A pílula anticoncepcional serve para evitar uma gravidez indesejada, regular o ciclo menstrual da mulher e em alguns casos para trazer outros benefícios como reduzir a queda de cabelo, o inchaço e a oleosidade da pele. Isso não é novidade para a maioria das mulheres, mas quando você decide engravidar, como deve proceder com o anticoncepcional?

anticoncepcional

Para tirar suas dúvidas sobre como parar com o anticoncepcional para engravidar, continue a leitura. Muitas mulheres pensam que após fazer uso de anticoncepcional por muito tempo a dificuldade para engravidar é maior, não é verdade. A verdade é que quando a mulher faz uso do anticoncepcional por muito tempo o corpo demora a voltar ao normal e esse tempo vai variar de acordo com o tempo que a mulher toma a pílula anticoncepcional.

   

Normalmente, o tempo para engravidar após interromper o uso do anticoncepcional varia de dois a seis meses. Mas há casos de mulheres que fazem uso da pílula há alguns anos é aí é preciso de mais tempo sem fazer o uso do medicamento, chegando de seis meses a um ano de interrupção para poder conseguir engravidar. Mas nada impede que nesse período a mulher tente, não existe uma regra ou tempo certo, se engravidar antes do período imaginado não haverá nenhum prejuízo a saúde da mãe ou do bebê.

Uma boa dica para mulher que pretende engravidar é antes de começar a tomar a pílula anticoncepcional, conversar com o seu ginecologista sobre os seus planos em relação ao futuro. Assim o seu médico pode recomendar um anticoncepcional que demorem menos a sair do organismo quando você quiser engravidar. Lembrando que é sempre bom consultar o ginecologista também quando quiser interromper o tratamento, ele é a pessoa mais indicada para tirar suas dúvidas em relação a isso e até mesmo sobre a futura gravidez.