10 dúvidas sobre os efeitos colaterais dos anticoncepcionais

O anticoncepcional é um dos medicamentos mais populares no Brasil. Talvez seja o mais vendido em diversas cidades, e o motivo é possibilitar o controle de natalidade, mas não apenas estes. Tal medicamento pode ser receitado para quem deseja está com ovários policísticos, deseja aliviar os sintomas da TPM ou anda com a menstruação desregulada. Contudo, ainda gera dúvidas sobre quanto aos seus efeitos colaterais, o que seria ou não considerado do medicamento. A seguir, 10 dúvidas comuns e suas respostas.

duvidas sobre os efeitos colaterais dos anticoncepcionais

1 – Anticoncepcional faz perder o libido?

Os médicos ainda divergem até hoje, mas há justificativa indicada na bula para isso. O uso do contraceptivo oral, em adesivo, comprimido ou injeção envia em sua composição hormonal uma mensagem ao cérebro que a mulher está grávida, uma simulação. Com isso não há mais ovulação, o corpo se prepara para uma gravidez e quando há a privação hormonal acontece o sangramento entre as cartelas, a menstruação. Com esta mensagem de que você está grávida sendo enviada todos os dias com o uso do medicamento alguns organismos entendem que você não precisa mais se preparar para uma possível fecundação, e pode surgir a diminuição do libido. Este é um dos efeitos colaterais mais comuns, acompanhado de ressecamento e até mau humor.

2 – Anticoncepcional engorda?

O ganho de peso é um dos efeitos mais comuns. Mulheres sensíveis a retenção de líquido podem ter um aumento de peso sensível. As vezes é enorme e por isso deve-se procurar um ginecologista para combater tal efeito colateral. Mas há quem perca peso e infelizmente é de cada organismo.

3 – Anticoncepcional dá dor de cabeça?

Não é um dos efeitos colaterais mais listados, mas é previsto. Quem sofre de cefaleia crônica pode ter agravamento do problema com o uso do medicamento, por isso o indicado é procurar um médico antes de começar a tomar e informar todo o seu histórico médico.

4 – Posso sentir dor na perna ao usar anticoncepcional?

Sim, é possível. O medicamento afeta a circulação, por isso pessoas com histórico de trombose e doenças afins não podem tomar o medicamento a menos que seja estritamente necessário. Podem ocorrer ainda inchaços nas pernas e manchas roxas e avermelhadas.

5 – Corrimento é comum tomando anticoncepcional?

Não, mas são sintomas de doenças causadas por fungos e bactérias. Corrimento com mal cheiro e acompanhado de coceira e vermelhidão? Deve procurar um ginecologista. Contudo, o sistema reprodutor feminino produz corrimentos naturalmente, em geral viscosos e na cor transparente ou levemente branco, em especial durante o período fértil, e esse tipo de sintoma é normal.

6 – Anticoncepcional dá enjoo?

Sim, algumas mulheres podem sentir náuseas e vômitos. Como ele simula para o corpo uma gravidez, é comum até mesmo sentir enjoo matinal, comum no primeiro trimestre da gravidez.

7 – Anticoncepcional dá sono?

Não é um sintoma previsto entre os fabricantes, mas merece atenção. Diversas doenças causam fadiga e sono constante, por isso procure um médico.

8 – Posso sentir inchaço nos seios e sensibilidade?

Sim, é também comum. Muitas mulheres são sensíveis a retenção de líquido pela ingestão hormonal e por isso é muito comum o inchaço, mas não é um aumento de volume que cause problemas. Apenas a mulher sente os seios maiores.

9 – Estou sagrando há vários dias mesmo usando o anticoncepcional. É normal?

Pode acontecer, então é normal. O mais comum é nos primeiros dois meses de uso, mas depois o sangramento deve ficar menor e durar menos. Sangramentos superiores a 11 dias e intensos devem ser investigados pelo médico, pois podem ter relação com ovários policísticos e outros problemas de saúde na região reprodutora feminina.

10 – Posso menstruar duas vezes?

Na verdade não é uma menstruação duas vezes mas um escape, sangramento entre as cartelas, bem comum. Muitas mulheres tem esse problema incômodo de sangramento sem aviso. Caso aconteça muitas vezes, converse com seu médico sobre a troca do medicamento.

Elimine até 6kg nos primeiros 14 dias!


Elimine até 6kg nos primeiros 14 dias!
Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook

17 respostas para “10 dúvidas sobre os efeitos colaterais dos anticoncepcionais”

  1. Ola estou com uma dúvida depois q tomei á injeção trimestral meus seios estão Grande e inchados e ta desendo pra mim será q pode ser o efeito da injeção ou poder grávidez por meus seios estão Grande

  2. Tomo Elô a meses porém to sentindo enjoada e dor no estômago, fiz sexo sem proteção à 2 dias e estou a 1 do que seria meu período fértil. Posso trocar de Anticoncepcional sem correr o risco de engravidar?

  3. 1/11 – relação 21/11-pílula do dia seguinte 3/12 ao dia 8/12 – mestruacao 4/12 – anticoncepcional injetável *
    1primeira vez
    (25/12 ou 28/12 – menstruação
    Tive algumas penetração sem camisinha , sendo , que vi meu companheiro ejacular no chão .

  4. tomei anticocepcional antes da metruacao e tive relacao sexual sem ejaculacao e sem estouro na camisinha e estou no sexto dia tomando o remedio, comecei a ter tonturas e ansias de vomito isso sera gravidez?

  5. Comecei a tomar o Desogestrel a 2 meses, e a uma semana começou a doer minhas panturrilhas. Estou com medo , ainda mais agora que vi a reportagem do Dr. Drauzio Varella no Fantástico .

  6. Tive um aborto sem saber que estava grávida pois desceu pra mim no segundo dia tomei a mesigyna acho que dentro de uns 4 dias senti uma cólica insuportável no meio dá madrugada fui ao banheiro saiu uma bola de sangue não sei se realmente era um aborto mas parecia ser .No mês seguinte tomei a mesigyna novamente agora estou no terceiro mês tomando a mesigyna mas tenho muito sono chega ser um sono fora do comum e aí dá não desceu pra mim estou com 10 dias de atraso isto é normal pode ser gravidez ou é só um efeito colateral?

  7. Tomo femina a três anos e na minha Última cartela esqueci os dois últimos comprimidos , porém tbm Faço uso da camisinha. No Entanto minha menstruacao não desceu. O que pode ter acontecido? Devo continuar o tratamento ou não?

  8. Eu tomo o ciclo 21 há 6 anos e há 2 meses minha barriga e seios estão crescendo,além disso sai uma secreção dos seios. Fiz o teste de gravidez e exame de sangue e os dois deram negativo.Pode ser efeito da pílula??

  9. Eu tomo o ciclo 21 há 6 anos e há 2 meses minha barriga e seios estão crescendo,além disso sai uma secreção dos seios. Fiz o teste de gravidez e exame de sangue e os dois deram negativo.Pode ser efeito da pílula!

  10. Tomo neovlar a 3 anos sem pausa. Era magrela pesava 51 kilos agora estou c 63 isso seria por causa da retencao de liquido ?ou retencao de liquido nao aumenta tanto o peso? POR ter tomado tanto tempo sem pausa corro o risco de ter ficado. Infertil???? Caso EU pare c o remedio vou emagrecer tudo de novo??

    1. Efeitos colaterais são comuns e previstos na bula do medicamento. Mesmo quem nunca teve pode começar a sentir.
      Pode-se sentir desde um leve inchaço nos seios há ter sangramentos.
      Caso persistam e incomodem, procure um médico ou finalize a sua cartela e troque de medicamento.
      Converser com seu médico sobre os sintomas sempre e peça uma indicação de troca.
      Indicamos também ler com calma a bula do seu medicamento para saber se é normal tudo o que você está sentindo ou não.

      Inchaço é um deles

  11. É possível depois de mais de 6 meses usando o anticoncepcional os efeitos colaterais só apareçam nessa época ?? Eu tomo a mais ou menos 8 meses e só estou sentindo os efeitos agora, como aumento dos seios e retenção de líquidos.

  12. Comei a tomar Mercilon Conti há quase 3 meses, nunca tomei anticoncepcional antes. Eu tinha muitas cólicas, com o anti elas diminuíram, porém tenho fortes enjôos e dores abdominais, além de alterações de humor e diminuição da libido. Gostaria de saber se o efeito vai passa? Devo mudar de anticoncepcional ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *