Postado por Site Anticoncepcionais em 14 de maio 2013

Anticoncepcional pode ser usado estando grávida?

A pílula anticoncepcional surgiu com objetivo de prevenir uma gravidez indesejada, porém com o passar do tempo foram descobertos outros benefícios da pílula. Hoje a pílula anticoncepcional é usada para tratar doenças como miomas e cistos, previne o câncer de útero, minimiza os efeitos da TPM e colabora com os cabelos e pele. Por esse motivo, muitas mulheres mesmo estando grávidas gostariam de continuar tomando suas pílulas anticoncepcionais, mas isso é não bom para o feto.

anticoncepcional

Há pílulas anticoncepcionais formadas por progesterona e estrogênio e outras apenas por progesterona. Essas últimas  não oferecem riscos ao bebê se usadas no início da gravidez, porém é recomendado que seu uso não ultrapasse os dois meses. O principal problema causado pelo uso da pílula anticoncepcional durante a gravidez está relacionado a formação dos órgãos sexuais do bebê.

   

Os hormônios das mães precisam estar regulados no momento da formação do bebê. Caso estejam desequilibrados, o bebê pode ganhar características mistas ou acabar com problemas mais sérios com órgão sexual de um sexo e aparência de outro. Por isso todo cuidado é pouco.

anticoncepcional

Portanto, os riscos são muito grandes caso você insista em continuar tomando a pílula anticoncepcional por muito tempo. Os hormônios contidos na pílula anticoncepcional irão afetar a formação do feto e seus órgão sexuais. Isso acontece normalmente entre o segundo e o terceiro mês de gestação.

Para quem utiliza outros métodos anticoncepcionais também a base de hormônios (como a injeção de progesterona, adesivos, implantes e outros) a chance de continuar usando o contraceptivo sem saber da gravidez é quase nula, esse tipo de método é mais regular. E quando o assunto é a pílula do dia seguinte, caso a gravidez já esteja em fase avançada, não há risco nenhum para o bebê. Mas ainda assim é preciso ter cuidado e sempre que houver dúvidas ou sentir algo, procure um médico.

4 Comentarios

  1. carla silva 20 de fevereiro de 2014 às 01:18

    olá, tomo femina. mas na pausa desse mês não desceu minha menstruação. Já recomecei a nova cartela. Meu médico disse que era normal, pois tomei tudo direitinho e sempre no mesmo horário. tem algum perigo? aguardo respostas.

    • Site Anticoncepcionais 20 de fevereiro de 2014 às 04:13

      Carla, sim, pode acontecer. Contudo, se você tiver usado medicamentos que cortam o efeito do anti, como antibióticos, a gravidez pode acontecer. Se não, não ter sangramento é também comum.

  2. Regina 17 de junho de 2014 às 13:03

    Bom dia! Estou muito nervosa. Tomo anticoncepcional faz 18 anos. Ja troquei varias vezes agora faz uns 4 anos q tomo belara. Mês passado a minha menstruação desceu faltando um comprimido pra terminar a cartela e veio muito quase uma semana pq fiz um tratamento e tomei antibióticos e lisador. Esse mes de junho tomei todos os comprimidos no mesmo horário e dei a pausa de 7 dias mas não desceu a menstruação. Tenho 36 anos estou bem acima do peso e tomo remédio para tireoide e sou muito ansiosa. Eu posso estar grávida?

  3. Rayssa 29 de julho de 2014 às 11:31

    Comecei tomar anticoncepcional diane 35, tomei duas pílulas e passei muito mal e interrompi a cartela. Minha menstruação veio de novo, isso é normal? Se tivesse engravidado essa menstruação viria ou não?

Deixe um comentário
ATENÇÃO: Prezadas leitoras, antes de fazer um comentário expondo suas dúvidas, solicito que leiam os comentários já existentes e verifiquem se sua dúvida pode ser esclarecida, pois estamos recebendo muitos comentários repetitivos sem necessidade. OS COMENTÁRIOS REPETIDOS SERÃO IGNORADOS.