Atualmente existem diversas formas de prevenir a gravidez indesejada, mas uma das mais procuradas e escolhidas pelas mulheres ainda é a pílula anticoncepcional. Isso acontece porque a pílula anticoncepcional também oferece outros benefícios às mulheres em relação a saúde e também esteticamente como a redução na queda de cabelos, redução da oleosidade da pele, redução nos sintomas da TPM e ainda diminuir os riscos de doenças graves como miomas e cistos. Mas muitas mulheres ainda tem dúvidas em relação a eficácia das pílulas anticoncepcionais.

anticoncepcional

O mais recomendado no uso do anticoncepcional é que você procure um médico especialista para receitar a pílula  mais eficaz para o seu tipo de organismo. Tomando a pílula direitinho, como o receitado, não há motivos para se preocupar. A pílula anticoncepcional deve ser tomada diariamente no mesmo horário. É importante que seja no mesmo horário, se não atrapalha a eficácia do tratamento.

   

Quando um anticoncepcional começa a fazer efeito?

Normalmente as pílulas anticoncepcionais começam a fazer efeito a partir de uma semana de uso. Mas esse tempo varia de acordo com o organismo de cada mulher. Por esse motivo há médicos que recomendam que a mulher tenha relações sexuais utilizando preservativos pelo menos durante a primeira cartela do comprimido para não haver risco algum.

As pílulas anticoncepcionais não oferecem riscos algum tanto a saúde da mulher quanto ao risco de ficar grávida sem querer. Porém, para que a eficácia da pílula anticoncepcional esteja garantida é necessário utilizá-la corretamente, e caso haja qualquer dúvida ou problema ligue para o seu médico.

É importante saber que, quando a mulher tem mal-estar com vômitos ou diarreia dentro de pelo menos três horas após o uso da pílula anticoncepcional, ela corre o risco de ser “expelida”. Logo, é como se você não houvesse tomado. Caso isso aconteça, não dê bobeira, utilize preservativos até o fim desta cartela, pois uma pílula anticoncepcional a menos compromete o funcionamento do medicamento.