Anticoncepcional Iumi – Benefícios, efeitos e mais - Anticoncepcionais
Postado por Clarissa em 07 de janeiro 2013

Anticoncepcional Iumi – Benefícios, efeitos e mais

Anticoncepcional_Iumi_Mais_Feminina
O anticoncepcional Iumi tem sua fórmula muito parecida com a do Yaz, que combina baixas doses dos hormônios drospirenona (responsável pela melhora da pele, cabelo, além de amenizar a retenção de líquidos) e etinilestradiol (ajuda a controlar o fluxo menstrual e os sintomas da TPM), além disso, assim como o Yaz, o anticoncepcional Iumi tem uma pausa curta entre as cartelas (4 dias). Confira abaixo mais informações acerca do anticoncepcional Iumi.

Benefícios e indicações do anticoncepcional Iumi

  • Previne a gravidez
  • Diminui a retenção de líquido e o inchaço
  • Melhora a distensão abdominal (aumento do abdome)
  • Auxilia no emagrecimento
  • Melhora a acne
  • Auxilia na redução da oleosidade da pele e dos cabelos
  • Possui baixa dosagem hormonal
  • Reduz a duração e o fluxo menstrual
  • Combate os sintomas da TPM (cólicas, dores de cabeça, etc)
  • Cartela com 24 pílulas (ao invés das 21 como nos anticoncepcionais habituais). Isso permite um controle maior sobre o ovário, não alterando tanto os hormônios ligados à TPM.

 

Efeitos colaterais do anticoncepcional Iumi

Apesar da baixa dosagem hormonal do anticoncepcional Iumi, ele também pode apresentar efeitos colaterais (como qualquer medicamento), lembrando que o Iumi foi formulado de maneira a minimizar qualquer possível efeito colateral, e os que serão citados a seguir são casos que podem ser considerados raros, no geral as mulheres não costumam apresentar efeitos colaterais com o uso do Iumi. Os principais efeitos colaterais são náusea, dor abdominal, dor de cabeça, alterações de humor, dor nas mamas, sono acima do normal, sangramento desregulado, entre outros que podem ser encontrados na bula.

   

Como tomar o anticoncepcional Iumi

A cartela do anticoncepcional Iumi vem com 24 comprimidos, e deve ser iniciada logo no primeiro dia da menstruação, sendo que diariamente um comprimido deve ser tomado até que a cartela acabe. Ao terminar a cartela, é necessário uma pausa de quatro dias, dentro desse período deve ocorrer a menstruação. No quinto dia uma nova cartela deve ser iniciada e o ciclo repetido.

Contra-indicações do anticoncepcional Iumi

O anticoncepcional Iumi é contra-indicado no caso de gravidez ou suspeita de gravidez, problemas circulatórios, especialmente os relacionados com trombose, derrame cerebral causado por um coágulo de sangue ou por um
rompimento de um vaso sanguíneo no cérebro, quando há sintomas de ataque cardíaco ou derrame, enxaqueca com sintomas neurológicos focais, diabetes mellitus com lesão de vasos sanguíneos, pancreatite associada à hipertrigliceridemia grave, icterícia ou doença grave do fígado, câncer que pode se desenvolver por causa de hormônios sexuais, insuficiência renal grave ou insuficiência renal aguda, presença ou antecedente de tumor no fígado, sangramento vaginal sem explicação e hipersensibilidade (alergia) a qualquer um dos componentes de Iumi.
Ressaltando que a indispensável a consulta de um médico antes de iniciar o uso de um anticoncepcional ou qualquer outro medicamento.

Bula do anticoncepcional Iumi

Para visualizar a bula do anticoncepcional Iumi acesse http://www.libbs.com.br/Arquivos/Produto/IUMI.pdf.

Composição do anticoncepcional Iumi

Cada comprimido revestido de Iumi contém 3mg de drospirenona e 0,02mg de etinilestradiol, e como já dito, é considerado um anticoncepcional de baixa dosagem hormonal.

Qual o preço do anticoncepcional Iumi?

O anticoncepcional Iumi custa em média R$30,00.

Dúvidas e relatos sobre o uso do anticoncepcional Iumi

Gostaria de tirar as suas dúvidas ou relatar algo? Fique a vontade para utilizar o espaço de comentários para relatar alguma experiência ou tirar alguma dúvida, responderemos assim que possível.

2.427 Comentarios

  1. Gabriela 20 de janeiro de 2013 às 01:16

    Olá.. Minha ginecologista me recomendou Iumi, pois eu engordei 25 kg em 6 meses de uso do ciclo 21, queria saber se tomando Iumi eu conseguirei perder alguns desses kg indesejaveis .. Um Abraço.. Obrigada desde já !

    • Admin 22 de janeiro de 2013 às 11:03

      Olá Gabriela, bom dia!

      É praticamente certo que você conseguirá perder alguns quilos utilizando o anticoncepcional Iumi, isso porque ele ajuda (e muito) no auxilio ao emagrecimento, mas não esqueça que você deve associá-lo a uma alimentação saudável e prática de exercícios físicos se desejar um resultado mais rápido e eficaz.

      Abraços.

      Clarissa Lima.

      • lorena 30 de maio de 2013 às 21:37

        Bom olá, tomo o anticoncepcional corretamente e sem falhas, faz quase um ano, porém cada vez mais o dia do sangramento demora, por exemplo, paro de tomá-lo no domingo, o normal seria eu menstruar na quarta ou na quinta, hoje chega na sexta ,ou seja ,quando eu já volto a tomar o remédio. Isso é algo normal ou devo procurar um médico?obrigada

        • Site Anticoncepcionais 31 de maio de 2013 às 05:18

          Oi Lorena, atrasos assim são comuns e se são constante é do seu organismo mesmo.

          • ANA 23 de junho de 2013 às 21:27

            Ola isso tb ocorre comigo! Agora vou parar de usa-lo para engravidar. Tem algum risco para o Bebe se engravidar logo em seguida?

        • Renata 30 de setembro de 2013 às 21:44

          Sempre tive irregularidades menstruais. Através da indicação do meu ginecologista iniciei com Iumi a um bom tempo e sempre dando os intervalos que meu médico me recomendava. Não tenho muitas relações sexuais. Eu estava na última semana do Iumi quando tive relação, usei preservativo, menstruei no penúltimo dia , continuei tomando a cartela e o fluxo não apareceu. Já estou no segundo dia do intervalo da cartela e nada da menstruação aparecer. Estou com fortes cólicas. Isso é normal ?

          • Uilma 8 de outubro de 2013 às 03:05

            Ola…
            Tomo Iumi ha 2 anos.
            Tive uma forte dor de ouvido e o Dr que me atendeu, disse que era uma inflamação e me passou Cefalexina, por 7 dias e Ibuprofeno por 5 dias. ( não me recordo a quantidade de miligramas de cada um)
            Sou casada e mantive relações sexuais com meu marido normalmente.
            Mais ou menos dois dias depois, tive uma alergia e fui ha um Pronto socorro passar com uma ginecologista. A Dra me falou que era alergia da Cefalexina. Perguntou se eu estava grávida e eu disse que até o momento, não! Não que eu soubesse. Então me prescreveu Gyno-Icaden, dose única, via vaginal e Candicort pomada, para aliviar a coceira.
            O enfermeiro que vendeu a Cefalexina, falou que ela corta o efeito dos anticoncepcionais.
            Quando a cartela do Iumi acabou, minha menstruação SEMPRE foi exata, no terceiro dia da pausa ela desce bem cedinho, normalmente durante a madrugada e para minha surpresa não desceu, veio só no quarto dia. Eu pensei que estava grávida e até comecei a gostar da ideia, porem, quando desceu, veio por três dias e com uma cor escura, meio marronzada, e normalmente ela dura uns cinco dias.
            Estou me sentindo diferente, não sei se é psicológico. Meus seios estão muito doloridos e não é comum, sinto “mini ” cólicas e dores de cabeça.
            Nestes dois anos de uso, é a primeira vez que tenho esses sintomas, nunca havia sentido nada.
            Preciso, urgentemente saber qual a possibilidade de eu estar grávida e se definitivamente, a Cefalexina corta efeito de anticoncepcionais.
            Desculpe a “carta”! Mais é muito importante!
            Desde já… Obrigada!!!

          • Andréia 27 de janeiro de 2014 às 15:28

            Olha, comigo é normal isso acontecer!
            Uso a mais ou menos 1 ano. E sempre acontece isso. Esse mês mesmo, a menstruação veio no último dia de intervalo

        • paloma 26 de janeiro de 2014 às 21:06

          olá toma iumi estou na minha 1 cartela estou no 4 dia de pausa e ainda não tive sangramento posso inicia outra cartela mesmo não tendo sagramento

          • Dijiane 2 de abril de 2014 às 01:05

            sim

      • Tabata 20 de fevereiro de 2014 às 20:43

        ola, eu tomo o anticoncepcionam Iumi, e hoje é o terceiro dia da pausa de quatro dias, e ainda nao desceu pra mim. Devo me preocupar ou é normal ?

        • Site Anticoncepcionais 21 de fevereiro de 2014 às 07:56

          Atrasos na pausa são comuns.

          • Tabata 23 de fevereiro de 2014 às 21:00

            eu menstruei no quarto e ultimo dia da pausa, e tomei o anticoncepcional no quinto dia e ja parou de descer pra mim, e normal ?

          • Site Anticoncepcionais 24 de fevereiro de 2014 às 12:02

            Tabata, é normal sim.

          • Tabata 3 de março de 2014 às 17:45

            estou tomando o anti certinho, e hoje fui urinar e quando meu limpei saiu um poquinho de sangue. É normal ?
            grata desde ja .

      • gabriella 17 de março de 2014 às 02:58

        Ola, tomo o anticoncepcional IUME a cerca de 6 meses. Até então minha menstruação não se regularizou. Tem meses que minha menstruação vem duas vezes no mês,uma durante o ciclo e a outra na pausa de 4 dias. Porem este mes veio uma semana antes de acabar a cartela, quando entrou na pausa nao houve nenhum tipo de sangramento (apenas um leve corrimento marrom) , prosegui e continuei com a próxima cartela. Estou na última semana da cartela e nada da menstruação. .. é normal? Devo parar de tomar o remédio? Obs:sinto dores, feito cólicas e um leve corrimento amarelo apareceu nessa semana, minhas relações sexuais são seguras (nunca ejaculou dentro), até pq tenho mt medo do remédio nao está fazendo efeito, por isso nao abuso.

      • Jessica 4 de julho de 2014 às 03:24

        Tomei corretamente a cartela toda e tive relaçao 1 vez sem camisinha,na pausa dos 4 dias minha menstruaçao desceu no 5° dia,disseram que e comum mais devo esperar minha menstruaçao parar pra iniciar uma nova cartela? Obrigada dez de ja.

      • Ana Caroline 29 de julho de 2014 às 14:15

        Olá , é a minha primeira vez que estou tomando anti concepcional , e comecei com o Iumi , me dei bem com ele , porem acabei a minha primeira cartela , e minha menstruaçao veio no quarto dia , e só uns pinguinhos , devo me preocupar ou é normal ??

        Obrigada pela ajuda !!

      • Aninha 29 de julho de 2014 às 14:18

        Olá ,, é a minha primeira vez que estou tomando anti concepcional , e comecei com o Iumi , me dei bem com ele , porem acabei a minha primeira cartela , e minha menstruaçao veio no quarto dia , e só uns pinguinhos , devo me preocupar ou é normal ??

        Obrigada pela ajuda !!

    • silmara 16 de abril de 2013 às 18:00

      ola! minha medica me recomendou iumi..mas eu estava pesquisando e vi que ele ajuda a emagrecer,só que eu ja sou magra faço musculaçao para pegar aumentar minha massa muscular.se eu começar a tomar iumi eu vou emagrecer,ja que eu pedi para minha medica passar um anteconcpicional para eu ganhar ganhar corpo???

      • Marina 8 de setembro de 2013 às 04:56

        Gostaria muito de saber tbm, pois sou bem magra! :/

        • Bianca 12 de setembro de 2013 às 11:40

          ola eu engordei tomando ciclo 21 ele ajuda e muito a ganhar corpo

          • Site Anticoncepcionais 12 de setembro de 2013 às 15:55

            Oi bianca, isso varia. Algumas mulheres ganham peso, outras não.

      • ketlyn 26 de setembro de 2013 às 10:19

        nao se preucupe ele nao emagrece desta maneira, ele apenas nao engorda e nao ajuda a reter liquidos

      • ingrid 24 de novembro de 2013 às 02:54

        oi linda no caso oriente-se com sua ginecologista sobre minima ou ciclo 21 ja ouvi falar que eles fazem ganha corpo e ate mesmo o aumento das mamas no caso o aumento das mamas ocoreu com uma colega minha mas nao sei lhe falar si isso ocorre com todas ela tomou minima bjs

      • Jeane 25 de janeiro de 2014 às 01:33

        Olá Silmara,
        Em relação ao peso é muito relativo, eu faco uso de iumi a 8 meses e sempre fui muito magra mas dede então estou ganhando peso , sinto uma fome dedesperadora levanto na madrugada pra comer isso nunca me aconteceu antes do iumi e nessa brincadeira sao 5 kl em 8 meses… Vou terminar a cartela e parar !

      • karla 14 de abril de 2014 às 17:29

        entao vc pode tomar o diane ele ajuda nisso que vc precisa

    • Juliana 15 de setembro de 2013 às 01:40

      minha barriga esta inchada , como se estive-se gravida , é normal?? mas n tenho enjoou.. oque me dizz

      • Site Anticoncepcionais 15 de setembro de 2013 às 02:25

        Oi juliana, a retenção de líquido causa isso.

    • deise 5 de outubro de 2013 às 01:08

      tambem tomei ciclo 21 ele aumenta seios aumenta quadril mas da uma dor de cabeça e dor no seios ele fica muito enchado
      e da muito dor de cabeça alem de nauseas
      talvez este lumi é melhor
      mas depois disso procuro nao tomar nenhum anticoncepcional
      pos sou virgem

      • cydynha 30 de janeiro de 2014 às 13:21

        eu tbem engordei, meus peito doi muito quando e pra descer minhas pernas tbem e sem contar a dor de cabeça, tomando esse ciclo 21 vou começa a tomar esse iumi p ver se consigo volta ao normal

        • karla 14 de abril de 2014 às 17:30

          o ciclo 21 engorda pra caramba engordei 11 em 3 meses

          • Rosângela 19 de maio de 2014 às 16:00

            Eu tomei ciclo 21 por 07 anos e engordei muito e nada q eu fizesse conseguia perder peso, a 08 meses estou tomando Iumi e consegui aos 40 anos perder 05 kls sem maiores esforços a irritação acabou mais as dores de cabeça ainda tenho.

          • Site Anticoncepcionais 19 de maio de 2014 às 17:02

            Rosa, obrigada por seu depoimento! :)

    • Bruna 25 de fevereiro de 2014 às 16:16

      Tomo anticoncepcional Iumi a alguns meses bem certinho, antes da pausa tive relação sexual com camisinha, na pausa a menstruação desceu no último dia do intervalo. Após alguns dias, tomando Iumi normalmente, precisei fazer um tratamento com antibiótico e remédios fortes, estou sentindo uma queimação no estômago e um pouco de enjoo e cansaço, posso estar grávida, ou esses sintomas são só com relação ao antibiótico?

      • Site Anticoncepcionais 26 de fevereiro de 2014 às 04:20

        Bruna, antibiotico corta o efeito do anti mesmo, então o risco existe, mas varia de diversos fatores. Estes dados não são suficientes para te dizer se você está grávida ou não.

        • Bruna 26 de fevereiro de 2014 às 17:16

          Bom, eu comecei a tomar o antibiótico depois que a menstruação desceu, e nos dias em que tomei o antibiótico senti queimação no estômago, fiz dois testes de farmácia que deram negativo, agora o tratamento com antibiótico já acabou e esses sintomas estão desaparecendo, porém ainda tenho medo de que possa estar grávida.

        • Tabata 12 de março de 2014 às 19:48

          ola
          estou no 18° comprimido, e a mais ou menos cinco dias, estou tendo borroes marrom em minha calcinha… estou preocupada! É normal ?
          grata desde ja.

          • Yana 9 de maio de 2014 às 17:42

            Fui ao ginecologista, e ele não mandou eu tomar o anticoncepcional no primeiro dia da mestruçao q tava pra vir e nem num determinado horario. Só mandou eu tomar durante a noite. Eu tomo td dia entre 19hrs e 21hr da noite e n esqueci nenhum dia. Um dia outro q eu tomo mais tarde pir volta de 23hrs, 00hrs.Ele disse pra eu começar a tomar tomar no dia q eu fui consultada, que foi dia 16 de abril,ou seja no mesmo dia da consulta.. sendo q eu já tinha mestruado no mês de março. E q em maio(esse mês) eu não mestruei, só senti meu peito dolorido e tinha uma borra bem fraquinha na calcinha. É a primeira vez que eu tomo. Só faltam 2 pilulas pra acabar a primeira cartela, dai eu tenho q fazer 4 dias de pausa. Sera que eu posso transar tranquila, sem medo de engravidar por mais q eu n tenha começado a tomar o anticoncepcional no dia da mestruação? Obrigada

    • deise 11 de junho de 2014 às 20:08

      Posso comer a tomar o iumi 1 semana depois que acabou a mestruacao? E na pausa tenho q tomar no 4 dia pela manhã ?

    • clarissa 6 de julho de 2014 às 02:56

      Estou indo pra terceira semana da minha primeira cartela. O único efeito colateral q estou sentindo é um enjôo desde a primeira semana. O iumi está fechando meu apetite e estou me restrigindo a comer frutas e raízes. Se eu comer comidas como moquecas, carnes… Fico com uma ânsia de vômito fortíssima (fora os cheiros de frituras e alimentos muito temperados que também me fazem mal). Na primeira semana senti uma dorzinha de cabeça. Também estou fazendo bastante xixi, sentindo minha pele melhorar de algumas manchinhas e não estão nascendo mais espinhas. Minha libido não baixou. Fora o enjôo o anticoncepcional é muito bom. Espero n sentir mais nada. Gostaria de saber de vcs após quantas horas após ingerir o remédio posso vomitar? As vezes fico com muita vontade, mas me contenho por medo dele falhar..

    • Aninha 29 de julho de 2014 às 14:19

      Olá , é a minha primeira vez que estou tomando anti concepcional , e comecei com o Iumi , me dei bem com ele , porem acabei a minha primeira cartela , e minha menstruaçao veio no quarto dia , e só uns pinguinhos , devo me preocupar ou é normal ??

      Obrigada pela ajuda !!

    • Carol 29 de julho de 2014 às 14:23

      Olá , é a minha primeira vez que estou tomando anti concepcional , e comecei com o Iumi , me dei bem com ele , porem acabei a minha primeira cartela , e minha menstruaçao veio no quarto dia , e só uns pinguinhos , devo me preocupar ou é normal ??
      Me ajuda !
      Obrigada pela ajuda !!

  2. ana carolina 22 de janeiro de 2013 às 15:09

    boa tarde
    Utilizo o Iumi há cerca de 4 meses,meu ciclo mestrual costumava ser de 02 no máximo 03 dias, mas com o uso do Iumi, não mestruo mais, esse último intervalo entre as cartelas, não desceu nada p mim, sinto mto enjoo, cólicas, dor nos seios, sono, mal estar e entre os intervalos tenho muitas espinhas, gostaria de saber, estes sintomas são normais? E mantenho relação sempre com preservativo.

    • Admin 22 de janeiro de 2013 às 22:09

      Olá Ana Carolina, boa noite!

      Como já deve saber, um dos benefícios do anticoncepcional Iumi é a redução do fluxo menstrual, e em alguns casos ele pode cessar a menstruação. Como você anda tendo muitos efeitos colaterais, acredito que seja melhor procurar seu médico, visto que os sintomas que você citou não são característicos deste contraceptivo.

      Qualquer dúvida, estou à disposição.

      Abraços.

      Clarissa Lima.

      • Tabata 20 de fevereiro de 2014 às 20:52

        Ola, tomo Iumi e estou no terceiro dia da pausa quatro dias,e nao desceu pra mim. Devo me preocupar ou é normal ?

        • Site Anticoncepcionais 23 de fevereiro de 2014 às 03:46

          Atrasos na pausa são comuns

          • Tabata 28 de fevereiro de 2014 às 20:14

            eu estou sentindo uma queimaçao no estomago, sera que é efeito do anticoncepcional ou o que?

          • Site Anticoncepcionais 28 de fevereiro de 2014 às 23:48

            Tabata não posso te informar porque este mal estar do estomago, que pode ser causado por diversos motivos, inclusive mal uso do anticoncepcional, mas tambem uma má alimentação e até estresse.

          • Tabata 28 de fevereiro de 2014 às 20:34

            devo me preocupar ?
            abraços

      • Tabata 11 de março de 2014 às 20:49

        Ola
        estou no 18° comprimido e tomando o anti normalmente, porem a mais ou menos cinco dias venho tend borroes marrom em minha calcinha. .. É normal ?
        grata desde ja !

    • Cassia 21 de março de 2013 às 02:08

      Ola tomo iumi a 5 meses, em janeiro imendei a cartela para mudar a data da menstruacao na pausa d 4 dias….esse eh o segundo mes q faco a pausa corretamento e mao estou mais menstruando…tomo corretamente e no horario certo…isso acontece? Ausencia de sangramento??

      • Clarissa Lima 22 de março de 2013 às 14:32

        Olá Cassia, bom dia!

        Esse é um dos motivos pelo qual não devemos emendar as cartelas sem a orientação de um médico, efeitos como esse podem ocorrer.
        Como já passaram-se dois meses e não houve sangramento, você deverá procurar um médico para verificar o motivo da amenorreia, que pode ter sido causada porque você emendou as cartelas, mas também pode estar sendo causada por outros motivos.

        Abraços.

        Clarissa Lima.

    • priscila 3 de maio de 2013 às 15:00

      eu tomo iume a pouco tempo, nesses 4 dias de pausa não desceu para mim, não tomei o remedio na minha primeira mestruação tem algo a haver? sera que continuo tomando ou paro e quando, eu mestruar eu volto a tomar dinovo por favor espero resposta..

      • Site Anticoncepcionais 3 de maio de 2013 às 18:25

        Oi Priscila, pode acontecer um atraso de até 4 dias na pausa comum ou em casos raros até 6.

        • Yana 9 de maio de 2014 às 17:57

          Fui ao ginecologista, e ele não mandou eu tomar o anticoncepcional no primeiro dia da mestruçao q tava pra vir e nem num determinado horario. Só mandou eu tomar durante a noite. Eu tomo td dia entre 19hrs e 21hr da noite e n esqueci nenhum dia. Um dia outro q eu tomo mais tarde pir volta de 23hrs, 00hrs.Ele disse pra eu começar a tomar tomar no dia q eu fui consultada, que foi dia 16 de abril,ou seja no mesmo dia da consulta.. sendo q eu já tinha mestruado no mês de março. E q em maio(esse mês) eu não mestruei, só senti meu peito dolorido e tinha uma borra bem fraquinha na calcinha. É a primeira vez que eu tomo. Só faltam 2 pilulas pra acabar a primeira cartela, dai eu tenho q fazer 4 dias de pausa. Sera que eu posso transar tranquila, sem medo de engravidar por mais q eu n tenha começado a tomar o anticoncepcional no dia da mestruação? Obrigada

  3. Érica 24 de janeiro de 2013 às 00:50

    Uso o anticoncepcional femina há pouco mais de um ano, mas sinto que retendo liquido e colicas que antes nao sentia. Minha médica receitou o Iumi, mas antes que comecçar resolvi procurar relatos da usuárias na internet, e muitas dizem que aumentaram de peso e principalmente que diminuiu o libido. Então, o Iumi realmente diminui o desejo?

    Obrigada.

    • Admin 24 de janeiro de 2013 às 12:31

      Olá Érica, bom dia!

      A informação de que o anticoncepcional Iumi aumenta o peso está totalmente incorreta, pelo contrário, ele auxilia na redução de peso. Já quanto a diminuição da libido, eu discordo, visto que tomo o anticoncepcional Yaz a mais de 3 anos (mesma formualão do Iumi) e nunca tive este problema.
      Alguns estudos recentes apontam que o uso de pilulas anticoncepcional em geral podem sim diminuir a libido, mas acredito que isso varia muito de mulher para mulher e principalmente de pilula para pilula.
      Se sua médica receitou este contraceptivo, acredito que você deve começar a utilizá-lo, o Iumi é um ótimo anticoncepcional, que possui baixa dose de hormônio e benefícios incríveis, faça um teste, se não se adaptar ou perceber algum resultado indesejado, interrompa o uso e comunique a sua médica.

      Qualquer dúvida, estou à disposição.

      Abraços.

      Clarissa Lima.

      • Larissa 28 de maio de 2014 às 13:25

        Olá, no domingo tive relação sem camisinha e tomei a pirula do dia seguinte na segunda, logo após eu tomar minha menstruação veio, e no dia seguinte comecei a tomar o iumi nornalnente, hoje estou no terceiro comprimido. Tem algum problema?
        Outra duvida: sou magra e não engordo de jeito nenhum, estou com medo de emagrecer mais! Será que tomando o iumi eu vou emagrecer mais?

      • Shelly 28 de julho de 2014 às 04:05

        Gente ….e sobre a acne tenho 35 anos comecei usar agora ,tenho uma pele super oleosa e os cravinhos e Espinhas estavam piorando cada vez mais…..alguem tem informacoes sobre isso

  4. janine 27 de janeiro de 2013 às 01:15

    gostaria de saber depois de quantas pilulas do anticoncepcional Yumi, ele faz efeito no organismo a ponto de não engravidar, pois é a primeira vez que tomo. tomei o primeiro comprimido no primeiro dia da minha menstruação.

    • Admin 28 de janeiro de 2013 às 00:22

      Oi Janine, boa noite!

      Os ginecologistas recomendam que aguardemos até o final da primeira cartela para fazer sexo sem proteção adicional.

      Abraços.

      Clarissa Lima.

      • Anna Beatriz 19 de março de 2013 às 13:53

        Comecei a tomar o Yumi, este mês, hoje tomarei o ultimo comprimido e inciarei a pausa de 4 dias, entretanto, Clarissa não esperei o termino da primeira cartela, no 13º dia tive relação sexual sem preservativo e ele gozou em mim, corro risco de engravidar?
        Apos este dia, na próxima semana, fizemos sexo com preservativos. Deveria ter aguardado o termino da cartela ?

        sendo que também no 2º e 3º da tomada dos comprimidos que ainda estava mestruada , esqueci de os tomar ! Tem algum problema? Aguardo resposta.

        • Clarissa Lima 21 de março de 2013 às 13:16

          Olá Anna Beatriz, bom dia!

          O ideal é que não haja relação sexual antes do término da primeira cartela, isso porque este período é crucial para determinar se o seu organismo irá adaptar-se ao anticoncepcional, é um recomendação preventiva dada pela maioria dos ginecologistas.
          Por outro lado, a bula do medicamento informa que seu efeito é imediato, ou seja, a partir do momento em que você ingere o primeiro comprimido corretamente (bem como os posteriores), o efeito contraceptivo está ativo.
          Considerando que o esquecimento foi no 2º e 3º dias da cartela, e a relação desprotegida ocorreu no 13º comprimido (mais de sete dias depois), acredito que o efeito contraceptivo do anticoncepcional já estava ativo. Hoje deve ser seu segundo dia de pausa, se sua menstruação ainda não desceu, é muito provável que ela esteja para dar sinal, caso não haja sangramento até o 5º dia (dia de iniciar a nova cartela) você deve procurar seu médico.

          Abraços.

          Clarissa Lima.

    • Larissa 23 de maio de 2013 às 02:28

      Olá, boa noite!

      Estou começando a tomar anticoncepcional, é a minha primeira vez!
      Bom, minha ginecologista mandou eu tomar o IUMI no 2º dia da minha menstruação, isto está correto???
      Já acabei minha primeira cartela, e estou no 3º dia da pausa, e ainda não desceu minha menstruação, estas informações estão corretas?
      Tive relações com meu namorado 2 semanas depois de ter começado a tomar o IUMI, posso estar gravida ??

      Obrigado!

      • Site Anticoncepcionais 24 de maio de 2013 às 02:17

        Oi Larissa, você deu uma lida na bula? O normal seria começar no 1 dia do ciclo, mas se seu medicamento é diferente, então siga sua médica. Mas atrasos na pausa no sangramento são comum. Se você tomou certinho, não deve estar grávida.

  5. Carol 28 de janeiro de 2013 às 00:07

    Comecei a tomar o iumi a quatro dias e não tive nenhuma reacao . Gostaria de saber se ele é mesmo eficaz para prevenir gravidez sem o uso de camisinha , e se ele aumenta as chances de trombose em relação a outros anticoncepcionais.

    • Admin 28 de janeiro de 2013 às 00:34

      Oi Carol, boa noite!

      Você deve aguardar até o fim da primeira cartela para começar a ter relações sem proteção adicional, após esse período fique tranquila, o Iumi é um dos anticoncepcionais mais eficazes do mercado na prevenção da gravidez.
      Algumas pesquisas apontaram que mulheres que fazem uso dos anticoncepcionais de segunda geração, ou seja, os que possuem baixa dosagem hormonal como o Iumi, Yaz, Yasmin, possuem um risco maior de terem trombose, isso se compararmos com mulheres que fazem uso dos anticoncepcionais mais antigos. Entretanto, é importante deixar claro que esse risco é aumentado em uma pequena proporção, cerca de 3 a 5%.
      Se procurar na bula do Iumi, irá encontrar uma parte que fala sobre “Anticoncepcionais e a Trombose”, recomendo que leia para esclarecer qualquer dúvida que tenha permanecido.

      Qualquer dúvida, estou à disposição.

      Abraços.

      Clarissa Lima.

  6. David 29 de janeiro de 2013 às 21:24

    quanto tempo após o termino de uma cartela o organismo perde a “proteção” contra a gravidez?

    • Admin 30 de janeiro de 2013 às 12:16

      Olá David, bom dia!

      O efeito do anticoncepcional acaba no momento em que o tratamento é interrompido, ou seja, assim que a mulher deixar de ingerir os comprimidos. Claro que isso não significa que ela irá engravidar já no primeiro mês sem uso do anticoncepcional, grande parte das mulheres encontra certa dificuldade para engravidar depois de um longo período de tempo usando anticoncepcional.

      Abraços.

      Clarissa Lima.

  7. Vanessa 1 de fevereiro de 2013 às 13:40

    Bom dia!!
    Minha médica primeiramente recomendou o Yaz, mas pela faixa de preço que eu queria pagar, ela indicou o Iumi ( a propósito, é yumi ou iumi?). Gostaria de entender por que, se yaz e iumi tem a mesma formulaçao, entao qual é a diferença entre eles?
    Já chegaram a me falar que o iumi era genérico, isso está correto? E se for, tem alguma diferença?
    Além disso, queria saber que dia começo a tomar minha cartela do Iumi, sendo que tomo Mercilon conti, e esse anticoncepcional nao tem pausa, sao 28 comprimidos. Começo assim que a cartela acabar?
    Obrigada

    • Admin 1 de fevereiro de 2013 às 16:31

      Olá Vanessa, boa tarde!

      O Yaz e o Iumi (se escreve com I e não com Y) possuem a mesma formulação, a diferença de preço existe porque os contraceptivos são fabricados por laboratórios diferentes (Yaz – Bayer / Iumi – Libbs), o Iumi não é um genérico do Yaz. É importante deixar claro que ambos os laboratórios são conhecidos e respeitados, portanto não fique com medo de utilizar qualquer um dos dois.
      Como você já faz uso de outro contraceptivo oral, deverá iniciar a cartela de Iumi no dia seguinte ao término da cartela do outro contraceptivo que você estava usando, isso significa que não haverá pausa entre as cartelas.

      Qualquer dúvida, estou à disposição.

      Abraços.

      Clarissa Lima.

      • Jaqueline Pessoa 4 de abril de 2013 às 18:45

        Minha menstruação começou hj dia 04 de abril 2013, sendo terminei a cartela do anticoncepcional elani ciclo no dia 31 de março 2013, só que quero voltar a tomar o Iumi, até q dia posso começar o Iumi??

        • Clarissa Lima 6 de abril de 2013 às 19:41

          Olá Jaqueline!

          Você poderia ter iniciado a cartela do Iumi imediatamente após o término da cartela do Elani Ciclo (sem pausa entre as cartelas), mas como você já iniciou a pausa, comece a cartela do Iumi quando a pausa do Elani Ciclo terminar (8º dia).

          Esta resposta foi útil? Então curta nossa página no Facebook.

          Abraços.

          Clarissa Lima.

  8. Eloisa Rogati 2 de fevereiro de 2013 às 02:44

    Boa noite,

    Fiquei sabendo que com o Iumi a mulher pode ter gravidez tubariana……é verdade essa informação…minha medica receitou porém depois de ter lido essa afirmação fiquei preocupada…

    • Admin 3 de fevereiro de 2013 às 14:43

      Olá Eloisa, boa tarde!

      Essa informação está totalmente incorreta. O Iumi, assim como os outros contraceptivos orais de baixa dosagem hormonal (Yas, Yasmin, etc), proporcionam que distúrbios como a gravidez ectópica (conhecida também como gravidez tubária) aconteçam com menos frequência. Você pode conferir essa informação na bula, e também questionar seu médico a respeito.

      Abraços.

      Clarissa Lima.

  9. Brenda 2 de fevereiro de 2013 às 20:25

    vai fazer 1mes que estou tomando o iumi, meu medico me passou ele dizendo que ia melhorar minhas espinhas , pois tenho ovarios policisticos , mais n e isso que esta acontecendo minhas espinhas pioraram …. sera que piora pra depois melhorar ?

    • Admin 3 de fevereiro de 2013 às 15:12

      Oi Brenda!

      Você não pode tirar conclusões após ter tomado somente um mês do anticoncepcional. Os efeitos costumam aparecer a partir do 3º mês, a piora nas sua espinhas pode ter ocorrido por vários outros motivos, não é correto associar ao Iumi após apenas um mês de uso.

      Abraços.

      Clarissa Lima.

  10. Leitora 4 de fevereiro de 2013 às 10:42

    Ola, gostaria de saber qual anticoncepcional não tem efeito colareral de candidiase, estou sofrendo esse problema há dois meses, e percebi que esta sendo devido o anticoncepcional iume pois tem isso na sua bula, e é a única causa, porque já evitei várias maneiras q provocam a candidiase, tomo iume há 8 meses.

    • Admin 4 de fevereiro de 2013 às 18:47

      Olá Leitora!

      A Candidiase pode ser desencadeada por uma série de fatores, infelizmente em algumas mulheres o anticoncepcional aumenta os riscos de aparecimento da doença.
      Acontece que se o Iumi provocou o aparecimento da doença, provavelmente qualquer outro anticoncepcional que você usar causará o mesmo.
      O ideal é que você procure seu médico e verifique a possibilidade de utilizar outro método contraceptivo.

      Abraços.

      Clarissa Lima.

  11. Vanessa 4 de fevereiro de 2013 às 13:42

    Boa tarde.
    Por gentileza, gostaria de uma informação.
    Estava tomando Diane 35 já faz quase 8 anos. Quando soube de algumas informações recentemente, de Paris e Portugal, que incluisve já suspenderam a venda, pois 4 mortes estaria diretamente relacionada a pílula, e mais de 100 casos de trombose. Enfim, me assustei, e decidi suspender o uso. Hoje fui em uma ginecologista, muito mal educada por sinal, que demonstrou claramente estar brava, pelo fato de ter interrompido o uso. Disse que como fazia 8 anos que já tomava, e não tinha morrido ainda, a informação não se procede corretamente. Achei um absurdo a forma como ela me tratou. Por fim, ela me indicou a pílula Iumi, para tomar. Só que eu parei de tomar minha pílula na quarta feira passada, que era o momento que eu retornava a tomar, pois estava naquele perido de 7 dias de interrupção. Ela disse pra começar a tomar hj mesmo, será se tem algum problema?! Eu não deveria menstruar novamente para depois tomá-la?! E eu já sou magra, será se vou emagrecer mais ainda?! É boa mesmo essa pílula?! Grata.

    • Admin 4 de fevereiro de 2013 às 18:56

      Oi Vanessa, boa tarde!

      Infelizmente encontramos muitos médicos mal educados por aí, essa é a realidade da saúde no nosso país, e apesar de muita gente achar que isso só acontece em hospitais públicos, acontece muito na rede privada também… por isso é tão difícil encontrar um bom ginecologista, e quando encontramos, sempre temos dificuldade pra marcar horários porque ninguém ‘larga o osso’! rs
      De acordo com a bula do Iumi, quando vamos começar o tratamento já tendo utilizado outro anticoncepcional no mês anterior, o correto é que emende as cartelas, ou seja, não haverá pausa.
      Como você já interrompeu o uso do Diane 35 a mais de uma semana, recomendo que você aguarde até o início do seu próximo ciclo e inicie a cartela de Iumi no primeiro dia da sua menstruação, isso será bom também pois deixará seu organismo ‘respirar’ neste mês.

      Abraços.

      Clarissa Lima.

  12. Tatianne 4 de fevereiro de 2013 às 22:20

    Boa noite, assim como no caso acima, tomo diane 35 e decidi parar o uso da pulula. No entanto, tomei as 21 pílulas e estou no período de pausa, tenho q iniciar nova cartela amanha, eu poderia comecar a cartela do iumi amanha assim como começaria a nova cartela do diane, sem prejuízo do efeito do remédio?

    • Admin 5 de fevereiro de 2013 às 13:24

      Oi Tatianne!

      Digo a você o mesmo que disse à Vanessa.
      A bula do Iumi recomenda que ao iniciarmos o tratamento já tendo utilizado outro anticoncepcional no mês anterior, não façamos pausa entre às cartelas, emendando uma na outra.
      Como você já interrompeu o uso do Diane 35 e já está no período de pausa, recomendo que você aguarde até o início do seu próximo ciclo e inicie a cartela de Iumi no primeiro dia da sua menstruação.
      Ressaltando que no mês em que estiver sem tomar nenhum anticoncepcional, deve usar outro método contraceptivo.

      Abraços.

      Clarissa Lima.

  13. Julia de Souza Miquelini 6 de fevereiro de 2013 às 17:36

    Olá Boa tarde.
    Meu nome é Julia, eu comecei a tomar o anticoncepicional Yaz fazem 4 meses, estou indo para a quinta cartela e me falaram que o Iumi tem a mesma composição e que eu poderia trocar sem nenhum problema. Gostaria de saber se posso trocar mesmo sem correr o risco de engravidar.
    Obrigada

    • Clarissa Lima 6 de fevereiro de 2013 às 23:38

      Oi Julia, boa noite!

      A informação está correta, fique a vontade para fazer a troca despreocupada. O Yaz e o Iumi possuem a mesma formulação, a diferença de preço existe por causa dos laboratórios fabricantes (Yaz = Bayer / Iumi = Libbs).

      Abraços.

      Clarissa Lima.

      • LUCIANA 16 de março de 2013 às 13:50

        TAMBÉM QUERO FAZER ESSA TROCA, MAS LIGUEI PARA A FARMÁCIA E DISSERAM QUE TENHO QUE ME CUIDAR POR PELO MENOS 15 DIAS, PORQUE PODE DAR DIFERENÇA ENTRE OS LABORATÓRIOS. (EU SEMPRE EMENDO AS CARTELAS DE YAS). ENTÃO TEM ALGUMA DIFERENÇA? OBRIGADO!

        • Clarissa Lima 17 de março de 2013 às 21:00

          Olá Luciana, boa noite!

          Não há necessidade de utilizar proteção adicional durante os primeiros 15 dias da cartela, ao realizar a troca, teoricamente você já está protegida. Mas por precaução, você pode utilizar proteção adicional (ex. camisinha) durante os sete primeiros dias.
          Só ressalto que emendar cartelas de anticoncepcionais que não são próprios para uso contínuo pode gerar problemas futuros. Converse com seu médico a respeito e peça que ele te indique algumas pilulas de regime contínuo, será mais seguro para sua saúde.

          Abraços.

          Clarissa Lima.

      • daiane 14 de maio de 2014 às 17:34

        I estou tomando o iumi há 20 dias já faz uns 7 dias que estou menstruando mesmo tomando o anticoncepcional

  14. Lu 6 de fevereiro de 2013 às 23:42

    Olá, boa noite !
    Vou marcar ma consulta no ginecologista, e gostaria que ela me receitasse um anticoncepcional. Porém minha mãe vai comigo, e no caso, usarei para regular minha menstruação, pois ela é desregulada demais.
    Estou um pouco acima do peso, fico muito inchada quando vou menstruar, minha menstruação é muito desregulada, tenho muita cólica ( chega a dar náuseas e parece que vou desmaiar (sensação de irrealidade e visão escura). Há probabilidade dela me indicar qual anticoncepcional?

    • Clarissa Lima 6 de fevereiro de 2013 às 23:53

      Oi Lu, boa noite!

      Somente um médico poderá dizer qual o anticoncepcional mais indicado para o seu caso, mas você pode sugerir alguns a ela, o próprio Iumi é uma ótima opção para todos os problemas que você citou.

      Abraços.

      Clarissa Lima.

  15. Camila 7 de fevereiro de 2013 às 16:18

    Olá..utilizo o anticoncepcional Diane 35 à 5 anos (nunca tive nenhum efeito colateral), a minha médica resolveu mudar para o Iumi devido aos relatos de trombose que ele tem causado em algumas usuárias. Ainda não comecei a tomar o Iumi e estou com medo de tomar porque já sou magra e não quero perder peso. Será que ele pode alterar muito meu peso? Obrigada.

    • Clarissa Lima 7 de fevereiro de 2013 às 23:22

      Oi Camila, boa noite!

      Um dos benefícios do Iumi é auxiliar no emagrecimento, mas isso não significa necessariamente que você irá emagrecer quando iniciar o tratamento. Se sua médica recomendou este anticoncepcional sabendo da sua vontade de não emagrecer, provavelmente é porque ela conhece bem seu organismo e acredita que o efeito emagrecedor não agirá em você.

      Abraços.

      Clarissa Lima.

      • Tabata 11 de março de 2014 às 16:26

        estou tomando o anti nomalmente e faz mais ou menos quatro dias que estou tendo borroes marrom na minha calcinha … isso é normal ? grata desde ja !

        • Site Anticoncepcionais 14 de março de 2014 às 04:56

          sim, pode acontecer por diversos motivos, mas no geral nao é nada sério.

  16. Mariane 7 de fevereiro de 2013 às 22:38

    Olá boa noite! esqueci de tomar meu remédio desde de segunda, e estou na segunda semana q tomo, sempre inicio nas quartas, porém na segunda semana tomando o iume esqueci de tomar o de segunda, e terça, só fui ver isso na quarta de manhã, tomei na quarta de manhã o de terça e o de quarta mesmo, e deixei na cartela o de segunda feira, tem algum problema? estava sentindo dores de cabeça, porém ñ sinto mais.. tomei quarta de manhã, tenho apto de tomar de noite, isso tem algum problema? me sinto inchada, mais ñ tanto quando está por vim rs. O q devo fazer? o q eu fiz foi correto ? Desde já grata. bjãao (:

    • Clarissa Lima 7 de fevereiro de 2013 às 23:34

      Oi Mariane!

      A grande questão é se você teve relação sexual neste período, se não teve, pode ficar tranquila, mas só tenha relações sem proteção adicional após ingerir sete comprimidos sem atrasos, após este período o anticoncepcional voltará ao seu efeito normal.

      Abraços.

      Clarissa Lima.

  17. Mariane 7 de fevereiro de 2013 às 22:46

    Esqueci de mencionar na quarta pela manhã observei uma pequena borda de café.. poderia ser a mestruação? em seguida tomei o remédio, ñ veio mais. é normal? terei q fazer a pausa de 4 dias no final da cartela como de costume ? outra dúvida.. em cada pílula de cada dia da semana tem alguma dosagem diferente.. ? obg ><

    • Clarissa Lima 7 de fevereiro de 2013 às 23:36

      O borrão que notou na quarta-feira é um sangramento de escape que é perfeitamente normal, não precisa se preocupar com isso.
      Continue a tomar os comprimidos da cartela e ao final da mesma faça a pausa de 4 dias como de costume.
      Todos os comprimidos do Iumi possuem a mesma dosagem de hormônios.

      Abraços.

      Clarissa Lima.

  18. Mile 8 de fevereiro de 2013 às 03:18

    Ola, eu fiz uma cirurgia de reduçao da mamas ja faz 9 meses, e minha menstruação nao veio mais…. O q pode ser? Obs:
    eu estou acima do peso ideal…

    • Clarissa Lima 8 de fevereiro de 2013 às 14:07

      Olá Mile, boa tarde!

      Um série de fatores pode ter causado isso, somente um médico poderá responder.

      Abraços.

      Clarissa Lima.

  19. Thaís 8 de fevereiro de 2013 às 12:11

    Olá, bom dia.
    Gostaria de esclarecer uma dúvida. Comecei a tomar o Iume a mais ou menos uma semana e meia. O médico disse para começar no dia da menstruação, porém comecei a tomar um dia depois do início.
    Venho tomando os comprimidos no horário certo, e tudo o mais. A menstruação com sangue mesmo terminou normalmente, porém venho tendo tipo um corrimento marrom todos os dias. Pensei q poderia ser final de menstruação, ou limpeza do organismo…não sei. Mas como já se passar 4 dias assim, estou ficando preocupada.

    O acha disso? Seria algum problema?

    • Clarissa Lima 8 de fevereiro de 2013 às 15:16

      Olá Thaís, boa tarde!

      O corrimento que você citou trata-se de um sangramento de escape, que é muito comum em quem está iniciando um tratamento com anticoncepcional (apesar de também acontecer com mulheres que já o tomam a bastante tempo).
      Ele deve cessar no próximo mês, mas é possível que dure por mais algum tempo (3 meses ou mais). De qualquer forma pode ficar despreocupada, é um efeito normal.

      Abraços.

      Clarissa Lima.

      • kamilla 6 de fevereiro de 2014 às 06:20

        Olá isso está acontecendo comigo tbm só q no meu caso deixei de tomar 4 comprimidos e tive relação com coito interrompido (depois da relação ou ve um sangramento) no quarto dia do esquecimento tomei os quatro remédios juntos e voltei a tomar regularmente e não tive relação, não venho sentindo nenhum dos sintomas de gravidez só q minha menstruação atrasou 4 dias q seriam os da pausa como de costume dez de que tomo iumi so q nessa vez veio o borrão de café por 3 dias, no primeiro dia veio bastante mas nos dois seguintes não, eu tomei chá de canela bem forte dois dias antes mas não desceu normalmente. . Tenho apenas 16 anos só vi o cara uma vez Gentee será q posso estar grávida por favor me ajudem eu nem consigo dormir de nervoso. .

  20. Amanda 9 de fevereiro de 2013 às 12:26

    Olá, Clarissa Lima! Tudo bem?
    Então, estou no fim da minha terceira cartela do anticoncepcional Iumi e, até agora, não tenho nada do que reclamar. Porém, nunca mantive relações sexuais e sou ‘meio’ neurótica com essa questão. Sempre tomo as pílulas nos mesmos horários e nunca me esqueci de usá-las. Gostaria de saber se há como adequar o método da ‘tabelinha’ em meu caso ou se não há necessidade alguma disso. Nas pausas de 4 dias, minha menstruação sempre desce no 3° ou até mesmo no último dia. Quais as chances de se engravidar tendo em vista o uso correto do medicamento e da camisinha? Há problema manter relações sexuais nas pílulas finais da cartela? Se puder me tranquilizar neste aspecto, agradeço bastante (risos).

    Abraço!

    • Clarissa Lima 10 de fevereiro de 2013 às 21:24

      Oi Amanda, boa noite!

      A principal função do anticoncepcional Iumi é prevenir a gravidez impedindo a ovulação, ou seja, se você tomar todos os comprimidos sem atrasos consideráveis, você estará protegida (a chance de engravidar é de 1,0%).
      É importante deixar claro que o anticoncepcional inibe a ovulação da mulher, mesmo no período de pausa, isso quer dizer que não há semana da cartela em que você está mais vulnerável à uma possível gravidez (isso se você não esquecer-se ou atrasar algum comprimido), e é também por esse motivo que não é possível utilizar o método da ‘tabelinha’ fazendo uso de um anticoncepcional (pois você não ovula quando o está tomando).
      Portanto, se você toma os comprimidos regularmente e também faz uso da camisinha em suas relações, pode ficar super tranquila, já que as chances da camisinha falhar são poucas, e mesmo que falhe você terá o anticoncepcional para te proteger.

      Abraços.

      Clarissa Lima.

  21. Tatiane 10 de fevereiro de 2013 às 15:10

    Ollaá
    gostaria de saber o Seguinte..
    Tomo o anticoncepcional IUMI ha uns 5 meses
    dizem que ele não é nem forte e nem Fraco…
    quando for emendar a cartela ele realmente vai parar com minha Menstruação ou não?
    porque sempre que dou á Pausa de quatro dias nessa pausa sempre vem á menstruação!
    e assim que eu emendar com á segunda cartela eu posso continuar tomando essa cartela durante o m~es Inteiro ou não?

    • Clarissa Lima 10 de fevereiro de 2013 às 21:45

      Oi Tatiane, boa noite!

      O Iumi é um anticoncepcional com baixa dosagem hormonal, mas isso não significa que ele seja fraco, ele previne a gravidez com a mesma eficácia dos anticoncepcionais com maiores dosagens hormonais.
      Quanto a você emendar as cartelas, tudo dependerá de como seu organismo irá reagir, mas no geral ao adotar essa prática não há ocorrência de sangramento. Caso você realmente decida emendar as cartelas, deve tomar todos os comprimidos da cartela emendada normalmente, sem atrasos, mas não recomendo que você adote essa prática com frequência, visto que isso pode fazer mal ao seu organismo.

      Abraços.

      Clarissa Lima.

  22. Juliana 11 de fevereiro de 2013 às 03:18

    Olatomo iumi a 1 ano e 1 mes nos ultimos 4 meses esta vindo so um pouco bem escuro queria saber se e normal
    e no ultimo mes atraso 1 dia e veio so esse escuro e era pra ter descido ontem e ainda nao veio pode ser q atrase 1 dia novamente? estou preocupada aguardo retorno
    obrigado

    • Clarissa Lima 12 de fevereiro de 2013 às 00:00

      Olá Juliana, boa noite!

      Um dos benefícios do anticoncepcional Iumi é a redução do fluxo menstrual, e é exatamente o que está ocorrendo com você. Pode ficar tranquila pois o fato de sua menstruação vir pouca não é sinal de nada preocupante. Quanto ao atraso, contanto que ela venha dentro do período de pausa, ou até um dia depois (5º dia), não há com o que se preocupar.

      Abraços.

      Clarissa Lima.

  23. Alessandra 11 de fevereiro de 2013 às 03:38

    Ola. Estou tomando anticoncepcional pela 1a. vez, só que não iniciei na data correta que seria o 1o. dia da menstruação, pois quando me foi receitado minha menstruação já havia cessado e eu não quis esperar até o próximo ciclo. Iniciei então o Iumi no 12o dia após o início da menstruação. Gostaria de saber se a próxima menstruação virá no período normal ou só quando eu encerrar essa cartela e se há algum malefício em ter iniciado o anticoncepcional depois do período menstrual?

    • Clarissa Lima 12 de fevereiro de 2013 às 00:02

      Oi Alessandra!

      Sua menstruação só deve descer no período de pausa do anticoncepcional, sendo que é possível que ela fique desregulada neste primeiro mês de uso, mas provavelmente irá se normalizar na próxima cartela.
      Malefício não trará, entretanto, recomendo que você não tenha relação sexual sem proteção adicional até o início da próxima cartela (segunda).

      Abraços.

      Clarissa Lima.

  24. ana Carolina 11 de fevereiro de 2013 às 16:19

    Olá!! Tomo iumi há 3 meses e minha pele piorou horrores!! Antes tomava femina e troquei pra elani ciclo, q só tomei por um mês, qdo troquei pro iumi. Só que as espinhas pioraram principalmente no queixo e.bochecha. É normal isso?? Será que melhora depois?? São pequenas e vermelhinhas… Fiquei muito chateada pq ñ era pra ter esse problema…

    • Clarissa Lima 12 de fevereiro de 2013 às 00:20

      Oi Ana Carolina, boa noite!

      É muito raro ouvir relatos como o seu acerca do Iumi, a maioria das mulheres diz que ele faz maravilhas, tanto com a pele quanto com os cabelos.
      Se já faz três meses que você toma e só notou piora neste período, o ideal é que você interrompa o uso e consulte seu médico.

      Abraços.

      Clarissa Lima.

  25. Arthur 11 de fevereiro de 2013 às 21:37

    Minha namorada toma Iumi tem uns 3 meses porém a menstruação dela nunca vem regulada e a partir do mês passado estava vindo pouca, e mês passado nao veio quase nada, vinha só uma manchinha ou olhe lá, só que esse mês a pausa acabou ontem e nao veio, porém uma semana antes da pausa ela sentiu todos os sintomas de menstruação, pode ocorrer da mentruaçao nao vir ou ela também pode esta gravida?

    • Clarissa Lima 12 de fevereiro de 2013 às 00:31

      Oi Arthur, boa noite!

      Um dos benefícios do Iumi é a redução do fluxo menstrual, ou seja, a partir do momento em que se inicia o tratamento com Iumi, a menstruação da mulher deve passar a vir menos, sendo que com o passar dos meses ela pode cessar, vindo somente de vez em quando.
      O fato de ela ter sentido os sintomas da menstruação só comprova o que eu disse anteriormente, a menstruação deveria vir, mas o Iumi impediu, já que esse é um de seus benefícios.
      Se ela tomou todos os comprimidos da cartela sem atrasos considerávei (12 horas ou mais), fiquem tranquilos pois ela não corre risco de estar grávida, é apenas o anticoncepcional fazendo sua função.

      Abraços.

      Clarissa Lima.

      • Mirela 23 de novembro de 2013 às 22:08

        Olá,comecei a tomar iume a 2 semanas e ontem tive relaçoes sem proteção,preciso tomar a pilula do dia seguinte ou não??

  26. caroline 13 de fevereiro de 2013 às 01:25

    Oii, acabei de terminar a 3ª cartela de Iumi, mas nos meses anteriores a menstruação desceu no 2º dia após o término dos comprimidos, hoje, já é o 3º dia após o termino dos comprimidos e a monstra ainda não veio, estou preocupada pois, no ultimo mes tive relações sem camisinha com ejaculação. Não houve atrasos maiores que 3 horas, em nenhum dos meses que estou usando. Preciso de uma opnião! Grata.

    • Clarissa Lima 13 de fevereiro de 2013 às 16:31

      Olá Caroline, boa tarde!

      Se não houve nenhum atraso na tomada dos comprimidos (3 horas de atraso não devem ser consideradas, pois não afetam o efeito do anticoncepcional), fique tranquila, não há risco de gravidez.
      O fato de sua menstruação não ter vindo no segundo dia de pausa como de costume, não quer dizer que ela não virá, ela pode descer até no dia de iniciar a nova cartela (5º dia), além disso, um dos benefícios do Iumi é a redução do fluxo menstrual, que chega a cessar em algumas mulheres, podendo vir de forma alternada, ou seja, mês sim, mês não, é um efeito totalmente normal… pode ficar tranquila.

      Abraços.

      Clarissa Lima.

  27. Kelly 13 de fevereiro de 2013 às 10:58

    Bom dia, eu comecei tomar o Iume faz um mês, depois que terminei os comprimidos da cartela e esperei a pausa dos quatro dias, desceu só um pouco nem chegou a sujar o absorvente, isso é normal?

    Obrigada

    • Clarissa Lima 13 de fevereiro de 2013 às 16:36

      Oi Kelly!

      É normal sim, principalmente nos primeiros meses de uso, além disso um dos benefícios do Iumi é a redução do fluxo menstrual, que chega a cessar em algumas mulheres, podendo vir alternadamente, ou seja, mês sim, mês não.

      Abraços.

      Clarissa Lima.

  28. Dayane 13 de fevereiro de 2013 às 18:15

    Olá!
    Tomei duas cartelas do femiane, porém troquei pelo iumi. No entanto não comecei a tomar o iumi assim que acabou a cartela do femiane. Esperei os 7 dias prescritos para as usuarias do femiane e só depois passei a tomar o iumi. Quais serão as consequências? Correrei algum risco?

    • Clarissa Lima 14 de fevereiro de 2013 às 11:39

      Olá Dayane, bom dia!

      A recomendação de emendar as cartelas é para que você não precise aguardar até o fim da cartela do novo anticoncepcional para ter relações sem risco de gravidez.
      A quanto tempo você está tomando o Iumi? Teve relações sem proteção adicional neste período? Caso negativo, você não corre nenhum risco, caso positivo, precisarei que me responda à primeira pergunta para determinar se há risco de gravidez.

      Abraços.

      Clarissa Lima.

    • Kamila 17 de março de 2014 às 18:31

      eu tomava ciclo 21 pausei 7 dias e comecei a tomar iumi pausei 4 dias e minha menstruação não veio mesmo assim comecei a tomar outra cartela de ciclo 21 já estou na segundabsemana tomando e ainda não veio minha menstruação. posso posso estar grávida?

  29. Camila 14 de fevereiro de 2013 às 17:52

    Boa tarde, durante 3 anos tomei Nordete, sempre foi muito bom, porém eu engordei bastante. A ginecologista me indicou Iumi, vai fazer um mês q comecei a tomar, sempre no mesmo horário. Tive apenas uma relação durante esse mês, e senti dor, coisa q nunca tinha acontecido e estou uma pequena sujeirinha de cor avermelhada na calcinha.. Igual no inicio do ciclo.. será efeito do anticoncepcional? ainda faltam 6 compridos para o fim da cartela.

    Obrigada

    • Clarissa Lima 15 de fevereiro de 2013 às 16:09

      Olá Camila, boa tarde!

      O fato de você ter tido relação sexual com dor não deve ser associado imediatamente ao uso do Iumi, isso pode ter sido causado por uma série de fatores. Caso persista nos próximos meses, aí sim você pode fazer relação com o anticoncepcional.
      A ‘sujeirinha’ que você citou, provavelmente é um sangramento de escape, que é muito comum tanto em mulheres que acabaram de iniciar o tratamento, quanto nas que já o fazem a bastante tempo. Nos próximos meses (provavelmente 3) este corrimento deve parar. Continue tomando os comprimidos da cartela normalmente.

      Abraços.

      Clarissa Lima.

  30. Mariana Bueno 14 de fevereiro de 2013 às 18:22

    Olá, boa tarde.. Tenho uma dúvida..
    Comecei a tomar Iumi no primeiro dia da minha menstruação mês passado, dia 23/01. Sempre tive relações com camisinha. No dia 08 desse mês de fevereiro, tive relações com camisinha também com meu namorado. Porém, 3 horas depois (e nesse tempo ele urinou 2 vezes), voltamos pra fazermos pela segunda vez e dessa vez ele pois um pouco sem a camisinha por uns 10 segundos. Não houve ejaculação. Mas gostaria de saber se há riscos de gravidez, pois na bula de Iumi diz que se o primeiro comprimido for tomado no primeiro dia da menstruação, já há proteção e ele já começa a fazer efeito. Isso é verdade?
    Obrigada desde já..

    • Clarissa Lima 15 de fevereiro de 2013 às 16:12

      Olá Mariana, boa tarde!

      A informação que você leu na bula está correta, os ginecologistas costumam recomendar que só haja relação sexual sem proteção adicional a partir da segunda cartela, porque o primeiro mês é crucial para sabermos se seu organismo irá ou não adaptar-se ao anticoncepcional, trata-se de uma recomendação preventiva.
      Fique tranquila, pois os riscos de gravidez são mínimos, só fique atenta para não atrasar ou esquecer-se de tomar os próximos comprimidos.

      Abraços.

      Clarissa Lima.

  31. Mariana Bueno 14 de fevereiro de 2013 às 18:26

    Continuação: Pois o meu medo é de ainda conter espermatozoides no canal, apesar de ser 3 horas depois ou naquela lubrificação, apesar dele ter me dito que estava seco na hora. Obrigada.

    • Clarissa Lima 15 de fevereiro de 2013 às 16:13

      Eu entendo sua preocupação Mariana, mas como disse anteriormente, o risco é muitíssimo pequeno… fique tranquila!

      Abraços.

      Clarissa Lima.

  32. daiana 14 de fevereiro de 2013 às 18:42

    Olá. Vou iniciar uma caixa do Iumi Eu tomava o Yas e a minha medica indicou esse por ser mais barato e ter a mesma composicao. Fiquei super empolgada com a informacao que ajuda a diminuir o peso; No entanto gostaria de saber o pq, o que ele tem que faz com que contribua na diminuicao do peso.

    • Clarissa Lima 15 de fevereiro de 2013 às 16:16

      Olá Daiana, boa tarde!

      A combinação dos hormônios drospirenona e etinilestradiol em baixas doses são responsáveis pelo auxílio no emagrecimento, como já informado por sua médica, o Iumi possui a mesma formulação do Yaz, portanto se você já fazia uso do Yaz e estava notando seus benefícios, vai continuar a notar os efeitos usando o Iumi.

      Abraços.

      Clarissa Lima.

  33. dayane 14 de fevereiro de 2013 às 18:57

    Estou tomando o iumi ha 4 dias. Comecei na segunda. No entanto nao tive relaçoes sexuais propriamente dita, mas tive contato direto,porem de calcinha na segunda mesmo O que vc acha? Sou muito preocupada e insegura com essas coisas.

    • Clarissa Lima 15 de fevereiro de 2013 às 16:28

      Olá Dayane, boa tarde!

      A bula do Iumi informa que se você iniciar a cartela no primeiro dia de sua menstruação e não atrasar ou esquecer-se de tomar os comprimidos seguintes, já está protegida de um possível gravidez, entretanto, os ginecologistas costumam recomendar que só haja relação sexual sem proteção adicional a partir da segunda cartela, porque o primeiro mês é crucial para sabermos se seu organismo irá ou não adaptar-se ao anticoncepcional, mas trata-se apenas de uma recomendação preventiva.
      O que eu não entendi muito bem foi a respeito do contato direto que você citou, você teve contato direto com o esperma ou apenas com o pênis?
      Se foi só com o pênis, fique super tranquila, e se foi com o esperma, fique super atenta aos próximos comprimidos da cartela, não deixando de tomar ou atrasando.

      Abraços.

      Clarissa Lima.

  34. Angélica Silva 14 de fevereiro de 2013 às 19:57

    Olá, gostaria de saber se Iumi cria corpo, tipo quadril, seios, coxa etc. Gostaria que sim, mais vi nos comentarios que emagrece e eu nao quero emagrecer pois ja sou magra . faz uns 3 ou 4 meses que começei a menstruar e veio muito desregulada por isso minha medica me receitou .

    • Clarissa Lima 15 de fevereiro de 2013 às 16:33

      Oi Angélica!

      Nunca soube de nenhum relato acerca de mulheres que fizeram uso do Iumi (ou de qualquer outro anticoncepcional) e criaram ‘corpo’ como você citou, há alguns que engordam e outros que emagrecem.
      O Iumi possui um benefício muito procurado pelas mulheres, o auxílio no emagrecimento, mas o fato de possuir este efeito, não significa que irá agir em você, há todo um processo de adaptação.
      Eu sugiro que você inicie o tratamento conforme recomendado por sua médica, aguarde os primeiro meses (aproximadamente 3), se você notar que está emagrecendo, procure sua médica e peça que ela lhe recomende outro anticoncepcional, caso você não note nenhuma diferença, provavelmente o efeito ‘emagrecedor’ não agirá em você.

      Abraços.

      Clarissa Lima.

  35. simone 14 de fevereiro de 2013 às 22:52

    boa noite! me chamo simone carla,e estou tomando iumi a um mês,so que durante o uso eu senti muita dor de cabeça enjoo e ate fortes dores nos seios, minha ginecologista me recomendou ele ja pra evitar essas dores constantes que sinto no seio todo mes uns 15 dias antda camaes de menstruar,pois ja sou ligada,so estou fazendo uso dele pra ver se realmente diminuia esse encomodo que sinto todo mes antes de menstruar.infelizmente nao sei se foi porque é a primeira caixa,mais as dores continuaram ou posso dizer ate que aumentaram pois me incomodou demais era uma sensação de uma dor muito fina numa das mamas e fora que quando ta nessas dores toda noite me bate um frio muito forte que mal consigo me levantantar,minha ginecologista me perguntou se ja medi a temperatura pra ver se era febre,mais quando isso ocorre eu nao consigo sair do lugar fico enrolada tremendo esperando aquele frio terrivel passar,depois vem aquele calorão,mais isso me encomoda todo mes é terrivel,ja nao sei o que fazer,por favor o que devo fazer,continuo o medicamento,ou procuro outra ajuda medica? fiz ligação aos 27 anos e tive esse frio logo na minha primeira cirurgia,dai entao ele ficou me visitando todo mes, agora tenho 29 anos, obrigada pela atenção

    • Clarissa Lima 17 de fevereiro de 2013 às 01:46

      Olá Simone, boa noite!

      Confesso que essa é a primeira vez que recebo um relato como o seu, de fato alguns dos sintomas que você citou são muito semelhantes aos da menopausa, mas como você possui apenas 29 anos, essa hipótese já pode ser descartada.
      De qualquer forma, o ideal é que você aguarde pelo menos 3 meses para saber se o seu organismo se dará bem com o Iumi e também se ele irá resolver os problemas que você citou (dor nos seios, dor de cabeça, enjoo, etc).
      O que me chamou a atenção foi o fato de você ter dito que as dores nos seios aumentaram quando você iniciou o tratamento com Iumi, isso não deveria ter acontecido, e ao meu ver é um pouco preocupante.
      Seu caso sem dúvida é bem atípico, mas se foi sua própria médica que recomendou o Iumi sabendo de todos os seus problemas, foi porque ela concluiu que seria o melhor anticoncepcional para o seu caso.
      Continue tomando o remédio normalmente, mas procure sua médica novamente o mais rápido possível.

      Abraços.

      Clarissa Lima.

  36. Samya 15 de fevereiro de 2013 às 19:35

    Olá,
    Estou na minha primeira cartela de Iumi, hoje tomo o último comprimido e amanhã já entro na pausa.
    Porém, estou com uma secreção tipo “borra de café” parecido com aquela de fim de menstruação, mas só aparece quando me limpo. Não estou com nenhum outro tipo de sintomas. Posso estar grávida? :)

    • Clarissa Lima 17 de fevereiro de 2013 às 02:37

      Oi Samya, boa noite!

      Se você tomou todos os comprimidos sem atrasos consideráveis, fique tranquila pois não corre risco de estar grávida. O corrimento que você notou é muito comum, principalmente porque você está na sua primeira cartela, esse efeito deve sumir nos próximos meses (aproximadamente 2).

      Abraços.

      Clarissa Lima.

  37. Samya 15 de fevereiro de 2013 às 22:35

    Ah, lembrando que tomei tudo certinho e não tive relações sem camisinha. Apenas fiz uma vez coito interrompido.

    • Clarissa Lima 17 de fevereiro de 2013 às 02:41

      Pode ficar tranquila Samya, você não está grávida.

      Abraços.

      Clarissa Lima.

  38. Bianca 15 de fevereiro de 2013 às 23:38

    Agora que o horário de verão vai mudar pro horário normal. A pílula acompanha isso? Se tomava as 22 hrs, continuo tomando nesse horário? ou muda de acordo com o novo horário?

    • Clarissa Lima 17 de fevereiro de 2013 às 02:43

      Olá Bianca, boa noite!

      Fica a seu critério, você pode continuar a tomar às 22hrs (horário de verão) ou tomar às 22hrs (horário normal), o fato é que isso não fará diferença, pois se você atrasar a pilula em apenas uma hora, o efeito será o mesmo.

      Abraços.

      Clarissa Lima.

  39. Gabriela 17 de fevereiro de 2013 às 13:57

    Olá, vou começar a tomar o Iumi e li na bula que ele auxilia no emagrecimento. Porém eu já sou magra e não tenho intenção de emagrecer ainda mais. Posso tomar o Iumi mesmo assim?, ou seria melhor pedir um outro anticoncepcional para a médica?

    • Clarissa Lima 17 de fevereiro de 2013 às 17:32

      Oi Gabriela, boa tarde!

      Um dos possíveis efeitos do Iumi é auxiliar no emagrecimento, mas isso não significa que ao iniciar o tratamento você terá necessariamente que emagrecer, há todo um processo de adaptação.
      Faça o seguinte: inicie a cartela, conforme recomendado pela sua médica. Tome o remédio por 3 meses, caso você note que emagreceu, vá até sua médica e explique o ocorrido, ela deverá te receitar um outro anticoncepcional. Caso você não note nenhuma diferença de peso após este período (3 meses), é provável que o ‘efeito emagrecedor’ do Iumi não irá agir em você.

      Abraços.

      Clarissa Lima.

  40. Maria L. 17 de fevereiro de 2013 às 16:31

    Clarissa,

    Acabei minha primeira cartela de iumi há 4 dias (estou no ultimo dia da pausa), porém a minha menstruação ainda nao desceu e no fim da cartela quando me limpava ou na calcinha ficava uma secreção marrom bem claro. Seguindo meu ciclo normal, no mês passado menstruei dia 21, sendo assim eu normalmente menstruaria dia 20. O meu corpo continuará seguindo esse meu ciclo ou ela teria que descer na pausa? Estou começando a sentir uns sintomas de antes de menstruar como se fosse uma colica fraquinha…

    obrigada

    • Clarissa Lima 17 de fevereiro de 2013 às 17:45

      Olá Maria, boa tarde!

      A partir do momento em que você inicia um tratamento com anticoncepcional, o seu ciclo não será mais o mesmo, você deverá menstruar no período de pausa, ou dependendo do caso nem irá menstruar.
      Como você está no primeiro mês de uso, o corrimento que você observou é bastante comum, e talvez você nem chegue a menstruar efetivamente, mas fique tranquila, isso é perfeitamente normal (caso você não tenha esquecido ou atrasado algum comprimido, neste caso há risco de gravidez). Os corrimentos deverão ir diminuindo com o passar dos dias, provavelmente no próximo mês você não o notará mais (mas ainda é possível que ele continue por mais uns 3 meses).

      Abraços.

      Clarissa Lima.

      • Maria L. 18 de fevereiro de 2013 às 00:48

        Tomei certinho a 1ª cartela toda e durante o toda a cartela tive relação apenas na pausa (sem proteção adicional porem coito interrompido) posso ficar tranquila não é?

        Obrigada, abraços.

        • Clarissa Lima 18 de fevereiro de 2013 às 18:35

          Pode sim Maria, durma tranquila!

          Abraços.

          Clarissa Lima.

  41. Alice Meneses 18 de fevereiro de 2013 às 20:37

    Oie, comecei a mesntruar a uns 4 meses eu acho e fui a medica para regular e ela me receitou Iumi por sua baixa dosagem hormonal. Gostaria de saber se ja devo tomar um devo esperar mais um tempo, pois li no comentarios que algumas vem muito pouco. Devo deixar limpar um pouco por dentro ou ja tomo ? Obrigado !

    • Clarissa Lima 18 de fevereiro de 2013 às 22:20

      Oi Alice, boa noite!

      Se sua médico recomendou o Iumi pra você, inicie o tratamento sem medo.
      De fato seu fluxo menstrual deve diminuir com o passar dos meses, mas isso é um benefício para você.
      Lembrando que você deve iniciar a cartela no primeiro dia de sua menstruação, ou seja, o primeiro comprimido deve ser tomado no mesmo dia em que seu fluxo menstrual do mês iniciar.

      Abraços.

      Clarissa Lima.

  42. Aline 18 de fevereiro de 2013 às 23:23

    Ola….tenho um sério problema com retenção de liquido…e tenho tendencia a engordar….tomei o Diane 35 e ele acabou comigo….sinto muita dor nas pernas devido a retenção….eu estou tomando a pilula yaz ha 4 dias e gostaria de saber se ele também auxilia no emagrecimento como o iumi ? Qual é o melhor para não reter liquido e engordar…

    • Clarissa Lima 19 de fevereiro de 2013 às 18:36

      Oi Aline, boa tarde!

      O Yaz e o Iumi possuem a mesma formulação, isso quer dizer que os efeitos são os mesmos. A única diferença entre os dois é o laboratório fabricante, portanto, fique tranquila ao utilizar qualquer uma das pilulas, ambas são eficazes e possuem os mesmos benefícios.

      Abraços.

      Clarissa Lima.

  43. Sylvia 19 de fevereiro de 2013 às 00:04

    Olá, tomo anticoncepcional Iumi e já estou na 7ª cartela e sempre dei a pausa dos 4 dias, porem nunca tive menstruação alguma. Já fiz exames e não estou grávida. Minha médica comentou que se um dia eu quiser parar com o Iumi pra ver se em algum momento a menstruação desce. E Como agora estou na pausa da cartela (mais uma vez não vem nada) e estou tomando antibiótico e sei que perde o efeito do anticoncepcional, com isso estou a fim de aproveitar e não reiniciar uma nova cartela e também pra ver se vem a menstruação nesse período maior de pausa que estou pensando em fazer. Feito isso posso reiniciar a tomar normalmente e quando devo recomeçar ? anh e acabei de saber o resultado do exame de prolactina que a médica pediu e deu alto 36,62 ng/ml. Minha consulta é só daqui a a 7 dias. Será que tem a ver com o Iumi? até lá estou sem saber o que fazer?
    Obrigada.

    • Clarissa Lima 19 de fevereiro de 2013 às 18:55

      Oi Sylvia, boa tarde!

      A ausência de menstruação que você citou, pode estar sendo causada pelo uso do Iumi (já vi casos parecidos, mas não por um período maior que 2 meses), isso quer dizer que tão logo o tratamento seja interrompido, a menstruação deve reaparecer, mas não acredito que este seja o seu caso.
      O seu caso me parece um pouco mais específico devido seu nível de prolactina, esse pode ser o motivo de sua menstruação não estar ocorrendo, já que o hormônio está diretamente ligado a regulação da menstruação e da ovulação.
      É pouquíssimo provável que seu nível de prolactina esteja acima do normal devido ao uso do anticoncepcional, há uma série de fatores que podem desencadear o aumento do hormônio e somente sua médica poderá dizer o que aconteceu no seu caso.
      Por esse motivo não posso te dizer ao certo qual o melhor período para você voltar a utilizar o Iumi, já que não sabemos como estará a regulação de sua menstruação. Interrompa o uso, conforme sua médica recomendou, aguarde e relate a ela o que acontecer depois. Lembrando que você deve proteger-se com outros métodos contraceptivos quando interromper o uso do Iumi.

      Abraços.

      Clarissa Lima.

  44. Érica 19 de fevereiro de 2013 às 00:34

    Boa noite, estou com uma dúvida cruel, rs.
    Eu tomo Diane 35 a uns 4 anos e resolvi mudar pedi a minha gineco que me receitasse outro e ela me receitou o Iumi e pediu que eu ficasse um mês sem tomar nada e quando a menstruação vier iniciar a cartela de iume no primeiro dia, mas estou insegura de ficar esse tempo todo sem tomar remédio algum, estou no período de pausa no momento no caso hj eu deveria iniciar a outra cartela de Diane. Posso encurtar esse período e iniciar o iumi hj? Desde já agradeço. beijos
    Érica

    • Clarissa Lima 19 de fevereiro de 2013 às 19:00

      Oi Érica, boa tarde!

      Sua médica deve ter recomendado este mês sem anticoncepcional para deixar seu organismo ‘respirar’, o ideal é que a cada 2 anos haja uma pausa de pelo menos 3 meses do anticoncepcional, exatamente para deixar o organismo ‘respirar’.
      Você até pode iniciar a cartela do Iumi hoje, mas o certo seria você seguir a recomendação médica, mas eu entendo sua preocupação.
      De qualquer forma, caso opte por iniciar a cartela de Iumi ainda hoje, é importante deixar claro que o ideal ao trocar de anticoncepcional é emendar a cartela do antigo com a do novo, não fazendo pausa alguma, assim recomenda a bula. Por esse motivo, proteja-se com método contraceptivo adicional por pelo menos 7 dias após o início da cartela do novo anticoncepcional, apenas para prevenção.

      Abraços.

      Clarissa Lima.

  45. Amélia Rodriguez 19 de fevereiro de 2013 às 10:40

    Olá, bom dia!!!!!

    Gostaria de saber, se tem alguma restrição de idade para se tomar um anticoncepcional, inclusive o Iumi. a minha menstruação vem desde os 10 anos, hoje com 14 comecei a ter minhas primeiras relaçõe sexuais. Pode se usar mesmo assim ou tem algum problema ?

    Agradeço desde já!!!!!!

    • Clarissa Lima 19 de fevereiro de 2013 às 19:11

      Oi Amélia, boa tarde!

      O Iumi não possui nenhuma restrição para meninas da sua idade, mas devo esclarecer que é perigoso iniciar um tratamento com anticoncepcional sem a supervisão de um médico. A realização de exames e resposta a algumas perguntas se fazem necessárias a fim de determinar qual seria o anticoncepcional mais indicado para o seu caso.

      Abraços.

      larissa Lima.

  46. Janaina 19 de fevereiro de 2013 às 13:59

    Comecei a tomar Iumi desde o primeiro dia da minha menstruação, já fazem 14 dias e minha minha mestrualçao não para, o que devo fazer? Estou preocupada.

    • Clarissa Lima 19 de fevereiro de 2013 às 19:23

      Oi Janaina, boa tarde!

      Você deve continuar tomando os comprimidos, como ainda é o primeiro mês esse sangramento desregulado é normal e esperado, ele deve cessar no próximo mês.

      Abraços.

      Clarissa Lima.

  47. Gisele 19 de fevereiro de 2013 às 21:59

    Oi,
    Eu quero engravidar, mas tenho ovarios policisticos. Minha médica me receitou Iumi. Ele ajuda no tratamento?
    Já faz 3 meses que estou tomando Iumi, mas sofro de cólica. Por quanto tempo ainda terei que tomar?
    Ah, ele ajuda mesmo a emagrecer, eujá perdi uns 4 kg, o que foi muito bom.

    • Clarissa Lima 20 de fevereiro de 2013 às 20:27

      Olá Gisele, boa tarde!

      Muitos anticoncepcionais ajudam na prevenção e tratamento da síndrome do ovário policístico, e o Iumi está entre eles, mas somente seu médico poderá dizer por quanto tempo você deverá continuar o tratamento, visto que sua intenção é engravidar.
      O Iumi também ajuda na redução de peso, a prova disso são os 4kg perdidos que você citou.

      Abraços.

      Clarissa Lima.

  48. Natalia 20 de fevereiro de 2013 às 04:06

    Olá, eu comecei a tomar o Iumi ontem, é a primeira vez que tomo um anticoncepcional, Mas, não tomei no primeiro dia da menstruação, e sim no quarto. Tem problema? Com quanto tempo irá fazer efeito?

    • Clarissa Lima 20 de fevereiro de 2013 às 20:56

      Olá Natalia, boa tarde!

      O perigo de iniciar o tratamento com anticoncepcional fora do período recomendado é o risco de uma possível gravidez.
      Os ginecologistas recomendam que não haja relação sexual sem proteção adicional antes do início da segunda cartela do contraceptivo, isso porque o primeiro mês é essencial para determinar se seu organismo irá ou não adaptar-se ao remédio, trata-se de uma recomendação preventiva, já que a própria bula diz que a partir do momento em que você ingere o primeiro comprimido, já está protegida, isso quer dizer que o Iumi possui ação imediata (isso quando o tratamento é iniciado no período recomendado – primeiro dia do ciclo menstrual).
      Como você começou a tomar o remédio apenas no quarto dia de sua menstruação, deve utilizar-se de proteção adicional durante toda a cartela, e quando iniciar a segunda já estará protegida contra uma possível gravidez.

      Abraços.

      Clarissa Lima.

  49. Carolina 20 de fevereiro de 2013 às 09:48

    Tomo Iumi há 11 meses, mas de vez em quando esquecia de tomar o último comprimido. Segui as recomendações da bula e minha menstruação veio direitinha. O problema é que me antecipei e tomei o 9o comprimido 12horas ANTES do horário que tomo normalmente. Como devo proceder agora?

    • Clarissa Lima 20 de fevereiro de 2013 às 21:01

      Olá Carolina, boa tarde!

      A grande questão é que como o comprimido foi tomado bem antes do horário habitual, quando chegar o horário certo de toma-lo, não haverá nenhum para ser ingerido. Neste caso você possui duas opções:

      1. Como você esquecia-se de ingerir o último comprimido das cartelas anteriores, deve ter alguma pilula extra guardada, caso tenha, tome-a no horário em que o 9º comprimido deveria ser tomado;
      2. Caso não haja nenhuma pilula extra ou o horário já tenha passado, você deve utilizar-se de proteção adicional em suas relações durante sete dias, sendo que os comprimidos devem continuar sendo ingeridos normalmente;

      Abraços.

      Clarissa Lima.

  50. Amanda 20 de fevereiro de 2013 às 17:43

    Boa Tarde !

    Estou com uma duvida, estou tomando o Iumi e no dia 18 estava no 17° comprimido e esqueci de tomar, e parei pois não sabia se poderia dar continuidade por ter esquecido, hoje dia 20 faz dois dias que parei, o que faço continuo tomando ou compro outra cartela e deixo para o mês que vem?

    • Clarissa Lima 20 de fevereiro de 2013 às 21:15

      Olá Amanda, boa tarde!

      Sempre que houver esquecimentos ou atrasos, consulte a bula, ela lhe dara todas as informações que precisar nestes casos.
      O correto seria você continuar o tratamento ingerindo a pilula esquecida no momento em que lembrou-se, mesmo que fosse preciso ingerir dois comprimidos juntos.
      Como já passaram-se dois dias, sua menstruação deve aparecer dentro de alguns dias. Espere até o próximo ciclo (próxima vez em que sua menstruação vir, no mês seguinte) e inicie o tratamento novamente no primeiro dia de sua menstruação (como se estivesse tomando pela primeira vez).

      Abraços.

      Clarissa Lima.

      • juliana 29 de novembro de 2013 às 21:26

        Oi,,tive relação sexual com meu namorado e faltando três comprimidos ele gozou dentro de mim, posso tá gravida????

        • Site Anticoncepcionais 3 de dezembro de 2013 às 04:04

          Pela data, pouco provável.

          • Rozana 17 de maio de 2014 às 12:24

            Tenho micropolicisto, meu medico passou o iume para o tratamento, mais senti q depois q tomei eu perdi a lubrificação no ato sexual tem haver com o remédio ?

          • Site Anticoncepcionais 20 de maio de 2014 às 16:49

            Sim, é um dos efeitos colaterais possiveis e que mais causam críticas.

Deixe um comentário
ATENÇÃO: Prezadas leitoras, antes de fazer um comentário expondo suas dúvidas, solicito que leiam os comentários já existentes e verifiquem se sua dúvida pode ser esclarecida, pois estamos recebendo muitos comentários repetitivos sem necessidade. OS COMENTÁRIOS REPETIDOS SERÃO IGNORADOS.