães ou Gatos, Castrem!
    Castrar é prova de amor ao seu animal, é saúde pública também!

    1. Para Vc que não possui uma gata é fácil mandar castrar, quando fui fazer os exames de sangue para castração, descobrimos que ela tem alergia a anestesia geral, e não é recomendado castra-la. Agora vem me julgando Pq procuro maneiras adaptadas de não tem novos filhotes em casa.

    2. Tenho gatinhas adotadas. Em minha cidade VC não consegue castração gratuita, antes até tinha fila d espera mas agora o serviço foi interrompido sem previsão d retomada. Eu tenho um filho especial e fica inviável castar, se não recolho as gatas abandonadas elas geralmente morrem atropeladas em semanas… Daí fico c pena e aplico a injeção… Ao menos elas conhecem o amor d um dono pelo tempo q passarem conosco.

    3. Os serviços públicos não fornecem nem ajuda pra seres humanos deficientes(como meu filho),quem dirá castrar gratuitamente… Eu não tenho renda pois não tenho como trabalhar, jogam cães e gatos na rua aos montes…Não há como pagar 3 castrações das 5 gatas q recolhi..o jeito é injeção… Melhor q deixar jogado pois o único abrigo animal público está lotado e não aceita mais bicho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *