O maior problema enfrentado pelas mulheres que optam pela pílula anticoncepcional é que não conseguem tomar na mesma hora todos os dias ou acabam esquecendo. Nos primeiros meses sempre é complicado lembrar do medicamento porque não há costume da ingestão, e um ou outro esquecimento sempre acontece. Quando isso acontecer com você, o que fazer?

 esquecer de tomar anticoncepcional

Tome assim que lembrar

Atrasos até 12 horas não cortam o efeito do anticoncepcional. Você pode atrasar todos os dias até 12 horas que não perderá o efeito de toda cartela e pode se considerar protegida contra gravidez. Por isso variar uma ou duas horas todos os dias na ingestão do medicamento não tem problema, desde que você se mantenha nas 12 horas de atraso.

   

Esqueceu de tomar um dia inteiro? Continue a cartela

A privação de hormônio do anticoncepcional pela suspensão do uso do medicamento causa escapes(sangramentos no meio da  cartela). Se você interromper a cartela no meio mesmo, deve ter uma hemorragia que vai durar alguns dias e só vai cessar quando você começar a tomar o medicamento novamente. Logo, se você esqueceu, pelos próximos sete dias não vai estar protegida, mas nem por isso deve interromper a cartela. Caso faça isso, você pode ter uma hemorragia de dias sangrando e pode até passar mal com hemorragia.

Esqueci um dia de tomar dois dias o anticoncepcional. O que eu faço?

Se você percebeu dois dias depois que houve um esquecimento, o indicado é continuar a cartela como se nada tivesse acontecido. Contudo, neste ciclo não estará protegida e pode engravidar. Quando houver esquecimento você deve usar camisinha até o próximo ciclo e tentar ao máximo não esquecer mais para não acontecerem os escapes, que até assustam algumas mulheres.

Para evitar problemas na sua proteção contra gravidez, uma boa dica é criar lembretes em seu celular ou deixar o seu anticoncepcional em um local acessível para não esquecer.