anticoncepcional
Postado por Site Anticoncepcionais em 17 de maio 2013

Quem toma anticoncepcional tem período fértil?

Apesar de haver muitas outras utilidades para a pílula anticoncepcional (como reduzir a queda de cabelo, oleosidade da pele, riscos de doenças como cistos e miomas, sintomas da TPM, regular o ciclo menstrual entre outros), a principal função do anticoncepcional é a prevenção da gravidez indesejada. Para que a pílula anticoncepcional funcione da maneira correta e sem ocasionar efeitos colaterais na mulher, é necessário que ela faça o uso do medicamento da maneira adequada ou da forma recomendada pelo seu médico.

anticoncepcional

Mesmo quando a mulher está tomando a pílula anticoncepcional há algum tempo, ainda assim esta mulher menstrua todos os meses. Porém, isso não é referente ao “ninho” preparado pelo organismo dela para receber um bebê. A menstruação da mulher que utiliza pílulas anticoncepcionais é o resultado da privação hormonal sofrida por ela durante o intervalo entre uma cartela do medicamento e a outra. As mulheres que tomam a pílula anticoncepcional tendem a sentir menos cólicas no período menstrual e ter um período menstrual reduzido em relação a período em que não fazia uso da pílula.

   

Há mesmo um período fértil se eu tomo anticoncepcional?

Uma dúvida freqüente entre as mulheres é se quem toma pílula anticoncepcional tem período fértil. E a resposta é não. Quem faz uso da anticoncepcional regularmente não tem período fértil. Isso porque a mulher que toma o medicamento não ovula, consequentemente, o óvulo não é liberado para a fecundação não havendo chance de gravidez.

Mas lembre-se: para que a eficácia da pílula anticoncepcional seja garantida é necessário fazer o uso correto do medicamento, tomar todos os dias, religiosamente no mesmo horário. Em caso de esquecimento de uma ou mais pílulas, vômito ou diarreia constante, a eficácia da pílula anticoncepcional está comprometida. Nesses casos, recomenda-se que a mulher faça o uso de preservativo durante as relações sexuais até o início da próxima cartela da pílula anticoncepcional.

13 Comentarios

  1. Juliana 29 de maio de 2013 às 14:16

    Bom dia! Gostaria de saber se é normal na segunda cartela de iumi ficar saindo uma borra escura a mais de 20 dias? Sera que é adaptação? Se for quanto tempo dura?

    • Site Anticoncepcionais 29 de maio de 2013 às 15:40

      Oi Juliana, isso se chama sangramento de escape e é totalmente normal.

  2. Nádia 26 de julho de 2013 às 21:24

    Boa noite, gostaria de saber se eu tomando adequadamente o meu anticoncepcional, sem esquecimentos e nem um episódio de vômito e diarreia, estou segura?
    Obrigada.

  3. geise 22 de outubro de 2013 às 21:21

    oi eu tomo anticonsepcional todo o mes eu tenho dias fertes ou nao?

  4. AAAAA 8 de janeiro de 2014 às 15:44

    Eu terminei minha cartela dia 12/12/13 e menstruei +- dia 16/12/2013, eu tinha que ter retornado tomar dia 20/12/13 so que esqueci e tomei 23/12/13 e tive relação dia 24/12 para 25/12 eu ja estava ovulando?

  5. Yolanda 11 de abril de 2014 às 01:15

    Boa noite!!!
    Tomo a pílula CERAZETTI há 7 meses e ainda tenho os famosos scapes as vezes é só o borrão , marrom mas as vezes é vermelho.
    ESSE BORRÃO PODERIA SER UMA OVULAÇÃO????
    Aguardo a resposta.
    Obrigada

  6. Denise 20 de abril de 2014 às 14:55

    Oi, me tirem uma duvida. Eu tomo a pilula certinha. Sei que devido a isso nao tenho ovulacao e nem periodo fertil. Mas mesmo assim eu sinto os sintomas e mudancas queo corpo da mulher sofre durante o periodo. Sinto meu desejo aumentar, sinto a temperatura maior e principalmente as dores embaixo do utero(perto da bexiga). Isso é normal?

  7. Layza 21 de maio de 2014 às 14:39

    Oi, me tira uma dúvida, eu esqueci de iniciar a minha cartela por cinco dias, e tive relação, corro risco?

  8. taty 16 de junho de 2014 às 22:50

    … gostaria de saber se o anticoncepcional que contém pouco hormônio tem a mesma proteção que os outros que contém uma quantidade maior de hormônio?

    • Site Anticoncepcionais 16 de junho de 2014 às 23:09

      Sim Taty, todos possuem a mesma eficiência.

  9. Nayran 17 de junho de 2014 às 14:57

    Ola, tudo bem? Estou com uma pequena duvida! Me ajudem com ela? Eh q foi assim, estava eu e minha namorada num domingo e decidimos fazer sexo sem proteçao neste dia, ela faz uso de pilulas anticoncepcionais a um bom tempo, mas quando eu fui pra ejacular retirei o penis de dentro da vagina (nao me senti seguro o suficiente) e assim ejaculei na mao, porem senti como se tivesse saiudo bem pouco quase nada mas dentro da vagina dela! Isto ten chance de gravidez?? Ela precisa tomar a pilula do dia seguinte?

  10. flavia gomes 2 de julho de 2014 às 15:35

    Eu tomo anticoncepcional injetável Perlutan mais tomo os dias todo errado , Posso engravidar ?

  11. marianna 15 de julho de 2014 às 17:31

    Queria saber se ao tomar antibiotico, ele corta o efeito do anticoncepcional…?
    Se sim, gostaria de saber também, se na pausa de 4 dias que eu realizo, qual são os dias em que estou fertil… Pelo fato do efeito do anti estar comprometido?

Deixe um comentário
ATENÇÃO: Prezadas leitoras, antes de fazer um comentário expondo suas dúvidas, solicito que leiam os comentários já existentes e verifiquem se sua dúvida pode ser esclarecida, pois estamos recebendo muitos comentários repetitivos sem necessidade. OS COMENTÁRIOS REPETIDOS SERÃO IGNORADOS.