Anticoncepcional Mercilon
Postado por Site Anticoncepcionais em 30 de abril 2013

Anticoncepcional Mercilon – Benefícios, efeitos e mais

O Anticoncepcional Mercilon é um medicamento fabricado e distribuído pelo laboratório Organon para todo o Brasil. É um medicamento bastante receitado pelos médicos por ser considerado seguro na prevenção da gravidez, além de ter um baixo índice de relatos de aumento de peso.

Os princípios ativos do Anticoncepcional Mercilon são Desogestrel 0,15 mg; etinilestradiol 0,02 mg. Para quem está comprando o medicamento, é importante saber que ele é vendido em duas versões: Anticoncepcional Mercilon e Anticoncepcional Mercilon Conti. O Anticoncepcional Mercilon com apenas este nome é de 21 comprimidos, precisam da pausa de 7 dias. Já a  versão conti vem com 28 medicamentos e não precisa da pausa. Mas ambos possuem a mesma fórmula, apenas com dosagens hormonais diferentes.

Anticoncepcional Mercilon

Benefícios do Anticoncepcional Mercilon

Prevenção de espinhas

Diminuição do fluxo menstrual

Diminuição dos sintomas da TPM (cólicas, dores de cabeça, etc.)

Regularização do fluxo menstrual

Efeitos colaterais do Anticoncepcional Mercilon

Trato geniturinário

Sangramento intermenstrual

Alterações na secreção cervical,

Aumento no tamanho dos fibromiomas uterinos

Agravamento de endometriose 26 I

Infecções vaginais,

Sensibilidade, dor, aumento, secreção nas mamas

Náusea e vômito

Tromboses

Aumento da pressão arterial

Desconforto da córnea quando em uso de lentes de contato.

Alterações do humor

Retenção de líquidos

   

Redução da tolerância à glicose

Variação do peso corporal, para mais ou para menos

Como tomar o Anticoncepcional Mercilon

Cada cartela vem com exatamente 21 comprimidos que devem ser ingeridos todos os dias aproximadamente no mesmo horário até o final da cartela. Deve haver um atraso ou adiantamento de no máximo 3 horas entre a ingestão de cada comprimido em seu horário normal. Tome o primeiro comprimido no primeiro dia de sua menstruação e siga tomando até o fim da cartela. Sempre realize uma pausa de sete dias e inicie uma nova cartela no 8º dia. Dentro do período de pausa deverá ocorrer o sangramento por privação.

Contra indicações do Anticoncepcional Mercilon

História atual ou anterior de coágulo sanguíneo: em particular situações relacionadas com trombose

História atual ou anterior de acidente vascular cerebral (causado por um coágulo sanguíneo ou por ruptura de um vaso sanguíneo no cérebro)

História atual ou anterior que possa ser um primeiro sinal de ataque cardíaco (tal como angina de peito ou dor no peito) ou acidente vascular cerebral (tal como acidente isquêmico transitório ou um pequeno acidente vascular cerebral reversível)

Se possui antecedentes de enxaqueca acompanhada de, por ex., alterações visuais, alteração da fala ou fraqueza ou dormência em qualquer parte do seu corpo

História atual ou anterior de diabetes mellitus com deterioração de vasos sanguíneos

História atual ou anterior de pancreatite (uma inflamação do pâncreas) associada a níveis elevados de substâncias gordas no sangue

Se possui icterícia (apele amarelada) ou doença grave do fígado

História atual ou anterior de câncer pode se desenvolver por influência de hormônios sexuais (da mama ou dos órgãos genitais)

História atual ou anterior de câncer benigno ou maligno do fígado

Se possui qualquer hemorragia vaginal de causa desconhecida

Gravidez ou suspeita de gravidez

Se estiver amamentando

Se é hipersensível (alérgica) ao etinilestradiol, ao gestodeno ou a qualquer outro componente de Minigeste

Bula do Anticoncepcional Mercilon

http://www4.anvisa.gov.br/base/visadoc/BM/BM[26205-1-0].PDF

 

63 Comentarios

  1. Bianca 26 de julho de 2013 às 01:22

    O mercilon conti é um anticonsepcional considerado forte? Corro o risco de ter aumento das mamas?

    • Site Anticoncepcionais 30 de julho de 2013 às 03:37

      Oi bianca, é considerado fraco.

  2. Flavia 18 de outubro de 2013 às 00:08

    oi, tomo Mercilon conti há 2 anos, esse mês durante a semana que estava menstruada, esqueci de tomar um dos comprimidos amarelinhos. Como só me dei conta, quando sobrou o ultimo comprimido, não o tomei, então iniciei a nova cartela como de costume no dia certo, posso Engravidar? Vale lembrar que só tive relações sexuais após ter tomado o primeiro comprimido branco da nova cartela.

  3. hannah 30 de outubro de 2013 às 15:54

    Tomo mercilom e na pausa tomei regulador xavier e tive relaçoes na pausa tem algum problema?

    • Site Anticoncepcionais 31 de outubro de 2013 às 00:43

      Oi Hanna, o regulador deve deixar o seu ciclo um pouco mais ordenado, não há problema.

  4. hannah 3 de novembro de 2013 às 13:40

    Regulador xavier 2 corta o efeito do anticoncepcional ?

  5. Jurema 2 de dezembro de 2013 às 22:05

    quem toma anticoncepcional pode beber ? tomar cerveja?

    • Site Anticoncepcionais 2 de dezembro de 2013 às 23:20

      Pode sim! :)

  6. Camila 3 de dezembro de 2013 às 16:30

    Ola, eu tomo o Mercilon Conti, e a minha prima também tomava e medica dela falou pra ela trocar para o Primeira 20 dizendo que a composição é a mesma, e o remédio é bem mais barato em quanto eu pago 33,00r$ em uma cartela do Mercilon ela paga o mesmo em 3 cartelas do Primeira 20, a composição é realmente a mesma, sera que é uma boa eu trocar ? aguardo a resposta, obrigada !

    • DAIANE DE MAGALHAES TOLENTINO 10 de maio de 2014 às 14:25

      o site não respondeu a tua pergunta?

  7. Paola 10 de dezembro de 2013 às 09:21

    Olá, bom dia!

    Comecei a usar o Mercilon (simples) no mês passado. Nesse mês, por engano, comprei o Mercilon Conti. Posso tomar apenas 21 drágeas? A composição é a mesma? Ou há risco de gravidez? Muito obrigada!

    • Site Anticoncepcionais 10 de dezembro de 2013 às 17:00

      Não pode. Deve comprar o de 21 então.

  8. Jurema 10 de dezembro de 2013 às 22:50

    dexavison colirio tira efeito doo anticoncepcional ?

  9. Claudenice 23 de janeiro de 2014 às 01:37

    boa noite… já tomei mercilon e nunca tive problemas com peso ou outra coisa… a não ser o gosto que se engatava na garganta era horrível… tomei o cerazette enquanto amamentava e agora quase dois anos, estou trocando o cerazette pelo minian, mais não achei nenhuma informação aqui sobre ele, quando vcs escreverem vcs me avisam… pelo que vi a dosagem hormonal é bem parecida que do mercilon…
    obrigada,

  10. sofia 24 de janeiro de 2014 às 16:17

    tive hemorragia de privação mas uns dias antes tive sexo desprotegido. hoje começava nova cartela. se não tomarhá risco de ficar gravida dessa relação?
    muito obrigada

  11. karol 25 de janeiro de 2014 às 15:49

    Boa tarde. Comecei a tomar mercilon conti com 28 pilulas a 1 mes, mas por engano nao terminei a primeira cartela. Tomei todas as pilulas brancas, as 2 pilulas amarelas e 1 verde e fiquei menstruada ao inves de finalizar a primeira cartela iniciei a segunda. Tomei regularmente durante a primeira e a segunda semana da segunda cartela, mas tive relaçoes na segunda semana. Quais os riscos de engravidar?

  12. karol 25 de janeiro de 2014 às 16:06

    Boa tarde… comecei a tomar mercilon conti (28) há 1 mês, mas por engano não terminei a primeira cartela. Tomei todas as pílulas brancas, as 2 pílulas verdes e 1 pílula amarela, e fiquei menstruada. Ao invés de dar continuidade a primeira cartela, iniciei a segunda cartela no primeiro dia do ciclo. Na segunda cartela, tomei as pílulas brancas regularmente na primeira e segunda semana. Na segunda semana tive relações. Com toda essa problemática há riscos de gravidez? …desconsiderar mensagem anterior

  13. Edna Arpa 28 de janeiro de 2014 às 12:15

    oi tomei mercilon 21 a 3 meses, e mes passado passei a tomar o mercilon cont, mas meu organismo nao se deu, minha menstruação desregulou e muita cólica, como faço pra trocar pro mercilon de 21 agora.

    • Site Anticoncepcionais 28 de janeiro de 2014 às 16:36

      Pode sim,mas precisa finalizar sua cartela atual primeiro e começar no 1 dia de sangramento.

  14. marcia 29 de janeiro de 2014 às 14:40

    Olá estou tomando mercilon a dois meses…e noite que tenho tido muito sono, muito mesmo, de ter que ir ao banheiro cochilar no trabalho, isto é normal?

  15. bruna 12 de fevereiro de 2014 às 01:06

    Oi, tomo o mercilon conti, mas percebi que mesmo assim continuei menstruando, oque eu não queria. Aí emendei 3 meses apenas os brancos da cartela. Tem algum problema?

  16. João Lucas 17 de fevereiro de 2014 às 12:46

    Olá, minha namorada começou a ingerir o Mercilon Conti em torno de 20 dias, porém apresentou alguns efeitos colaterias, tal como o sangramento vaginal. O que se fazer nesse caso, ela pode prosseguir com a medicação ou não? Tal sangramento para após um tempo?
    Aguardo por uma resposta…

  17. Bruna 11 de março de 2014 às 02:15

    Comecei a tomar o Mercilon conti dia 02 conforme foi me passado pelo gineco , para tomar o primeiro comprimido no primeiro ou segundo dia da menstruação. Estou sentindo muitos enjoos ( estou a 10 dias tomando ) e estou tendo um pequeno sangramento. (a menstruação não esta no seu fluxo mais). É normal por ser meu primeiro uso ?

  18. Roberta 12 de março de 2014 às 18:38

    Eu tomo Mercilon com 21 comprimidos há anos e esse mês eu comprei por engano o Mercilon Conti… estive pesquisando a diferença entre eles, vantagens e desvantagens e gostei do Mercilon Conti… vocês acham que eu posso passar a tomar o Mercilon Conti agora ou é melhor eu comprar a caixa de Mercilon normal e só trocar quando falar com meu ginecologista?

  19. Viviane 23 de março de 2014 às 19:34

    Eu tomo o mercilon sem o intervalo de 7 dias desde outubro/13 e ainda não tinha mestruado, agora em março/14 estou mestruada há quase 10 dias. É normal?

    • Site Anticoncepcionais 24 de março de 2014 às 02:06

      Sim vivi. As vezes, quando unimos bastante as cartelas pode acontecer de uma menstruação forçada para o ciclo de normalizar.

      • Viviane 26 de março de 2014 às 09:52

        Até quantos dias é normal?

  20. Vivi 26 de março de 2014 às 18:26

    Ola, eu faço uso de Mercilon Conti, mais essa semana estava com problemas de estomago, e acebei tendo vomito enfim.
    Tomei o anti no horário habitual, em função de estar com vomito passei mal.
    Queria saber o seguinte, vou tomar ele hoje no mesmo horário vai ter algum problema, qual o cuidado que vou ter que ter, pois ontem não
    ” tomei mais não fez efeito”.
    Aguardo informação.

    Obrigada!!!

  21. Daniele 31 de março de 2014 às 22:41

    Tomo mercylon conti a mais de 1ano. Este mês percebo q havia esquecido de tomar um comprido, ou seja, acabou a carrega 1 dia depois. Hoje faz 8 dias q acabou a cartela e ainda não veio a menstruação. Isso é normal?

    • Site Anticoncepcionais 1 de abril de 2014 às 00:52

      Dani. é normal atrasos sim. se há riscos de gravidez, melhor fazer o teste.

  22. Juliana 3 de abril de 2014 às 22:26

    Oi, tomo o mercilon conti a quase 1 ano. Por engano, nessa cartela,comecei a tomar as pilulas amarelas primeiro que as verdes. Estou na quarta amarela já. O que devo fazer? Continuo tomando normalmente até as duas ultimas verdes ou inicio uma nova cartela antes de tomar as duas verdes ?

  23. Stefani 6 de abril de 2014 às 01:12

    Ola tomo mercilon conti a 2meses e na segunda cartela esqueci de tomar um comprimido assim q lembrei tomei ele e o outro juntos na hora de costume.Mais entao fiquei mestroada nos comprimidos brancos e agora q chegou os amarelos nao veio.Isso e normal por ja ter vindo ??? Ou poso estar gravida ??? Por favor me respondam

  24. Patricia 6 de abril de 2014 às 22:05

    Oi boa noite
    mesmo tomando o mercilon a minha menstruação veio … e tenho duvidas sobre isso. pois gostaria de saber
    se poder me responder
    obrigada

  25. Cristina 10 de abril de 2014 às 19:42

    Ola. Tomo mercilon cont a quase um ano. Esqueci de tomar o 8° comprimido so lembrei depois de passar 12h, tive relacao no dia do comprimido esquecido, há possibilidade de estar gravida? Obg.

  26. Izabela 16 de abril de 2014 às 13:58

    Bom dia, Tomo o mercilon conti há uns 6 meses, porém estou no 17° comprimido e quando fui no banheiro hoje verifiquei que o papel está ficando rosa (vermelho claro).
    Ainda estou nos comprimidos brancos, isso é normal?

    O que posso fazer para não menstruar neste final de semana? Pois vou ter uma festa…

    Obrigada.

  27. Thainara C. 17 de abril de 2014 às 15:58

    Boa tarde. É o primeiro mês que estou tomando o Mercilon Conti, antes eu tomava o Microvelar. Como dizia na bula tomei o primeiro comprimido do Mercilon após o último do Microvelar, ou seja no final do Micrevelar que era pra ser o primeiro dia da menstruação não aconteceu faz 21 dias que estou tomando o Mercilon mas estou preocupada por não ter ocorrido a mestruação normalmente após o Microvelar. Isto é normal pela troca de anticoncepcionais??

  28. Vivian 20 de abril de 2014 às 20:47

    Olá, tomo mercilon 21 há algum tempo, mas começarei a tomar o Conti, como faço a troca? termino a cartela de 21 e já começo a cartela do conti ou termino e faço a pausa de 7 dias e começo a tomar a cartela do conti? Minha ginecologista sugeriu a troca e eu esqueci de perguntar. Obrigada!

  29. Andressa 29 de abril de 2014 às 17:44

    Oi boa tarde quero tirar uma dúvida, tomava o Anti concepcional conti todos os dias e na mesma hora, o problema e que eu não estava menstruando então minha ginecologista me aconselhou a dar uma pausa ,então fiquei um mês e meio sem tomar os comprimidos ,agora em abril retomei com os comprimidos já tomei 13,gostaria de saber se já estou segura para retomar minha relação sexual, ou vou precisar tomar mais uma cartela inteira…

  30. Gisele 5 de maio de 2014 às 11:57

    Estou fazendo tratamento com o anticoncepcional para endometriose e o médico pediu para que eu ficasse sem menstruar por 3 meses. Assim que eu terminar a primeira cartela, posso iniciar a outra logo em seguida, pois já estou nos comprimidos amarelos? Continuo normalmente?

    • DAIANE DE MAGALHAES TOLENTINO 10 de maio de 2014 às 14:36

      se você não quiser menstruar, você deve iniciar uma nova cartela assim que terminarem os comprimidos brancos, pois se você já tomou os verdes (placebo), é como se você tivesse feito a pausa, a supressão, portanto você vai menstruar. Os amarelos servem pra que sua taxa de hormônios não varie muito, pois, em alguns casos, é por esse motivo que a mulher tem o sangramento de escape.

  31. elizabeth 9 de maio de 2014 às 02:21

    Tomo mercilon conti a 6 meses, posso tomar oa comprimidos brancos e os verdes e nao tomar os amarelos?

  32. Graziele Pereira 13 de maio de 2014 às 14:05

    Bom dia!! Gostaria de saber se no período em que estiver tomando os comprimidos verdes posso ter relações normalmente sem correr o risco de engravidar?

    • Site Anticoncepcionais 13 de maio de 2014 às 15:52

      se tomar corretamente e nao usar medicamentos q cortam o efeito do anti, sim

      • Vanessa F 28 de julho de 2014 às 03:39

        Muito obrigada!
        Eu tinha a mesma dúvida que a Graziele :)

  33. Elaine 15 de maio de 2014 às 21:11

    ola estou tomando a dois messes o mercilon conti sem querer eu comprei o mercilon e já tomei dois como que eu faço posso para essa cartela e começar o mercilon conti ou devo termina a que comecei. obg

  34. Ester 20 de maio de 2014 às 19:16

    Oi eu to tomando o mercilon conti ja tem 16 dias e toda vez que vou ao banheiro percebo que ocorreu um pequeno sangramento (uma pequena secreçao )por ser a primeira vez que tomo queria saber se é normal ?

    • Site Anticoncepcionais 21 de maio de 2014 às 00:30

      Você está tendo escapes por incompatibilidade com o medicamento. Melhor ingerir outro quando esta cartela finalizar.

  35. Ana 29 de maio de 2014 às 19:00

    Tomo o mercilon conti há quase um ano e me relaciono sem camisinha com meu namorado. Nunca esqueci de tomar um dia sequer o remédio, porém esse mês, minha menstruação não desceu, posso estar grávida? Já iniciei uma nova cartela, mas sinto um leve desconforto de cólica, mas nada da menstruação.

  36. Jessica 1 de junho de 2014 às 19:41

    Ola, tomo mercilonconti, a minha ultima cartela acabou e eu só lembrei de comprar a próxima 5 dias depois. Devo continuar tomando normalmente, mudando o primeiro dia que tomo a pílula?

  37. Michele 5 de junho de 2014 às 03:30

    Olá ,inicie a primeira cartela e por falta de costume acabei tomando a pirula do dia seguinte, mais depois me alembrei e tomei o comprimido da cartela,mais eu ja estava nos comprimidos colorido,isso pode causar alguma coisa ?

  38. Laysla 5 de junho de 2014 às 13:31

    Olá

    Tenho algumas duvidas.
    Tenho 19 anos e nunca tomei nenhum tipo de anticoncepcional .. Me falaram muito bem do Mercilon… Gostaria de saber se anticoncepcional atrasa a menstruação??
    Porque alguns falam que sim, outros já não. E qual é considerado mais “fraco” Mercilon ou Selene??

    Obrigada!!

    • Site Anticoncepcionais 11 de junho de 2014 às 18:31

      laysla, todo anticoncepcional ajuda a regular e nao atrasar a menstruação ou adiantar. isso pode acontecer, mas nao é simples assim

  39. michelle 11 de junho de 2014 às 23:45

    .. tomo mercilon normal de 21 ha 2 anos. minha medica recomendou que eu tomasse as pilulas sempre desse pausa de 7 dias i recomeçasse outra cartela idependentemente da menstruaçao. i passei em outro medico i ele disse ki so começo outra cartela ao fim da menstruaçao.. e agr o que eu faço?
    obrigada

  40. isabele 12 de junho de 2014 às 14:41

    Socorro estou tomando o m.c a 6 Dias minha barriga doí muito sao dores muito agudas.tomei no 1 dia do ciclo simplesmente ela n vai embora. A dor so faz aumentar.nao estou conseguindo agendar a consulta com minha gineco. Me ajudem nao sei op fazer.

  41. leticia 24 de junho de 2014 às 15:22

    ola, estou na segunda cartela do mercilon conti 28 comprimidos, gostaria de saber se posso fazer sexo sem proteçao nos comprimidos verdes e amarelos , se sim como nao corro risco de engravidar se eles nao possuem placebo e o amarelo so tem extrogenio?

  42. leticia 26 de junho de 2014 às 02:20

    estou tomando mercilon conti 28 pilulas e ja estou no ultimo comprimido da segunda cartela e minha mestruaçao nao veio.
    na primeira cartela veio normal e nao tive relaçoes sexuais, porem na segunda cartela fiz sexo sem camisinha e minha mestruaçao nao veio posso estar gravida?
    obs: nao esqueci nenhum comprimido tomei nos mesmos horarios e nao fiz uso de nenhuma outra medicaçao.

  43. Paula 3 de julho de 2014 às 04:02

    Tomo mercilon cont a meses, nesse mes fiz uma pausa, no quinto dia da pausa tive relaçao, corro risco de engravidar?

  44. rayane 9 de julho de 2014 às 17:56

    Estou tomando mercilon cont.É minha primeira vez que tomo ele,e estou menstruada a 20 dias,isso é normal ?e quando essa menstruação pode acabar..Quero definitivamente parar com essa menstruação.Ou tenho que mudar de anticoncepcional??

  45. kelly 10 de julho de 2014 às 17:58

    uso mercilon genérico existe alguma diferença. percebi que mesmo antes de terminar a cartela vem a menstruação.

  46. Débora 22 de julho de 2014 às 21:18

    pelo amor de deus desculpa incomodar mas acabei de ler que o Mercilon possui gestodeno em sua composição e eu sou super alérgica a isso e estou tomando ele, é verdade o Mercilon tem gestodeno? Porque li a seguinte frase na contra indicação aqui na propria pagina “Se é hipersensível (alérgica) ao etinilestradiol, ao gestodeno ou a qualquer outro componente de Minigeste”
    O que isso significa? Porque quando eu fui tomar ele me falaram que não tinha gestodeno???? Me ajudem por favor eu nao posso tomar se tiver gestodeno, é perigoso pra mim.

  47. parecidaa 29 de julho de 2014 às 19:55

    Ola o mercilom vai me ajudar a engravidar e o que eu mais quero

    • Site Anticoncepcionais 30 de julho de 2014 às 02:33

      O mercilon é para não engravidar.

  48. Yasmin 29 de julho de 2014 às 23:05

    Olá, Eu tenho 20 anos e nunca tomei anticoncepcional, e minha médica me receitou o mercilon 21. Será que ele é indicado para quem nunca tomou anticoncepcional algum ?
    Obrigada

Deixe um comentário
ATENÇÃO: Prezadas leitoras, antes de fazer um comentário expondo suas dúvidas, solicito que leiam os comentários já existentes e verifiquem se sua dúvida pode ser esclarecida, pois estamos recebendo muitos comentários repetitivos sem necessidade. OS COMENTÁRIOS REPETIDOS SERÃO IGNORADOS.