Aconteceu um sangramento no meio da cartela. É normal?

Em teoria, quando a mulher está tomando anticoncepcional deveria suspender totalmente o sangramento, só acontecendo na pausa ou não acontecendo quando se emenda cartelas. Mas em alguns casos, o sangramento surge no meio da cartela, sem qualquer motivo aparente, e assusta, sabemos que assusta. Este sangue que sai as vezes apenas sujando a calcinha ou no meio do corrimento é chamado de escape, o spotting, ou sangramento intermenstrual, e tem diversas causas.

Por que a mulher sangra no meio da cartela?

Sangrar no meio da cartela pode acontecer por diversos motivos. O mais comum é alteração no nível hormonal, causado por estresse, esforço físico em excesso ou quando o organismo está desregulado mesmo. Neste caso, será um sangramento pequeno, que pode ser o suficiente apenas para sujar a calcinha ou ainda para te deixar cólicas leves, com uma sensibilidade na mama acompanhada de dor.

Outro motivo comum, uma lesão vaginal pode causar um sangramento. Uma penetração sem lubrificação pode causar arranhões e feridas no canal vaginal, causando um sangramento. Neste caso ele vai ser menos intenso, mais leve e deve sarar logo. Não há cólicas ou dor e o sangue é ralo, como um corte comum na pele.

Interromper a cartela ao meio também causa o conhecido escape. Em eventuais esquecimentos, de um ou dois dias, algumas mulheres também sangram até mesmo com atrasos de algumas horas. 

Outra causa comum é o hipotireoidismo, ou seja, disfunção hormonal. Neste caso, um médico deve ser consultado (ginecologista ou endócrino) para avaliar a condição física e depois tomar algum medicamento com receita médica para a regulação. Em alguns casos, o anticoncepcional pode ser indicado para regulagem hormonal e funciona muito bem.

Os motivos sérios de um escape ou spotting

O sangramento no meio das cartelas pode acontecer por motivos sérios também, por isso não deve ser ignorado e, se persistir, um médico deve ser consultado já na segunda vez. Uma das causas comuns é o aborto espontâneo. Neste caso, haverá um sangramento tão intenso como a menstruação e muita dor. 

Outro motivo sério que merece uma investigação seria o câncer ou pré-câncer de colo de útero. Neste caso, é importante verificar se o sangramento é comum ou não tem causa nos motivos acima citados para não se assustar. Sangramento mesmo tomando anticoncepcional é comum em casos de câncer, mas nem sempre existe um câncer.

Elimine até 6kg nos primeiros 14 dias!


Elimine até 6kg nos primeiros 14 dias!
Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook

875 respostas para “Aconteceu um sangramento no meio da cartela. É normal?”

  1. Tomo moliere 20 e algumas vezes tomo com diferença de 2 horas, tive relações com coito interrompido, faltavam 5 pílulas pro fim, continuei tomando a pílula normalmente. Dois dias depois, tive um sangramento, coloração meio amarronzada, cólica e diarréia, o que persistiu ate o termino da cartela. O que pode ser? Posso estar grávida?

  2. Olá!! Tomo hå 7 meses anticoncepcional apareceu um sangramento no meio da cartela, e teve dois dias q nao tomei, e algumas vezes tomei em horarios diferente pq esqueci,
    este mês deu um sagramento que só vem no papel . É normal?

  3. Olá, Bom Dia. Estou tomando anticoncepcional a 10 meses, é minha mestruação veio dia 30/04 até dia 03/05 e logo em seguida comecei a próxima cartela do anticoncepcional que foi dia 06/05 e minha mestruação já tinha acabo mas assim que voltei a tomar o anticoncepcional se passou um dia e comecei a sangrar novamente e nisso fiquei sagrando mais de uma semana, ou seja, até o dia 16/05 mas mesmo assim continuei tomando o anticoncepcional, a cartela acabou de 25/05 e até hoje minha mestruação nunca veio. O que pode ter acontecido ?

  4. Oi Boa noite ! Tomo anticoncepcional femina, só que tomo o genérico já faz 4 meses e o terceiro mês e o quarto mês na metade da cartela eu tô tendo um sangramento pouco mas tô sagrando. Gostaria de saber se é normal e se vai passar, pois meu organismo pode tá se acostumando né? Alguém pode me falar.

  5. Boa noite comecei a tomar o anticoncepcional microvilar dia 01 e hj 13 dias depois apareceu um corrimento rosa. ontem tive relação sem camisinha com meu parceiro mais gozou dentro. o que isso pode ser

  6. Olá! Queria saber eu sou menor de idade queria saber o seguinte eu tive relações sem camisinha mais antes tomei o ciclo 21 aí no outro dia desceu pra mim mais tá 10 dias adiantados do dia normal da minha mestruacao.. aí queria saber se corro algum risco?

  7. Ola ! Eu tenho 46 anos ,ja fiz laqueadura a 24 anos ,bm recente tive um sangramento por 40 dias , fiz um usg vaginal e constatou que tenho endometriose, meu médico receitou juliet por 3 meses ,mais hoje passei mto mal mta cólica e desceu estou mto preocupada.

  8. Oi comecei tomar o anticoncepcional a uma semana já , e estou com corrimento marrom claro e começou na hora que eu passo o papel higiênico para limpar ele sai com sangue claro tô preocupada

  9. Oi boa noite, tive falha de dois dias do anticoncepcional, quando tomei ingeri 3 de uma vez. No segundo dia que esqueci de tomar comecei com sangramentos pequenos q só suja a calcinha, no terceiro dia já começou como menstruação e eu tive relação sem caminha e o meu namorado ejaculou dentro.. continuei tomando normalmente, iniciei outra cartela mas decidimos que queremos um filho, então parei de tomar o remédio, não estava quase no meio da cartela, e tive sangramento ( pra mim foi menstruação, pois tive coágulos de durou por 6 dias )… Posso estar grávida? Por conta das falhas do mês anterior?

  10. Oi eu tomava Tâmisa 30 sem parar a 1 ano e pouco ai troquei pelo Levordiol
    Estava tudo bem la pelo sexto comprimido comecei a sangrar brm escuro tipo borra e to sentindo muita dor…nao estou mestruando direito mas ta saindo sujeira e sai sangue quando vou ao banheiro ou quando me esforço…o que pode ser e o que devo fazer?

  11. Olá boa tarde, estou tomando o elani 21 faz 1 ano e 5 meses e pela primeira vez minha menstruação adiantou faltando 2 pílulas para terminar, continuei tomando os 2 últimos q faltavam no mesmo horário mesmo estando menstruada, fiquei menstruada 2 dias sendo que veio em maior quantidade somente no primeiro dia e no segundo um pouco menos, com apenas 2 duas de pausa menstruação desceu denovo e adiantada 1 dia, tomei alguns medicamentos cloridrato de ambroxol, prolive, passiflora e chá de hibisco durante 2 dias e estava muito ansiosa nas últimas 2 semanas e retornei a atividade física, estou com medo da minha pílula está fraca, posso ter relação sem camisinha? Ou devo esperar tomar a próxima cartela para ver se vai regular o ciclo, desde já obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *