Para alegria de algumas mulheres, a resposta é sim. Não há qualquer problema em ter relações sexuais durante a pausa, pois os riscos de gravidez não existem por diversos motivos que vamos explicar a seguir.

pausa-do-anticoncepcional

Quando você toma o anticoncepcional certinho, sempre no mesmo dia e horário (com atrasos de no máximo de 12 horas), o corpo te protege contra uma gravidez porque ele envia a mensagem a seu útero que você está grávida sem estar por meio dos hormônios da pilula. É por isso que alguns efeitos colaterais do anticoncepcional são tão semelhantes ao de uma gravidez. Como você não está ovulando, seu corpo não poderá engravidar e por isso ter relações sexuais na pausa é completamente seguro.

   

Outro motivo pelo qual você está segura na pausa contra a gravidez é que você está bem distante do seu dia fértil. Seu dia fértil é sempre o 14 dia depois do seu primeiro dia de sangramento. Mesmo que você tome o medicamento de forma desregular, você pode ovular, mas seu ciclo vai estar regulado e deve menstruar na data certa, e isso deixa seu ciclo com uma pequena agenda. Na pausa você está 14 dias depois do seu dia fértil ou 14 dias antes. Um esperma não vive tanto tempo no seu corpo (vive no máximo 72 horas) para chegar a fecundar um óvulo depois de 14 dias em seu corpo.

Os problemas de ter relação na pausa são apenas físicos da mulher. Ela pode sentir-se inchada, com algumas dores e sem lubrificação por conta do sangramento, o que pode deixar a penetração um pouco dolorida. Contudo, ela não deve ter qualquer problema com a gravidez. Ela pode se sentir incomodada com o sangramento constante, o que também não é um problema: ele cessa quando há penetração, na água e nos últimos dias fica mais fraco. Também não há qualquer risco para alterar o ciclo se houver relações durante a pausa entre as cartelas.