Postado por Site Anticoncepcionais em 17 de maio 2013

Quem toma anticoncepcional tem período fértil?

Apesar de haver muitas outras utilidades para a pílula anticoncepcional (como reduzir a queda de cabelo, oleosidade da pele, riscos de doenças como cistos e miomas, sintomas da TPM, regular o ciclo menstrual entre outros), a principal função do anticoncepcional é a prevenção da gravidez indesejada. Para que a pílula anticoncepcional funcione da maneira correta e sem ocasionar efeitos colaterais na mulher, é necessário que ela faça o uso do medicamento da maneira adequada ou da forma recomendada pelo seu médico.

anticoncepcional

Mesmo quando a mulher está tomando a pílula anticoncepcional há algum tempo, ainda assim esta mulher menstrua todos os meses. Porém, isso não é referente ao “ninho” preparado pelo organismo dela para receber um bebê. A menstruação da mulher que utiliza pílulas anticoncepcionais é o resultado da privação hormonal sofrida por ela durante o intervalo entre uma cartela do medicamento e a outra. As mulheres que tomam a pílula anticoncepcional tendem a sentir menos cólicas no período menstrual e ter um período menstrual reduzido em relação a período em que não fazia uso da pílula.

Há mesmo um período fértil se eu tomo anticoncepcional?

Uma dúvida freqüente entre as mulheres é se quem toma pílula anticoncepcional tem período fértil. E a resposta é não. Quem faz uso da anticoncepcional regularmente não tem período fértil. Isso porque a mulher que toma o medicamento não ovula, consequentemente, o óvulo não é liberado para a fecundação não havendo chance de gravidez.

Mas lembre-se: para que a eficácia da pílula anticoncepcional seja garantida é necessário fazer o uso correto do medicamento, tomar todos os dias, religiosamente no mesmo horário. Em caso de esquecimento de uma ou mais pílulas, vômito ou diarreia constante, a eficácia da pílula anticoncepcional está comprometida. Nesses casos, recomenda-se que a mulher faça o uso de preservativo durante as relações sexuais até o início da próxima cartela da pílula anticoncepcional.

29 Comentarios

  1. Juliana 29 de maio de 2013 às 14:16

    Bom dia! Gostaria de saber se é normal na segunda cartela de iumi ficar saindo uma borra escura a mais de 20 dias? Sera que é adaptação? Se for quanto tempo dura?

    • Site Anticoncepcionais 29 de maio de 2013 às 15:40

      Oi Juliana, isso se chama sangramento de escape e é totalmente normal.

  2. Nádia 26 de julho de 2013 às 21:24

    Boa noite, gostaria de saber se eu tomando adequadamente o meu anticoncepcional, sem esquecimentos e nem um episódio de vômito e diarreia, estou segura?
    Obrigada.

  3. geise 22 de outubro de 2013 às 21:21

    oi eu tomo anticonsepcional todo o mes eu tenho dias fertes ou nao?

  4. AAAAA 8 de janeiro de 2014 às 15:44

    Eu terminei minha cartela dia 12/12/13 e menstruei +- dia 16/12/2013, eu tinha que ter retornado tomar dia 20/12/13 so que esqueci e tomei 23/12/13 e tive relação dia 24/12 para 25/12 eu ja estava ovulando?

  5. Yolanda 11 de abril de 2014 às 01:15

    Boa noite!!!
    Tomo a pílula CERAZETTI há 7 meses e ainda tenho os famosos scapes as vezes é só o borrão , marrom mas as vezes é vermelho.
    ESSE BORRÃO PODERIA SER UMA OVULAÇÃO????
    Aguardo a resposta.
    Obrigada

  6. Denise 20 de abril de 2014 às 14:55

    Oi, me tirem uma duvida. Eu tomo a pilula certinha. Sei que devido a isso nao tenho ovulacao e nem periodo fertil. Mas mesmo assim eu sinto os sintomas e mudancas queo corpo da mulher sofre durante o periodo. Sinto meu desejo aumentar, sinto a temperatura maior e principalmente as dores embaixo do utero(perto da bexiga). Isso é normal?

  7. Layza 21 de maio de 2014 às 14:39

    Oi, me tira uma dúvida, eu esqueci de iniciar a minha cartela por cinco dias, e tive relação, corro risco?

  8. taty 16 de junho de 2014 às 22:50

    … gostaria de saber se o anticoncepcional que contém pouco hormônio tem a mesma proteção que os outros que contém uma quantidade maior de hormônio?

    • Site Anticoncepcionais 16 de junho de 2014 às 23:09

      Sim Taty, todos possuem a mesma eficiência.

  9. Nayran 17 de junho de 2014 às 14:57

    Ola, tudo bem? Estou com uma pequena duvida! Me ajudem com ela? Eh q foi assim, estava eu e minha namorada num domingo e decidimos fazer sexo sem proteçao neste dia, ela faz uso de pilulas anticoncepcionais a um bom tempo, mas quando eu fui pra ejacular retirei o penis de dentro da vagina (nao me senti seguro o suficiente) e assim ejaculei na mao, porem senti como se tivesse saiudo bem pouco quase nada mas dentro da vagina dela! Isto ten chance de gravidez?? Ela precisa tomar a pilula do dia seguinte?

    • fernanda lima lancaster 31 de julho de 2014 às 12:43

      Se ela faz uso correto das pilulas não tem o menor problema.

  10. flavia gomes 2 de julho de 2014 às 15:35

    Eu tomo anticoncepcional injetável Perlutan mais tomo os dias todo errado , Posso engravidar ?

  11. marianna 15 de julho de 2014 às 17:31

    Queria saber se ao tomar antibiotico, ele corta o efeito do anticoncepcional…?
    Se sim, gostaria de saber também, se na pausa de 4 dias que eu realizo, qual são os dias em que estou fertil… Pelo fato do efeito do anti estar comprometido?

  12. b.b.b 11 de agosto de 2014 às 04:50

    Boa noite tenho mioma e ovários policístico tomo Tamisa 30…. Mas quando entro na ultima semana da cartela eu tenho um tipo de corrimento sem cheiro e sem odor gelatinoso e volumoso e normal…tem aumentado frequentemente….

  13. Aparecida 25 de agosto de 2014 às 13:51

    Oi bom dia!
    Tenho 20 anos. E tomo o anticoncepcional ciclo 21 à um mes e três semanas. Terminei a segunda cartela na sexta-feira, só q eu e meu marido conversamos e decidimos ter nosso bebê.
    Minha dúvida é: TENHO Q ESPERAR QUANTOS DIAS PARA O ANTICONCEPCIONAL CICLO 21 PARAR DE FAZER EFEITO PARA Nós Começar TENTAR TER NOSSO BEBÊ.
    ESPERO RESPOSTA ANSIOSAMENTE!!!

  14. Ana 31 de agosto de 2014 às 03:01

    Oi estou na quinta cartela de Elani 28 e estou Tendo escapes a mais de um mês. É normal?

  15. carol 3 de setembro de 2014 às 15:39

    Acabei de menstruar mais demorei 5 dias para tomar o remédio, iniciei de novo,já tomei 2 comprimidos será que esses dois já estão fazendo efeito no meu organismo??
    Obrigada.

    • Site Anticoncepcionais 3 de setembro de 2014 às 17:13

      sim, estão carol.

  16. carol 8 de setembro de 2014 às 17:44

    ola, eu e meu namorado fizemos sexo no domingo e ele ejaculou dentro, só q eu smp tomei o remedio no horario certo, só q nesse dia ele ficou com medo e me deu a pilula , e ja tomei essa pilula 2 vzs em dois meses e com essa foi a terceira, e no dia nao tomei o remédio pq falaram q faz msm efeito , só q fui ler dps e descobri q a pílula perde o efeito dps de algumas vzs usadas , gostaria de saber se corro algum riso de estar grávida?

  17. fernanda 9 de setembro de 2014 às 19:29

    Oi! Tomo anticoncepcional a 7 anos, na minha ultima menstruação parei di tomalo.Ja faz 5 dias que não tomo sendo assim eu tenho período fértil? ?

  18. fernanda juliana 9 de setembro de 2014 às 23:13

    Oi!eu tomei anticoncepcional por 7 anos ,e parei de tomalo depois da minha última menstruação. Ja faz 5 dias que não tomo . Sendo assim eu posso estar fértil quando??

  19. Carol C 14 de setembro de 2014 às 12:56

    Dra., utilizei durante 5 anos a mesygina. Em junho a substitui por Iumi. Tomei uma cartle inteira e iniciei a segunda. No meio da segunda, devido a uma infecção no fígado, tive que parar (metade de julho). Após curar meu fígado, voltei a tomar o Iumi no dia 31/08/2014, dia que menstruei. 13/09/2014 tive relações sem proteção. Corro risco de uma gravidez?? Devo tomar a pílula do dia seguinte??

  20. Talita 22 de setembro de 2014 às 17:51

    Faz alguma diferença se eu tomar a pílula em alguns minutos depois, por exemplo: meu horário normal é 13:00h, se eu tomar um dia as 12:50, outro 13:10 ou 13:30. Posso engravidar fazendo isso?

  21. isabela 24 de setembro de 2014 às 18:49

    Olá ! esse mês era p mim ter usado o injetavel dia 1 e só usei dia 8 era p minha amostra descer dia 18 e até agora nada. ontem fiz uma transvarginal e o doutor disse que estou ovulando e possível mesmo eu usando o injetavel ? será que corro o risco de engravidar ? porque será estou ovulando será que o mesigyna não fez efeito?

  22. Eve 21 de outubro de 2014 às 01:45

    olá, fiz relação no domingo as 16:00 hrs, porem esqueci de tomar o anticoncepcional no sabado que tomo sempre as 22:00, tomei no domingo as 16:00 antes de fazer a relação, e a noite no horario normal tomei outro comprimido que era o ultimo da minha cartela, corro risco de engravidar ?

  23. bruna 24 de novembro de 2014 às 23:39

    Estou tomando a terceira cartela do anticoncepcional tamisa 20, mas ontem tive relação sexual desprotegida. Estou no período fértil, existe chance de eu estar grávida? E a algumas horas comecei a sentir uma dor abaixo do umbigo, parecendo cólica.

  24. Jaqueline 3 de dezembro de 2014 às 23:35

    Ola, eu tomo meu anticoncepcional certinho, ontem tive relaçao sem camisinha e hj saiu um muco vaginal, losso estar gravida?

    • Site Anticoncepcionais 4 de dezembro de 2014 às 01:31

      Se toma corretamente, sem riscos de gravidez.
      Mas continue tomando assim sempre, mantendo o horário e todos os dias no caso de contraceptivo oral. Não perca a data da injeção se usa desta forma.

      Pode ser um efeito colateral do medicamento.

Deixe um comentário
ATENÇÃO: Prezadas leitoras, antes de fazer um comentário expondo suas dúvidas, solicito que leiam os comentários já existentes e verifiquem se sua dúvida pode ser esclarecida, pois estamos recebendo muitos comentários repetitivos sem necessidade. OS COMENTÁRIOS REPETIDOS SERÃO IGNORADOS.