Saiba tudo sobre anticoncepcional oral » Anticoncepcionais
Postado por Clarissa em 26 de março 2013

Saiba tudo sobre anticoncepcional oral

Saiba tudo sobre anticoncepcional oral



Hoje em dia a maioria das mulheres se preocupa em evitar uma gravidez indesejada, isso ocorre porque o modo de vida da mulher mudou, no mundo moderno estamos cada vez mais independentes e a cada dia que passa vemos mais mulheres inseridas no mercado de trabalho, ocupando cargos que a pouco tempo atrás eram exclusivamente masculinos. Com isso, surgiu a necessidade de planejar cada vez mais o momento da gravidez, e claro que um método contraceptivo é essencial neste momento.

A pilula anticoncepcional é um dos métodos contraceptivos mais utilizados pelas mulheres atualmente, e é também um dos mais eficazes. Além disso as novas gerações de pilulas chegam ao mercado com diversos benefícios adicionais: tratamento da acne, diminuição da retenção de líquido, auxilio no emagrecimento, tratamento da Síndrome do Ovário Policístico, enfim… O tempo em que os anticoncepcionais eram utilizados apenas para prevenir a gravidez já passou, hoje em dia eles possuem mil e uma finalidades.

Como o anticoncepcional funciona?

Apesar de ser um método extremamente popular e tradicional, grande parte das usuária não sabe como o anticoncepcional age no organismo, e essa é uma informação muito importante, pois sabendo como ele funciona você saberá como agir no caso de acidentes como esquecimentos ou atrasos na ingestão das pilulas.
Geralmente os anticoncepcionais orais possuem um ou dois hormônios sintéticos (progesterona e estrogênio) muito parecidos com os que são produzidos pelo organismo feminino quando a mulher está grávida, esses hormônios fazem com que o organismo pense que há uma gravidez, e por isso bloqueiam a ovulação impedindo que haja período fértil (geralmente após o 14º dia do ciclo menstrual), além disso as pilulas agem impedindo a dilatação do colo uterino e alterando o muco cervical, o que dificulta a entrada do espermatozoide no útero.

Posso engravidar tomando anticoncepcional?

Quando a pilula é ingerida de maneira correta, a chance de engravidar é de 1,0% ao ano, o que significa que a cada 100 mulheres que usam o anticoncepcional corretamente, uma engravida por ano. Ainda assim o anticoncepcional oral é um dos mais seguros do mundo.

Como tomar anticoncepcional?

Atualmente há diversos tipos de anticoncepcionais disponíveis no mercado, e por isso nem todos devem ser administrados da mesma forma. Quem vai iniciar o uso pela primeira vez, geralmente deve ingerir o primeiro comprimido no primeiro dia do ciclo, ou seja, no primeiro dia da menstruação, e seguir tomando um por dia até o fim da cartela aproximadamente no mesmo horário. Há alguns anticoncepcionais que podem ser iniciados até o quinto dia do ciclo, mas é recomendado que medidas contraceptivas adicionais sejam adotadas durante a primeira semana. Durante o período de pausa deverá ocorrer um sangramento semelhante à menstruação (por privação hormonal), só que na maioria das vezes mais escuro e em menor quantidade.

- Que possuem 21 comprimidos: para esse tipo de anticoncepcional geralmente recomenda-se que haja uma pausa de sete dias após o final da cartela, no oitavo dia uma nova cartela deve ser iniciada mesmo que ainda haja sangramento (Ex. Yasmin, Elani Ciclo, Selene, etc.);

- Que possuem 24 comprimidos: para esse tipo de anticoncepcional geralmente recomenda-se que haja uma pausa de quatro dias após o final da cartela, no quinto dia uma nova cartela deve ser iniciada mesmo que ainda haja sangramento (Ex. Yaz, Iumi, etc.);

- Que possuem 28 comprimidos: esses anticoncepcionais devem ser administrados de forma contínua, ou seja, sem pausa entre as cartelas, no geral é utilizado por mulheres que não desejam mais menstruar (Ex. Cerazette, Elani 28, Gestinol 28, etc.);

   

Quando o anticoncepcional passa a fazer efeito?

No geral o anticoncepcional passa a fazer efeito imediatamente, isso quer dizer que a proteção contraceptiva age a partir do momento em que o primeiro comprimido é ingerido corretamente (bem como os posteriores). Por outro lado, seu organismo precisa se adaptar ao anticoncepcional antes de você ter certeza de que ele funcionará perfeitamente, por isso a maioria dos ginecologistas recomendam que as relações sexuais que ocorrerem durante a primeira cartela sejam com proteção adicional (ex. camisinha).

Quais são os efeitos colaterais do anticoncepcional?

Saiba tudo sobre anticoncepcional oral



Os principais efeitos colaterais dos anticoncepcionais são: náusea, vômito, dor de cabeça, sensibilidade nas mamas, sangramento desregulado, sangramento de escape, entre outros. Estes efeitos são observados com mais frequência durante os primeiros meses de uso (fase de adaptação), e costumam durar no máximo até a 5ª cartela.

Esqueci de tomar a pílula, o que eu faço?

Saiba tudo sobre anticoncepcional oral



Isso vai depender muito de qual anticoncepcional você toma, mas no geral as seguintes providencias devem ser tomadas:

- Atraso de menos de 12 horas: se você ingerir o comprimido esquecido com um atraso de menos de 12 horas, o efeito contraceptivo é mantido e nenhum medida de proteção adicional é necessária;

- Atraso de mais de 12 horas: se você ingerir o comprimido esquecido com uma atraso de mais de 12 horas, deverá utilizar proteção adicional adicional (ex. camisinha) durante os próximos sete dias. Se houve relação sexual sem proteção adicional nos sete dias anteriores ao esquecimento, a possibilidade de gravidez deve ser considerada.

Como escolher um anticoncepcional?

A primeira coisa a fazer no momento de escolher um anticoncepcional é consultar um médico, jamais siga recomendações de amigas ou indicações de um farmacêutico, dessa forma você pode receber informações incompletas e acabar grávida, ou pior, com a saúde prejudicada. Além disso há todo um procedimento a ser seguido no momento de escolher uma pilula anticoncepcional (exames, análise do perfil e histórico médico, etc.), o uso sem recomendação médica não é seguro e pode trazer muitos problemas.

O anticoncepcional engorda?

Essa é uma das principais perguntas feitas por grande parte das mulheres, e hoje pode-se dizer que há pilulas que engordam e outras que ajudam a emagrecer, tudo depende do organismo da mulher. Há usuárias que usam um determinado anticoncepcional por anos e não ganham nenhuma grama, mas há outras que ganham bastante peso logo nos primeiros meses de uso. Esse é um dos motivos que torna o acompanhamento médico indispensável, só assim você garante que os efeitos indesejados não apareçam em você.

13 Comentarios

  1. Júlio 11 de agosto de 2013 às 17:41

    Minha namorada começou a tomar ciclo 21 tem aproximadamente 10 dias. É a primeira vez que ela toma algum A.C.
    Tivemos relação e acabei ejaculando dentro. Há a possibilidade dela estar grávida?
    Ela pode tomar a pílula do dia seguinte mesmo tomando esse tipo de A.C?

    Desde já obrigado.

    • Site Anticoncepcionais 13 de agosto de 2013 às 03:11

      Oi julio, há chances sim e gravidez.

  2. Marcos Jesuino 20 de setembro de 2013 às 15:07

    ola, minha namorada toma anticoncepcional (femina) há uns 4 meses, e durante uma relação eu ejaculei dentro, há riscos de gravides?

    • Site Anticoncepcionais 20 de setembro de 2013 às 18:19

      Oi Marcos, se ela toma todos os dias certinho não tem riscos.

      • Marcos Jesuino 24 de setembro de 2013 às 02:52

        ola de novo, nessa ocasião que eu citei acima, eu esqueci de mencionar que ela estava na pausa de 7 dias, nessa pausa há riscos?

  3. Marcos Jesuino 25 de setembro de 2013 às 23:01

    ola de novo, nessa ocasião que eu citei acima, eu esqueci de mencionar que ela estava na pausa de 7 dias, nessa pausa há riscos?

  4. Cris 12 de janeiro de 2014 às 02:37

    Olá , eu tomava o Selene da seguinte maneira, tomava os 21 comprimidos e esperava 3 dias e voltava a tomar no 4° dia, pode fazer isso ? tem algum problema?

    • Site Anticoncepcionais 13 de janeiro de 2014 às 21:45

      Você toma errado. Siga a bula.

  5. Kelli 1 de fevereiro de 2014 às 19:11

    Olá, tomei durante 3 dias seguidos o anticoncepcional com umas 10 horas de atraso, isso no final do ciclo, as 3 ultimas pilulas… e tive relação. Depois disso minha menstruação desceu, mais fraca e amarronzada… mas continuo com medo, pois faz uns 13 dias, e meus seios estão doloridos e coçando… Será que posso estar grávida? Agradeço a compreensão!

    • Site Anticoncepcionais 1 de fevereiro de 2014 às 22:17

      Kelli, tomar anti faz o sangramento ficar mais fraco mesmo. Os demais sintomas são normais.

  6. Kelli 3 de fevereiro de 2014 às 15:32

    Obrigada por me responder… Agradeço! Mas pelo que entendi, possivelmente não estou grávida? Obrigada desde já ;)

  7. Laiza 10 de março de 2014 às 16:52

    Olá,boa tarde. Iniciei minha segunda cartela de Selene e tomei o primeiro comprimido com mais de 12 horas de atraso,como devo proceder?

  8. Jéssica 21 de maio de 2014 às 14:19

    Tomava um anticoncepcional e dei uma pausa, mas antes de voltar a tomar fui a ginecologista que me passou outro anticoncepcional o Yang 30, no primeiro dia de minha menstruação comecei a tomar-lo, porém minha menstruação parou de vim, o anticoncepcional pode ter causado essa suspensão?

Deixe um comentário
ATENÇÃO: Prezadas leitoras, antes de fazer um comentário expondo suas dúvidas, solicito que leiam os comentários já existentes e verifiquem se sua dúvida pode ser esclarecida, pois estamos recebendo muitos comentários repetitivos sem necessidade. OS COMENTÁRIOS REPETIDOS SERÃO IGNORADOS.