Postado por Site Anticoncepcionais em 16 de dezembro 2013

Álcool corta o efeito do anticoncepcional?

Felizmente para as mulheres que gostam de sexo, do consumo responsável de bebida alcoólica e querem fazer uso de anticoncepcional para evitar gravidez que a pílula oferece, uma boa notícia: o álcool não diminui a eficácia das pílulas anticoncepcionais. As chances de engravidar enquanto estiver a tomar a pílula são 1 em 100 quando a pílula é usada corretamente, e essas taxas não são alteradas pelo uso de álcool. 

anticoncepcional e cerveja

Os contras de ingerir anticoncepcional e bebida alcoólica

Há um motivo que deve desmotivar às mulheres a ingerir bebida alcoólica e anticoncepcional: você pode ficar bêbada mais rápido. Os médicos alertam que isso vem gerado o aumento do número de casos de contração de uma doença sexualmente transmissível (DST) devido a uma deficiência de julgamento quando se está sob efeito da combinação de medicamento com hormônio e anticoncepcional.

Embora a eficácia de pílulas anticoncepcionais não seja afetada biologicamente pelo álcool, os hormônios no controle de natalidade muitas vezes reduzem a capacidade do fígado de metabolizar o etanol em álcool. Isto leva à uma concentração de álcool no sangue superior nas mulheres do que se elas tivessem bebido normalmente sem fazer uso da pílula contraceptiva, intensificando os efeitos da intoxicação. Ou seja: mulheres que bebem qualquer tipo de bebida alcoólica podem ficar bêbadas mais rápido. 

Uma mulher que normalmente beberia duas garrafas de cerveja pode não conseguir chegar à mesma quantidade quando está fazendo uso de anticoncepcional. E isso não difere de dosagem: o efeito de metabolização do etanol pelo fígado é bem menor quando se está tomando o medicamento, seja em pílula, em adesivo ou outra forma de ingestão do medicamento. Mas não importa o tempo de uso. Se for há 2 anos ou um mês, o efeito da cerveja ou outra bebida com etanol será a mesma.

   

anticoncepcional e alcool

Esquecer de tomar o medicamento é um dos problemas mais comum

Outro problema do álcool e a embriaguez é que aumenta os riscos de esquecer de tomar o anticoncepcional na hora correta. Enquanto se está bêbada, a mulher tem maior risco de esquecer de tomar uma pílula no horário correto, e dificilmente vai lembrar de tomar em até 12 horas de atraso, o máximo permitido para não perder o efeito do medicamento. Com isso, o ciclo é comprometido e pode haver gravidez.

Os anticoncepcionais de estrógeno e progesterona não são tão sensíveis ao tempo, por isso pode não haver comprometimento e eficácia se houver algumas horas de atrasos. Mas com as mulheres que perdem uma dose, deve-se tomar a pílula no dia seguinte, logo que se lembrar. Contudo, caso haja relações em datas próximas do dia fértil, um teste de gravidez se não houver sangramento não deve ser descartado.

O anticoncepcional e o vômito

O vômito da ressaca pode ser um problema para o uso de anticoncepcional. A embriaguez também pode levar uma mulher a vomitar. Se ela tomou sua pílula recentemente, poderá comprometer a sua eficácia. O correto é ingerir uma nova dose do medicamento se houver vômito em até 3 horas depois de tomar o medicamento. Para continuar a cartela, deve-se comprar outra e tomar os 21 ou 28 comprimidos certinhos, sem pular nenhum porque teve que tomar um extra.

O julgamento da mulher é afetado

Os médicos alertam que a embriaguez rápida pode inibir o julgamento de uma mulher, e ela pode esquecer ou optar por não usar o preservativo como usa normalmente para se proteger contra DSTs. O consumo de álcool mostrou em pesquisas que tem sido o grande responsável por diminuir o uso de tal proteção, o que é essencial para a proteção contra doenças sexualmente transmissíveis, incluindo o HIV. E como o anticoncepcional não preserva o corpo da mulher de uma contração de doenças contraídas pelo sexo, a camisinha deve continuar sempre.

 

2 Comentarios

  1. laura mendes 25 de junho de 2014 às 23:06

    vou ter a minha primeira e não quero core o risco de engravidar logo de primeira e não sei qual anticoncepcional devo tomar… não tenho como ir ao ginecologista sem minha mãe saber, afinal de contas ela não sabe o que quero fazer..

  2. Jessica M V S 29 de julho de 2014 às 14:05

    Tomei 2 garrafas de smirnoff ice e mais ou menos 30min depois tomei meu anticoncepcional. Tem algum problema? Tive relação desprotegida um dia antes e um dia após e agora estou com receio

Deixe um comentário
ATENÇÃO: Prezadas leitoras, antes de fazer um comentário expondo suas dúvidas, solicito que leiam os comentários já existentes e verifiquem se sua dúvida pode ser esclarecida, pois estamos recebendo muitos comentários repetitivos sem necessidade. OS COMENTÁRIOS REPETIDOS SERÃO IGNORADOS.